O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana estreia o espetáculo Noites de Caxias, no dia 25 de abril, às 18h00, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda.
Dirigido por Ricardo Simões e interpretado por Marta Bonito, esta produção provocadora mergulha na história sombria de duas mulheres que enfrentaram os desafios da ditadura portuguesa. Leninha, a enigmática e temida figura feminina da Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE), é o centro de uma narrativa que revela as profundezas do seu poder e crueldade, contrastando com a história de uma vítima cujo sofrimento às mãos da agente é marcado pela sua obscuridade e desconhecimento público.
Esta criação teatral, que integra as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, estará em cena até dia 28 de abril, com apresentações sexta-feira às 21h00, sábado às 19h00 e domingo às 16h00.
Além disso, o Serviço Educativo da companhia vianense promove atividades de acessibilidade e mediação para garantir uma experiência inclusiva a todos os espetadores. Reconhecimento de Palco e Legendas em Inglês estarão disponíveis em todas as sessões, enquanto uma Conversa Pós Espetáculo está marcada para o dia 26 de abril. No dia 27 de abril, haverá Tradução Simultânea em Língua Gestual Portuguesa.
O preço dos bilhetes varia entre os 4€ e os 10€ e podem ser adquiridos na BOL – Bilheteira Online ou na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez avançou com a “Requalificação da Casa do Guarda, anexos e pavilhão multiusos no Monte Nossa Senhora do Castelo”. A assinatura do auto de consignação feita com a empresa Amorim & Coroas, Lda., que irá executar esta obra, pelo valor de 300 mil euros.
A empresa irlandesa Gazelle Wind Power pretende criar, nos próximos anos, cerca de 30 postos de trabalho em Viana do Castelo. A Vereadora do Ambiente, Fabíola Oliveira, marcou esta quarta-feira presença na apresentação dos escritórios da Gazelle Wind Power, no edifício da APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo. A empresa irlandesa está na vanguarda da tecnologia de energia eólica offshore flutuante e está a promover um investimento de 40 milhões de euros, em Portugal.
No âmbito das comemorações do seu 15.º aniversário, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) lança a ação “De Volta à Escola”, que beneficiará cerca de 6 mil alunos da região. Esta ação inovadora consiste na oferta de um lápis infinito aos estudantes do 4.º, 6.º e 9.º anos dos agrupamentos de escolas do Alto Minho, promovendo práticas sustentáveis e uma maior consciência ambiental entre as crianças e jovens.
Já foi publicado e está em vigor o novo ACEP - Acordo Coletivo de Empregador Público, resultante de uma ampla negociação entre o Município de Caminha e quatro estruturas sindicais. Abrange todos os trabalhadores municipais em regime de contrato de trabalho em funções públicas, sejam ou não sindicalizados. Traduz-se em mais e melhores direitos para os trabalhadores, sendo mesmo considerado por alguns sindicatos como um dos melhores do país e um potencial exemplo para outros acordos que venham a ser negociados.
A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) está a promover a campanha de consciencialização intitulada "Há saltos que podem mudar a tua vida!". Esta iniciativa tem como objetivo alertar os portugueses, principalmente os mais jovens, para as consequências de mergulhos mal calculados tanto nas piscinas como nas praias.
Este sábado, dia 14 de setembro, A REFOOD Cerveira promove o primeiro Sunset contra o desperdício alimentar sob o mote “ajuda sobre rodas” que visa angariação de fundos para a aquisição de uma carrinha para recolha de alimentos. Os DJs Markend, Francisco Peixoto, Pedro Pagodes e Diego Morales estão confirmados para animar o final de tarde de sábado.
A um dia do arranque do ano letivo, as escolas ainda procuram professores para mais de dois mil horários que continuam vazios, a maioria anuais, deixando cerca de 117 mil alunos sem aulas a, pelo menos, uma disciplina.