O ato simbólico de 'Ligar das Luzes' (30 de novembro) marca o arranque da diversificada e surpreendente programação de Natal de Vila Nova de Cerveira. A 'Chegada do Pai Natal' e o Mercado de Natal em dois fins-de-semana são outros momentos esperados por milhares de pessoas que visitam a 'Vila das Artes' para sentir e viver o espírito desta quadra festiva.
Como que por magia, a escuridão do anoitecer do sábado, dia 30 de novembro, vai dar lugar a um ambiente iluminado e colorido. O ‘Ligar das Luzes’ 2024 vai espalhar um pouco de misticismo relatados nos contos de Natal! Uma alegria contagiante que vai despertar o interesse em visitar cada rua e absorver toda a magia existente. E para completar o espírito natalício, o primeiro dia da programação de Natal de Cerveira conta ainda com um concerto temático protagonizado pela Academia de Música Fernandes Fão, revivendo as canções mais emblemáticas da época festiva.
E cresce a curiosidade de como será a tão aguardada ‘Chegada do Pai Natal’! O ‘Senhor das Barbas Brancas’ já chegou ao centro histórico de Cerveira de charrete (2021), de comboio (2022), a voar no seu trenó (2023). E em 2024? Uma pergunta com resposta dia 6 de dezembro, pelas 19h00. Mas uma vez mais, olhares atentos porque será um momento único e encantador para o imaginário dos mais pequenos e mesmo de todos aqueles que mantêm vivo o espírito de criança.
Seguem-se dois fins-de-semana de Mercado de Natal (5 a 8 de dezembro e de 13 a 15 de dezembro), com uma programação alicerçada num conceito de magia sentido pelo espírito e vivido pelas atividades e animação propostas e brevemente anunciadas. E porque os sucessos são para repetir, a presença do ‘Senhor das Barbas Brancas’ terá a companhia desafiante e excêntrica de uma personagem verde, ao longo dos 7 dias de mercado.
No fim-de-semana que antecede o Natal, o ambiente familiar volta a estar em destaque, com serões natalícios divertidos (21h30) no Palco das Artes. Está programada a exibição do filme da Walt Disney Company ‘Vaiana 2’ (20 dezembro), a atuação do Concerto da AMFF (21 dezembro) e o Concerto ‘Christmas in The Village’ (22 dezembro) com vários artistas, entre os quais solistas como Rafael Magalhães (finalista do The Voice 2023), Sofia Machado, Maria Gil (Vencedora do The Voice Kids 2022), Carolina Ceia, Matilde Batista e Maria Teresa Moniz.
Ícones da vivência natalícia de Vila Nova de Cerveira, o Comboio de Natal, a Pista de Gelo, a Casa do Pai Natal, a Casa do Grinch, os Passeios de Charrete e os de Barca no Rio Minho continuarão a fazer as delícias das famílias que realmente queiram desfrutar d’ ‘A Magia do Natal’.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.
A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.
Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.
A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) apelou à participação dos cidadãos na segunda volta das presidenciais, marcada para este domingo, mesmo com as previsões de chuva e vento fortes. Num comunicado, a CNE sublinha que tem cooperado com todas as entidades para criar “as melhores condições” para o exercício do voto, mesmo em circunstâncias adversas.
O domingo começou mais calmo em Portugal, com uma redução do vento após dias de tempestade, mas a chuva continua a marcar presença e deverá intensificar-se ao final do dia, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).