O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana estreia A Maior Flor do Mundo, de José Saramago, com encenação de Isabel Barros, este sábado, dia 15 outubro, às 17h00, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
A 151ª criação da companhia vianense marca o regresso da mesma às escolas após a interrupção da pandemia, contando com 55 apresentações em estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico do Concelho de Viana do Castelo, para um universo de 2.500 crianças e 180 educadores/as de infância e professoras/as, no âmbito do projeto Teatro Escolar do Serviço Educativo do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana.
Em A Maior Flor do Mundo, José Saramago transforma-se em personagem e conta como sempre quis escrever um livro infantil acerca de um menino que faz nascer algo muito maior que o seu tamanho de criança.
Com cocriação e interpretação de Alexandre Calçada e Elisabete Pinto, cenografia de José Luís Guimarães, desenho de luz de Bruno Ferreira e apoio aos figurinos de Adriel Filipe, A Maior Flor do Mundo terá também duas sessões no Teatro Municipal Sá de Miranda, a 15 e 22 de outubro, sábados, às 17h00.
A sessão de 22 de outubro contará com Reconhecimento de Palco – Ver com as Mãos, Tradução Simultânea para Língua Gestual Portuguesa – GESTU e uma Conversa Pós-Espetáculo – DIGESTIVO.
O preço dos bilhetes para as sessões para público geral varia entre os 4€ e os 10€ e podem ser adquiridos na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda e na BOL – Bilheteira Online.
As operações de busca pelos três pescadores indonésios desaparecidos desde domingo, na sequência do naufrágio de uma embarcação de pesca junto à ilha da Ínsua, em Caminha, foram retomadas esta manhã, pelas 08h00, mas estão a ser fortemente condicionadas pelo estado do mar.
Um homem de 78 anos morreu, na manhã desta terça-feira, na sequência de um incêndio ocorrido no quarto da habitação onde residia, na estrada da Papanata, em Viana do Castelo. O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária (PJ).
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.