Logo
Regional

“A Minha Terra é Viana” esta noite no Centro Cultural

29 Outubro, 2022 | 14:15
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Esta noite, às 22h00, aquando da apresentação da 6ª edição do “A Minha Terra é Viana” terão passado 1580 dias desde a última exibição deste espetáculo, coordenado pela AGFAM (Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho), no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Pela enorme espera, tanto dos componentes dos 20 grupos associados que aceitaram, até ao momento, o desafio de voltar a integrar este evento, como do público que tanto apreciou as anteriores exibições, esta 6ª edição será ainda mais especial.

Como o cartaz parece desvendar, o tema principal será o Mar, elemento maior na paisagem do município de Viana do Castelo, que moldou a sua identidade, o seu destino e as suas mais enraizadas tradições, ao longo dos séculos.

Para além dos habituais números de música, de dança e de canto que juntam duas dezenas de grupos associados da AGFAM, entre os quais se destacam alguns dos músicos mais apreciados pelos vianenses, e que vão somando sucessos e notoriedade, este espetáculo criará algumas ligações (im)prováveis, que muito o enriquecem, nomeadamente: a homenagem a Rúben A. (1920-1975), a José Saramago (1922-2010) e a Francisco Sampaio (1937-2021).

Rúben A. e José Saramago são lembrados pela celebração dos 100 anos do seu nascimento (o primeiro de forma tardia devido à pandemia). Francisco Sampaio é lembrado por ser um incansável promotor de Viana do Castelo e das Festas da Sra. da Agonia que, com a colaboração dos grupos vianenses, de 1984 a 2014, realizou, entre outras iniciativas, um dos pontos mais altos da Romaria, a Festa do Traje.

Para além de tudo isto, destaca-se a participação de Daniel Pereira Cristo, do PHOLE, dos Contraponto, do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, do Grupo de Bombos da Associação Cultural e Recreativa de Deocriste, e de uma pequena orquestra composta por músicos vianenses que, em colaboração com os grupos da AGFAM, trarão ao evento uma nova interpretação das tradições locais.

Recorda-se que a interrupção da realização desde espetáculo, assim como do “Encontro de Culturas”, também da responsabilidade da AGFAM, cuja terceira edição decorreu a 12 de outubro 2019, se deveu às dificuldades criadas pelas restrições pandémicas que impossibilitaram organizar exibições com um grande número de intervenientes.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do INATEL. O cartaz é um trabalho das designers Helena Morais Soares e Sara Costa.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 15 Abril, 2024

Venda de livros cresceu de janeiro a março com preços a subir face a mesmo período de 2023

Perto de três milhões de livros foram vendidos em Portugal nos primeiros três meses deste ano, o que traduz um aumento de 5,8% face ao mesmo período de 2023, apesar do aumento médio de preços de 1,8%.

Regional 15 Abril, 2024

Ponte da Barca: Maior Bolo de Mel de Portugal atingiu um novo recorde

O Maior Bolo de Mel de Portugal regressou, este domingo, a Ponte da Barca com 216 metros, tendo alcançado um novo recorde. 

Desporto 15 Abril, 2024

Francisco Campos vence Clássica de Viana e Fábio Costa a Taça de Portugal

O português Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) venceu, este domingo, ao sprint a Clássica de Viana em bicicleta, que coroou o compatriota Fábio Costa (ABTF-Feirense) como vencedor da Taça de Portugal.

Regional 15 Abril, 2024

Município de Valença promove ação de fogo controlado em Cerdal

A Câmara Municipal de Valença promoveu uma ação de fogo controlado, nos terrenos baldios de Gondim, em Cerdal, na passada quinta-feira, 11 de abril.

Desporto 14 Abril, 2024

Atlético dos Arcos é o novo Campeão da Associação de Futebol de Viana do Castelo

O Atlético dos Arcos sagrou-se, este domingo, campeão distrital da 1 Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. A equipa orientada por Fernando Rego derrotou (3-1) a AD Ponte da Barca e garantiu também o regresso ao Campeonato de Portugal, a duas jornadas do final da prova.

Desporto 14 Abril, 2024

Vianense perde em casa com o Fafe mas continua vivo na Liga 3

A AD Fafe venceu (0-2), no estádio Dr. José de Matos, o SC Vianense, numa das partidas da jornada 8 da fase manutenção da Liga 3, com dois golos de Ivo Braz ainda na primeira parte.

Regional 14 Abril, 2024

Município de Vila Nova de Cerveira aprova apoio de 274 mil euros a associações

A Câmara de Vila Nova de Cerveira aprovou por unanimidade apoios financeiros a 44 associações e coletividades, num investimento a rondar os 274 mil euros, correspondendo a um aumento de 2% face a 2023, revelou, esta sexta-feira, a autarquia.