O ato simbólico de 'Ligar das Luzes' (30 de novembro) marca o arranque da diversificada e surpreendente programação de Natal de Vila Nova de Cerveira. A 'Chegada do Pai Natal' e o Mercado de Natal em dois fins-de-semana são outros momentos esperados por milhares de pessoas que visitam a 'Vila das Artes' para sentir e viver o espírito desta quadra festiva.
Como que por magia, a escuridão do anoitecer do sábado, dia 30 de novembro, vai dar lugar a um ambiente iluminado e colorido. O ‘Ligar das Luzes’ 2024 vai espalhar um pouco de misticismo relatados nos contos de Natal! Uma alegria contagiante que vai despertar o interesse em visitar cada rua e absorver toda a magia existente. E para completar o espírito natalício, o primeiro dia da programação de Natal de Cerveira conta ainda com um concerto temático protagonizado pela Academia de Música Fernandes Fão, revivendo as canções mais emblemáticas da época festiva.
E cresce a curiosidade de como será a tão aguardada ‘Chegada do Pai Natal’! O ‘Senhor das Barbas Brancas’ já chegou ao centro histórico de Cerveira de charrete (2021), de comboio (2022), a voar no seu trenó (2023). E em 2024? Uma pergunta com resposta dia 6 de dezembro, pelas 19h00. Mas uma vez mais, olhares atentos porque será um momento único e encantador para o imaginário dos mais pequenos e mesmo de todos aqueles que mantêm vivo o espírito de criança.
Seguem-se dois fins-de-semana de Mercado de Natal (5 a 8 de dezembro e de 13 a 15 de dezembro), com uma programação alicerçada num conceito de magia sentido pelo espírito e vivido pelas atividades e animação propostas e brevemente anunciadas. E porque os sucessos são para repetir, a presença do ‘Senhor das Barbas Brancas’ terá a companhia desafiante e excêntrica de uma personagem verde, ao longo dos 7 dias de mercado.
No fim-de-semana que antecede o Natal, o ambiente familiar volta a estar em destaque, com serões natalícios divertidos (21h30) no Palco das Artes. Está programada a exibição do filme da Walt Disney Company ‘Vaiana 2’ (20 dezembro), a atuação do Concerto da AMFF (21 dezembro) e o Concerto ‘Christmas in The Village’ (22 dezembro) com vários artistas, entre os quais solistas como Rafael Magalhães (finalista do The Voice 2023), Sofia Machado, Maria Gil (Vencedora do The Voice Kids 2022), Carolina Ceia, Matilde Batista e Maria Teresa Moniz.
Ícones da vivência natalícia de Vila Nova de Cerveira, o Comboio de Natal, a Pista de Gelo, a Casa do Pai Natal, a Casa do Grinch, os Passeios de Charrete e os de Barca no Rio Minho continuarão a fazer as delícias das famílias que realmente queiram desfrutar d’ ‘A Magia do Natal’.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.