No próximo dia 20 de fevereiro (quinta-feira), tem lugar mais uma conversa do EntardeCER, iniciativa do Centro de Estudos Regionais, que decorre no AP Dona Aninhas, Boutique Hotel (Viana do Castelo), parceiro no projeto, pelas 17.30 horas.
A conversa terá como tema: “A Festa da Mimosa em Viana do Castelo (1968-1989): regresso à “Montanha Dourada” e conta com os convidados Manuel Fernandes, Raul Pereira e Ana Isabel Lopes.
Manuel Fernandes é um engenheiro florestal, mestre em desenvolvimento rural e técnico superior no Parque das Serras do Porto, que se tem dedicado, nos últimos anos, às acácias, plantas que considera “inesgotáveis” e que, do seu ponto de vista, “refletem a sinuosa aventura humana, entre o lugar onde estamos e os antípodas”. A seu lado, junta-se à conversa Raul Pereira, natural de Vila Franca. Tendo estudado Património Cultural e História da Arte Portuguesa na Universidade do Algarve, publicou nas áreas da história da arte portuguesa, da etnografia e do património imaterial. Recentemente, decidiu dedicar-se ao comércio e estudo do livro antigo e raro como leiloeiro, tendo fundado a ANNO, em Guimarães. A terceira convidada é Ana Isabel Lopes. Licenciada em História e mestre em História e Património, com especialização em Estudos Locais e Regionais (FLUP), tem investigado sobre as alterações costeiras no noroeste de Portugal entre os séculos XVI e XIX. Os três convidados têm pesquisado e estudado a “Festa da Mimosa”, que se realizou entre os anos 60 e 80 do séc. XX, e no EntardeCER partilharão os resultados do trabalho em curso, numa amena conversa moderada por José Carlos Loureiro. Será, com certeza, um excelente final de tarde para todos os que partilham o interesse pelo património natural e cultural.
As conversas do projeto EntardeCER são uma iniciativa aberta ao público em geral, sujeita ao limite da lotação da sala.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.