As antigas luminárias de iodetos metálicos, foram substituídas por 54 novas luminárias leeds, permitindo uma poupança anual estimada de 5500 kwh, uma redução de cerca de 50%. O novo sistema de iluminação é, também, mais eficiente em termos de rendimento luminoso, permitindo passar dos 350 lúmens para os 750 lúmens.
O novo sistema de iluminação vai garantir mais conforto na prática desportiva das aulas de educação física do Agrupamento de Escolas, do futsal, assim como para os treinos e jogos do Valença Hóquei Clube, modalidades que, com mais frequência, utilizam este equipamento.
Esta intervenção enquadra-se no plano municipal de eficiência energética dos equipamentos municipais, onde todos os equipamentos têm sido vistoriados e analisados de modo a estudar as melhores soluções.
No campo da eficiência energética, a autarquia tem prestado atenção também, a toda a rede pública, de forma a garantir maior eficiência energética, nomeadamente com a aplicação a 100% da rede do sistema telemétrico, bem como a migração de todas as luminárias para o sistema leeds.
Os irmãos Sérgio e Tiago Maciel voltaram a dar provas do seu talento e resistência ao vencerem a IV Grande Maratona Internacional da Ria de Aveiro.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 14 de novembro, às 21h30, o espetáculo “Isla of Flightless Birds”, do Duo Acaso, no Centro Cultural da vila. A apresentação integra o festival internacional La Nuit du Cirque, que celebra o circo contemporâneo em diversos países, de Portugal aos Bálticos e da Irlanda aos Balcãs.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular aprovou um orçamento de 5,1 milhões de euros para 2026, anunciou hoje a organização transfronteiriça, que reúne municípios do Norte de Portugal e da Galiza.
A Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), em parceria com a Câmara Municipal, vai promover, nesta quadra natalícia, o concurso “Viana é Natal”, com o objetivo de revitalizar o comércio local da cidade.
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) determinou o confinamento obrigatório de aves domésticas nas 95 zonas consideradas de alto risco para a gripe aviária, distribuídas por 14 distritos, entre os quais Viana do Castelo. A medida, que entrou em vigor esta semana, surge após a autoridade veterinária elevar o nível de alerta devido ao risco acrescido de disseminação do vírus.
Viana do Castelo marcou presença nas V Jornadas de Investigação da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, na Universidade dos Açores, com a apresentação do Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI).
A Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC) assinalou na terça-feira o seu 24.º aniversário, numa cerimónia em Valença marcada por reconhecimento, ambição e aposta no futuro.