Logo
Nacional

A ligação “Lisboa-Porto-Vigo-Corunha é prioritária por ser a mais estruturante”

9 Fevereiro, 2024 | 14:30
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O presidente da Infraestruturas de Portugal, Miguel Cruz, declarou, durante um discurso esta quinta-feira, que a prioridade do governo português é a ligação com a Galiza, sem rejeitar uma posterior ligação com Madrid.

“Se me pergunta uma ligação Lisboa a Vigo ou Lisboa a Madrid, tenho vontade de dizer Lisboa – Madrid também”, respondeu Miguel Cruz, numa intervenção durante a 6ª edição da Fábrica 2030, uma conferência organizada pelo ECO no Porto. Apesar de reconhecer que “a ligação a Madrid também tem uma determinada importância”, no entanto esta linha “ser prioritária em relação à escolha Lisboa – Porto e Porto – Vigo, a resposta é não”.

Miguel Cruz adianta que “se quisermos planear já a ligação alta velocidade Lisboa a Madrid, a resposta é vamos a isso”. Contudo, o país já tem pela frente um “investimento pesado do ponto de vista financeiro, de capacidade da empreitada. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo. Precisamos ter este processo a correr bem e dentro dos prazos.”

Esta posição coincide com a manifestada pelo presidente do Eixo Atlântico, Luís Nobre, e pelo secretário-geral, Xoán Vázquez Mao, no passado dia 1 de Fevereiro na conferência de imprensa após a Assembleia Geral do Eixo Atlântico em Vila Nova de Famalicão, na qual afirmaram que “Lisboa, logicamente, terá que ter duas ligações, que não são incompatíveis, mas a ligação Lisboa – Porto – Vigo – Corunha é prioritária por ser a mais estruturante, tanto em Portugal como na Galiza”. Da mesma forma, explicaram que “é a linha que liga todas as grandes cidades onde vive a maior parte da população, portos, aeroportos, universidades e centros tecnológicos e empresariais”.

Da mesma forma, lembraram que relativamente a esta linha o assunto está fechado e os procedimentos já começaram, pelo que os debates que surgiram recentemente que procuram o confronto de ambas as posições “são tão artificiais quanto estéreis e apenas respondem à situação política e eleitoral que se vive em Espanha em geral, e na Galiza, em particular.”

Neste sentido, o secretário-geral do Eixo Atlântico ratificou a posição de que o debate político em Espanha não pode interferir nem distorcer as decisões legítimas do governo português, que continuamente se vê obrigado a recordar o que já é um processo irreversível: a primeira linha será Lisboa-Galiza.

Logicamente, isto não é um obstáculo ao reforço da comunicação com outros pontos como Lugo e, especialmente, Ferrol, pois não devemos esquecer que a parte espanhola da linha se chama Ferrol-Fronteira Portuguesa.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 26 Janeiro, 2026

Campeonato de Portugal: SC Vianense derrota em casa pelo líder Bragança

A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.

Internacional 26 Janeiro, 2026

Viana do Castelo recebe conferência internacional de cibersegurança

No próximo dia 31 de janeiro, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) vai ser palco do CyberSec 26, conferência que junta investigadores e empresas do Alto Minho para debater os desafios da cibersegurança.

Regional 26 Janeiro, 2026

AFVC: Castelense perdeu em casa mas mantém liderança na 1ª Divisão Distrital

Realizou-se este domingo a 18.ª jornada do campeonato distrital da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O destaque da jornada vai para a derrota (0-2) do líder Castelense, em casa, com o Âncora Praia.

Desporto 26 Janeiro, 2026

AFVC: Raianos e Távora dividem liderança na 2ª divisão distrital

Realizou-se este domingo a 19.ª jornada do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos venceu (3-1) o Paçô, mantendo-se no topo da classificação com 43 pontos, mas vendo-se agora empatado com o Távora, que bateu (4-1) o Darquense.

Internacional 26 Janeiro, 2026

Direitos Humanos em Risco: Amnistia Internacional lança sinal de alerta global

Um novo relatório da Amnistia Internacional denuncia abusos e erosão de direitos humanos em diversos países. Dos Estados Unidos ao Irão, passando por Cuba, Portugal e Venezuela, a organização alerta para prisões arbitrárias, repressão a protestos e violência policial.

Desporto 25 Janeiro, 2026

Vila Verde recebe a 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” com homenagem a campeões mundiais e europeus

A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.

Música 25 Janeiro, 2026

Feira do Fumeiro de Ponte da Barca regressa em fevereiro com Rosinha e Siga a Farra

Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.