O ato simbólico de 'Ligar das Luzes' (30 de novembro) marca o arranque da diversificada e surpreendente programação de Natal de Vila Nova de Cerveira. A 'Chegada do Pai Natal' e o Mercado de Natal em dois fins-de-semana são outros momentos esperados por milhares de pessoas que visitam a 'Vila das Artes' para sentir e viver o espírito desta quadra festiva.
Como que por magia, a escuridão do anoitecer do sábado, dia 30 de novembro, vai dar lugar a um ambiente iluminado e colorido. O ‘Ligar das Luzes’ 2024 vai espalhar um pouco de misticismo relatados nos contos de Natal! Uma alegria contagiante que vai despertar o interesse em visitar cada rua e absorver toda a magia existente. E para completar o espírito natalício, o primeiro dia da programação de Natal de Cerveira conta ainda com um concerto temático protagonizado pela Academia de Música Fernandes Fão, revivendo as canções mais emblemáticas da época festiva.
E cresce a curiosidade de como será a tão aguardada ‘Chegada do Pai Natal’! O ‘Senhor das Barbas Brancas’ já chegou ao centro histórico de Cerveira de charrete (2021), de comboio (2022), a voar no seu trenó (2023). E em 2024? Uma pergunta com resposta dia 6 de dezembro, pelas 19h00. Mas uma vez mais, olhares atentos porque será um momento único e encantador para o imaginário dos mais pequenos e mesmo de todos aqueles que mantêm vivo o espírito de criança.
Seguem-se dois fins-de-semana de Mercado de Natal (5 a 8 de dezembro e de 13 a 15 de dezembro), com uma programação alicerçada num conceito de magia sentido pelo espírito e vivido pelas atividades e animação propostas e brevemente anunciadas. E porque os sucessos são para repetir, a presença do ‘Senhor das Barbas Brancas’ terá a companhia desafiante e excêntrica de uma personagem verde, ao longo dos 7 dias de mercado.
No fim-de-semana que antecede o Natal, o ambiente familiar volta a estar em destaque, com serões natalícios divertidos (21h30) no Palco das Artes. Está programada a exibição do filme da Walt Disney Company ‘Vaiana 2’ (20 dezembro), a atuação do Concerto da AMFF (21 dezembro) e o Concerto ‘Christmas in The Village’ (22 dezembro) com vários artistas, entre os quais solistas como Rafael Magalhães (finalista do The Voice 2023), Sofia Machado, Maria Gil (Vencedora do The Voice Kids 2022), Carolina Ceia, Matilde Batista e Maria Teresa Moniz.
Ícones da vivência natalícia de Vila Nova de Cerveira, o Comboio de Natal, a Pista de Gelo, a Casa do Pai Natal, a Casa do Grinch, os Passeios de Charrete e os de Barca no Rio Minho continuarão a fazer as delícias das famílias que realmente queiram desfrutar d’ ‘A Magia do Natal’.
Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.
Igrejas e santuários em várias regiões de Portugal estão a sofrer danos significativos após a depressão Kristin, e o Atelier Samthiago, de Viana do Castelo, juntou-se às iniciativas de apoio à recuperação do património religioso.
Vinte e três pessoas retiradas preventivamente das suas casas na terça-feira, em Ponte da Barca, devido a deslizamentos de terras, continuam sem previsão de regresso às habitações.