Esta noite, às 22h00, aquando da apresentação da 6ª edição do “A Minha Terra é Viana” terão passado 1580 dias desde a última exibição deste espetáculo, coordenado pela AGFAM (Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho), no Centro Cultural de Viana do Castelo.
Pela enorme espera, tanto dos componentes dos 20 grupos associados que aceitaram, até ao momento, o desafio de voltar a integrar este evento, como do público que tanto apreciou as anteriores exibições, esta 6ª edição será ainda mais especial.
Como o cartaz parece desvendar, o tema principal será o Mar, elemento maior na paisagem do município de Viana do Castelo, que moldou a sua identidade, o seu destino e as suas mais enraizadas tradições, ao longo dos séculos.
Para além dos habituais números de música, de dança e de canto que juntam duas dezenas de grupos associados da AGFAM, entre os quais se destacam alguns dos músicos mais apreciados pelos vianenses, e que vão somando sucessos e notoriedade, este espetáculo criará algumas ligações (im)prováveis, que muito o enriquecem, nomeadamente: a homenagem a Rúben A. (1920-1975), a José Saramago (1922-2010) e a Francisco Sampaio (1937-2021).
Rúben A. e José Saramago são lembrados pela celebração dos 100 anos do seu nascimento (o primeiro de forma tardia devido à pandemia). Francisco Sampaio é lembrado por ser um incansável promotor de Viana do Castelo e das Festas da Sra. da Agonia que, com a colaboração dos grupos vianenses, de 1984 a 2014, realizou, entre outras iniciativas, um dos pontos mais altos da Romaria, a Festa do Traje.
Para além de tudo isto, destaca-se a participação de Daniel Pereira Cristo, do PHOLE, dos Contraponto, do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, do Grupo de Bombos da Associação Cultural e Recreativa de Deocriste, e de uma pequena orquestra composta por músicos vianenses que, em colaboração com os grupos da AGFAM, trarão ao evento uma nova interpretação das tradições locais.
Recorda-se que a interrupção da realização desde espetáculo, assim como do “Encontro de Culturas”, também da responsabilidade da AGFAM, cuja terceira edição decorreu a 12 de outubro 2019, se deveu às dificuldades criadas pelas restrições pandémicas que impossibilitaram organizar exibições com um grande número de intervenientes.
O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do INATEL. O cartaz é um trabalho das designers Helena Morais Soares e Sara Costa.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.