Logo
Regional

“A Minha Terra é Viana” esta noite no Centro Cultural

29 Outubro, 2022 | 14:15
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Esta noite, às 22h00, aquando da apresentação da 6ª edição do “A Minha Terra é Viana” terão passado 1580 dias desde a última exibição deste espetáculo, coordenado pela AGFAM (Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho), no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Pela enorme espera, tanto dos componentes dos 20 grupos associados que aceitaram, até ao momento, o desafio de voltar a integrar este evento, como do público que tanto apreciou as anteriores exibições, esta 6ª edição será ainda mais especial.

Como o cartaz parece desvendar, o tema principal será o Mar, elemento maior na paisagem do município de Viana do Castelo, que moldou a sua identidade, o seu destino e as suas mais enraizadas tradições, ao longo dos séculos.

Para além dos habituais números de música, de dança e de canto que juntam duas dezenas de grupos associados da AGFAM, entre os quais se destacam alguns dos músicos mais apreciados pelos vianenses, e que vão somando sucessos e notoriedade, este espetáculo criará algumas ligações (im)prováveis, que muito o enriquecem, nomeadamente: a homenagem a Rúben A. (1920-1975), a José Saramago (1922-2010) e a Francisco Sampaio (1937-2021).

Rúben A. e José Saramago são lembrados pela celebração dos 100 anos do seu nascimento (o primeiro de forma tardia devido à pandemia). Francisco Sampaio é lembrado por ser um incansável promotor de Viana do Castelo e das Festas da Sra. da Agonia que, com a colaboração dos grupos vianenses, de 1984 a 2014, realizou, entre outras iniciativas, um dos pontos mais altos da Romaria, a Festa do Traje.

Para além de tudo isto, destaca-se a participação de Daniel Pereira Cristo, do PHOLE, dos Contraponto, do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, do Grupo de Bombos da Associação Cultural e Recreativa de Deocriste, e de uma pequena orquestra composta por músicos vianenses que, em colaboração com os grupos da AGFAM, trarão ao evento uma nova interpretação das tradições locais.

Recorda-se que a interrupção da realização desde espetáculo, assim como do “Encontro de Culturas”, também da responsabilidade da AGFAM, cuja terceira edição decorreu a 12 de outubro 2019, se deveu às dificuldades criadas pelas restrições pandémicas que impossibilitaram organizar exibições com um grande número de intervenientes.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do INATEL. O cartaz é um trabalho das designers Helena Morais Soares e Sara Costa.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo oferece cabazes de Natal a estudantes internacionais

Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.