O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana estreia A Maior Flor do Mundo, de José Saramago, com encenação de Isabel Barros, este sábado, dia 15 outubro, às 17h00, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
A 151ª criação da companhia vianense marca o regresso da mesma às escolas após a interrupção da pandemia, contando com 55 apresentações em estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico do Concelho de Viana do Castelo, para um universo de 2.500 crianças e 180 educadores/as de infância e professoras/as, no âmbito do projeto Teatro Escolar do Serviço Educativo do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana.
Em A Maior Flor do Mundo, José Saramago transforma-se em personagem e conta como sempre quis escrever um livro infantil acerca de um menino que faz nascer algo muito maior que o seu tamanho de criança.
Com cocriação e interpretação de Alexandre Calçada e Elisabete Pinto, cenografia de José Luís Guimarães, desenho de luz de Bruno Ferreira e apoio aos figurinos de Adriel Filipe, A Maior Flor do Mundo terá também duas sessões no Teatro Municipal Sá de Miranda, a 15 e 22 de outubro, sábados, às 17h00.
A sessão de 22 de outubro contará com Reconhecimento de Palco – Ver com as Mãos, Tradução Simultânea para Língua Gestual Portuguesa – GESTU e uma Conversa Pós-Espetáculo – DIGESTIVO.
O preço dos bilhetes para as sessões para público geral varia entre os 4€ e os 10€ e podem ser adquiridos na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda e na BOL – Bilheteira Online.
Portugal volta a marcar presença no prestigiado Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau, um dos mais conceituados festivais do mundo na área da pirotecnia. Este ano, o destaque vai para duas empresas do distrito de Viana do Castelo associadas: Pirotecnia Minhota e Pirotecnia de Barbeita, ambas reconhecidas pelo seu profissionalismo e inovação artística.
A emoção da Taça de Portugal está de regresso e o distrito de Viana do Castelo será bem representado na 1ª eliminatória da edição 2025/2026. Quatro equipas da região — ADC Correlhã, Desportivo de Monção, SC Valenciano e SC Vianense — entram em campo este domingo, 31 de agosto, com ambição de seguir em frente na prova rainha do futebol nacional.
Integrado na programação do evento “Músicas à Senhora”, que marca a Romaria de Nossa Senhora da Peneda, o concerto de Áurea promete ser um dos momentos altos das celebrações em Arcos de Valdevez. A artista sobe ao palco no dia 5 de setembro, num cenário único: o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, recentemente classificado como Monumento Nacional.
O Darque Kayak Clube anunciou o fim do seu projeto de paracanoagem, uma iniciativa pioneira que, durante oito anos, integrou atletas com deficiência motora e intelectual na alta competição. A decisão, comunicada esta semana, foi motivada pela falta de recursos técnicos, humanos e financeiros que inviabilizam a continuidade do acompanhamento exigido por esta vertente do desporto adaptado.
A freguesia de Vila Praia de Âncora prepara-se para receber, entre os dias 10 e 14 de setembro, as tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança, uma das celebrações religiosas e culturais mais emblemáticas do concelho de Caminha e da região do Alto Minho.
O Município de Viana do Castelo marca presença na edição deste ano da FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa –, que decorre até domingo no Algarve. A participação insere-se na iniciativa “Região Europeia de Gastronomia e Vinho”, com o objetivo de promover os produtos regionais e as potencialidades turísticas do concelho.
O Largo de Santa Catarina, na Ribeira de Viana do Castelo, volta a receber a Mostra Gastronómica este fim de semana, num evento que alia gastronomia, cultura popular e música ao vivo. Integrada na programação de Viana do Castelo – Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025, a iniciativa decorre entre as 18h00 e as 24h00, com entrada livre.