O presidente da Infraestruturas de Portugal, Miguel Cruz, declarou, durante um discurso esta quinta-feira, que a prioridade do governo português é a ligação com a Galiza, sem rejeitar uma posterior ligação com Madrid.
“Se me pergunta uma ligação Lisboa a Vigo ou Lisboa a Madrid, tenho vontade de dizer Lisboa – Madrid também”, respondeu Miguel Cruz, numa intervenção durante a 6ª edição da Fábrica 2030, uma conferência organizada pelo ECO no Porto. Apesar de reconhecer que “a ligação a Madrid também tem uma determinada importância”, no entanto esta linha “ser prioritária em relação à escolha Lisboa – Porto e Porto – Vigo, a resposta é não”.
Miguel Cruz adianta que “se quisermos planear já a ligação alta velocidade Lisboa a Madrid, a resposta é vamos a isso”. Contudo, o país já tem pela frente um “investimento pesado do ponto de vista financeiro, de capacidade da empreitada. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo. Precisamos ter este processo a correr bem e dentro dos prazos.”
Esta posição coincide com a manifestada pelo presidente do Eixo Atlântico, Luís Nobre, e pelo secretário-geral, Xoán Vázquez Mao, no passado dia 1 de Fevereiro na conferência de imprensa após a Assembleia Geral do Eixo Atlântico em Vila Nova de Famalicão, na qual afirmaram que “Lisboa, logicamente, terá que ter duas ligações, que não são incompatíveis, mas a ligação Lisboa – Porto – Vigo – Corunha é prioritária por ser a mais estruturante, tanto em Portugal como na Galiza”. Da mesma forma, explicaram que “é a linha que liga todas as grandes cidades onde vive a maior parte da população, portos, aeroportos, universidades e centros tecnológicos e empresariais”.
Da mesma forma, lembraram que relativamente a esta linha o assunto está fechado e os procedimentos já começaram, pelo que os debates que surgiram recentemente que procuram o confronto de ambas as posições “são tão artificiais quanto estéreis e apenas respondem à situação política e eleitoral que se vive em Espanha em geral, e na Galiza, em particular.”
Neste sentido, o secretário-geral do Eixo Atlântico ratificou a posição de que o debate político em Espanha não pode interferir nem distorcer as decisões legítimas do governo português, que continuamente se vê obrigado a recordar o que já é um processo irreversível: a primeira linha será Lisboa-Galiza.
Logicamente, isto não é um obstáculo ao reforço da comunicação com outros pontos como Lugo e, especialmente, Ferrol, pois não devemos esquecer que a parte espanhola da linha se chama Ferrol-Fronteira Portuguesa.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, visitou esta semana 24 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Viana do Castelo, para transmitir votos de Feliz Natal e Boas Festas e entregar mantas aos utentes, proporcionando-lhes mais conforto durante os meses frios.
A Companhia de Teatro do Noroeste assinala, em 2026, 35 anos de atividade artística ininterrupta com a estreia da sua criação número 180. A programação do próximo ano já foi apresentada e promete abranger teatro, música, dança, circo contemporâneo, ópera e cinema, reforçando o Teatro Municipal Sá de Miranda como espaço de criação e debate cultural.
Viana do Castelo prepara-se para receber, este domingo, dia 21 de dezembro, a tradicional Chegada do Pai Natal. O evento terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, às 16h00, e destina-se a toda a família.
O Tribunal do Porto aplicou prisão preventiva a seis homens suspeitos de envolvimento em dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia nos distritos do Norte e Centro do país, anunciou a GNR.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.