No próximo dia 20 de fevereiro (quinta-feira), tem lugar mais uma conversa do EntardeCER, iniciativa do Centro de Estudos Regionais, que decorre no AP Dona Aninhas, Boutique Hotel (Viana do Castelo), parceiro no projeto, pelas 17.30 horas.
A conversa terá como tema: “A Festa da Mimosa em Viana do Castelo (1968-1989): regresso à “Montanha Dourada” e conta com os convidados Manuel Fernandes, Raul Pereira e Ana Isabel Lopes.
Manuel Fernandes é um engenheiro florestal, mestre em desenvolvimento rural e técnico superior no Parque das Serras do Porto, que se tem dedicado, nos últimos anos, às acácias, plantas que considera “inesgotáveis” e que, do seu ponto de vista, “refletem a sinuosa aventura humana, entre o lugar onde estamos e os antípodas”. A seu lado, junta-se à conversa Raul Pereira, natural de Vila Franca. Tendo estudado Património Cultural e História da Arte Portuguesa na Universidade do Algarve, publicou nas áreas da história da arte portuguesa, da etnografia e do património imaterial. Recentemente, decidiu dedicar-se ao comércio e estudo do livro antigo e raro como leiloeiro, tendo fundado a ANNO, em Guimarães. A terceira convidada é Ana Isabel Lopes. Licenciada em História e mestre em História e Património, com especialização em Estudos Locais e Regionais (FLUP), tem investigado sobre as alterações costeiras no noroeste de Portugal entre os séculos XVI e XIX. Os três convidados têm pesquisado e estudado a “Festa da Mimosa”, que se realizou entre os anos 60 e 80 do séc. XX, e no EntardeCER partilharão os resultados do trabalho em curso, numa amena conversa moderada por José Carlos Loureiro. Será, com certeza, um excelente final de tarde para todos os que partilham o interesse pelo património natural e cultural.
As conversas do projeto EntardeCER são uma iniciativa aberta ao público em geral, sujeita ao limite da lotação da sala.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.