Esta noite, às 22h00, aquando da apresentação da 6ª edição do “A Minha Terra é Viana” terão passado 1580 dias desde a última exibição deste espetáculo, coordenado pela AGFAM (Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho), no Centro Cultural de Viana do Castelo.
Pela enorme espera, tanto dos componentes dos 20 grupos associados que aceitaram, até ao momento, o desafio de voltar a integrar este evento, como do público que tanto apreciou as anteriores exibições, esta 6ª edição será ainda mais especial.
Como o cartaz parece desvendar, o tema principal será o Mar, elemento maior na paisagem do município de Viana do Castelo, que moldou a sua identidade, o seu destino e as suas mais enraizadas tradições, ao longo dos séculos.
Para além dos habituais números de música, de dança e de canto que juntam duas dezenas de grupos associados da AGFAM, entre os quais se destacam alguns dos músicos mais apreciados pelos vianenses, e que vão somando sucessos e notoriedade, este espetáculo criará algumas ligações (im)prováveis, que muito o enriquecem, nomeadamente: a homenagem a Rúben A. (1920-1975), a José Saramago (1922-2010) e a Francisco Sampaio (1937-2021).
Rúben A. e José Saramago são lembrados pela celebração dos 100 anos do seu nascimento (o primeiro de forma tardia devido à pandemia). Francisco Sampaio é lembrado por ser um incansável promotor de Viana do Castelo e das Festas da Sra. da Agonia que, com a colaboração dos grupos vianenses, de 1984 a 2014, realizou, entre outras iniciativas, um dos pontos mais altos da Romaria, a Festa do Traje.
Para além de tudo isto, destaca-se a participação de Daniel Pereira Cristo, do PHOLE, dos Contraponto, do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, do Grupo de Bombos da Associação Cultural e Recreativa de Deocriste, e de uma pequena orquestra composta por músicos vianenses que, em colaboração com os grupos da AGFAM, trarão ao evento uma nova interpretação das tradições locais.
Recorda-se que a interrupção da realização desde espetáculo, assim como do “Encontro de Culturas”, também da responsabilidade da AGFAM, cuja terceira edição decorreu a 12 de outubro 2019, se deveu às dificuldades criadas pelas restrições pandémicas que impossibilitaram organizar exibições com um grande número de intervenientes.
O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do INATEL. O cartaz é um trabalho das designers Helena Morais Soares e Sara Costa.

O Governo anunciou hoje que a situação de calamidade em Portugal continental vai ser prolongada por mais sete dias, estendendo-se de domingo até 15 de fevereiro, devido à continuação do mau tempo. A informação foi transmitida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na residência oficial em São Bento, Lisboa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a manutenção de caudais elevados nos rios nos próximos dias, na sequência da precipitação intensa registada recentemente e da previsão de continuação de chuva.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira emitir parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública à Associação Casino Afifense, instituição com mais de 140 anos de história, fundada em 15 de fevereiro de 1885.
O Município de Vila Nova de Cerveira cortou a circulação na Avenida dos Pescadores, entre a entrada da Piscina Municipal e o Cais do Rio Minho, devido ao risco de cheias.
O Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira recebe, no próximo dia 19 de abril, às 15h00, o espetáculo “As Guerreiras do K-POP Em Concerto (Tributo)”, um dos fenómenos musicais e visuais mais populares da atualidade. Os bilhetes já estão à venda em www.bol.pt.
Menos de 24 horas depois de se sagrar campeão europeu de Omnium, o ciclista vianense Iúri Leitão voltou a brilhar nos Campeonatos da Europa de Pista, em Konya, na Turquia.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou esta semana o lançamento de um concurso público para a requalificação da escola EB1/JI de Caminha, num investimento superior a um milhão de euros.