Esta noite, às 22h00, aquando da apresentação da 6ª edição do “A Minha Terra é Viana” terão passado 1580 dias desde a última exibição deste espetáculo, coordenado pela AGFAM (Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho), no Centro Cultural de Viana do Castelo.
Pela enorme espera, tanto dos componentes dos 20 grupos associados que aceitaram, até ao momento, o desafio de voltar a integrar este evento, como do público que tanto apreciou as anteriores exibições, esta 6ª edição será ainda mais especial.
Como o cartaz parece desvendar, o tema principal será o Mar, elemento maior na paisagem do município de Viana do Castelo, que moldou a sua identidade, o seu destino e as suas mais enraizadas tradições, ao longo dos séculos.
Para além dos habituais números de música, de dança e de canto que juntam duas dezenas de grupos associados da AGFAM, entre os quais se destacam alguns dos músicos mais apreciados pelos vianenses, e que vão somando sucessos e notoriedade, este espetáculo criará algumas ligações (im)prováveis, que muito o enriquecem, nomeadamente: a homenagem a Rúben A. (1920-1975), a José Saramago (1922-2010) e a Francisco Sampaio (1937-2021).
Rúben A. e José Saramago são lembrados pela celebração dos 100 anos do seu nascimento (o primeiro de forma tardia devido à pandemia). Francisco Sampaio é lembrado por ser um incansável promotor de Viana do Castelo e das Festas da Sra. da Agonia que, com a colaboração dos grupos vianenses, de 1984 a 2014, realizou, entre outras iniciativas, um dos pontos mais altos da Romaria, a Festa do Traje.
Para além de tudo isto, destaca-se a participação de Daniel Pereira Cristo, do PHOLE, dos Contraponto, do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, do Grupo de Bombos da Associação Cultural e Recreativa de Deocriste, e de uma pequena orquestra composta por músicos vianenses que, em colaboração com os grupos da AGFAM, trarão ao evento uma nova interpretação das tradições locais.
Recorda-se que a interrupção da realização desde espetáculo, assim como do “Encontro de Culturas”, também da responsabilidade da AGFAM, cuja terceira edição decorreu a 12 de outubro 2019, se deveu às dificuldades criadas pelas restrições pandémicas que impossibilitaram organizar exibições com um grande número de intervenientes.
O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do INATEL. O cartaz é um trabalho das designers Helena Morais Soares e Sara Costa.

O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.