O ato simbólico de 'Ligar das Luzes' (30 de novembro) marca o arranque da diversificada e surpreendente programação de Natal de Vila Nova de Cerveira. A 'Chegada do Pai Natal' e o Mercado de Natal em dois fins-de-semana são outros momentos esperados por milhares de pessoas que visitam a 'Vila das Artes' para sentir e viver o espírito desta quadra festiva.
Como que por magia, a escuridão do anoitecer do sábado, dia 30 de novembro, vai dar lugar a um ambiente iluminado e colorido. O ‘Ligar das Luzes’ 2024 vai espalhar um pouco de misticismo relatados nos contos de Natal! Uma alegria contagiante que vai despertar o interesse em visitar cada rua e absorver toda a magia existente. E para completar o espírito natalício, o primeiro dia da programação de Natal de Cerveira conta ainda com um concerto temático protagonizado pela Academia de Música Fernandes Fão, revivendo as canções mais emblemáticas da época festiva.
E cresce a curiosidade de como será a tão aguardada ‘Chegada do Pai Natal’! O ‘Senhor das Barbas Brancas’ já chegou ao centro histórico de Cerveira de charrete (2021), de comboio (2022), a voar no seu trenó (2023). E em 2024? Uma pergunta com resposta dia 6 de dezembro, pelas 19h00. Mas uma vez mais, olhares atentos porque será um momento único e encantador para o imaginário dos mais pequenos e mesmo de todos aqueles que mantêm vivo o espírito de criança.
Seguem-se dois fins-de-semana de Mercado de Natal (5 a 8 de dezembro e de 13 a 15 de dezembro), com uma programação alicerçada num conceito de magia sentido pelo espírito e vivido pelas atividades e animação propostas e brevemente anunciadas. E porque os sucessos são para repetir, a presença do ‘Senhor das Barbas Brancas’ terá a companhia desafiante e excêntrica de uma personagem verde, ao longo dos 7 dias de mercado.
No fim-de-semana que antecede o Natal, o ambiente familiar volta a estar em destaque, com serões natalícios divertidos (21h30) no Palco das Artes. Está programada a exibição do filme da Walt Disney Company ‘Vaiana 2’ (20 dezembro), a atuação do Concerto da AMFF (21 dezembro) e o Concerto ‘Christmas in The Village’ (22 dezembro) com vários artistas, entre os quais solistas como Rafael Magalhães (finalista do The Voice 2023), Sofia Machado, Maria Gil (Vencedora do The Voice Kids 2022), Carolina Ceia, Matilde Batista e Maria Teresa Moniz.
Ícones da vivência natalícia de Vila Nova de Cerveira, o Comboio de Natal, a Pista de Gelo, a Casa do Pai Natal, a Casa do Grinch, os Passeios de Charrete e os de Barca no Rio Minho continuarão a fazer as delícias das famílias que realmente queiram desfrutar d’ ‘A Magia do Natal’.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.