No próximo dia 20 de fevereiro (quinta-feira), tem lugar mais uma conversa do EntardeCER, iniciativa do Centro de Estudos Regionais, que decorre no AP Dona Aninhas, Boutique Hotel (Viana do Castelo), parceiro no projeto, pelas 17.30 horas.
A conversa terá como tema: “A Festa da Mimosa em Viana do Castelo (1968-1989): regresso à “Montanha Dourada” e conta com os convidados Manuel Fernandes, Raul Pereira e Ana Isabel Lopes.
Manuel Fernandes é um engenheiro florestal, mestre em desenvolvimento rural e técnico superior no Parque das Serras do Porto, que se tem dedicado, nos últimos anos, às acácias, plantas que considera “inesgotáveis” e que, do seu ponto de vista, “refletem a sinuosa aventura humana, entre o lugar onde estamos e os antípodas”. A seu lado, junta-se à conversa Raul Pereira, natural de Vila Franca. Tendo estudado Património Cultural e História da Arte Portuguesa na Universidade do Algarve, publicou nas áreas da história da arte portuguesa, da etnografia e do património imaterial. Recentemente, decidiu dedicar-se ao comércio e estudo do livro antigo e raro como leiloeiro, tendo fundado a ANNO, em Guimarães. A terceira convidada é Ana Isabel Lopes. Licenciada em História e mestre em História e Património, com especialização em Estudos Locais e Regionais (FLUP), tem investigado sobre as alterações costeiras no noroeste de Portugal entre os séculos XVI e XIX. Os três convidados têm pesquisado e estudado a “Festa da Mimosa”, que se realizou entre os anos 60 e 80 do séc. XX, e no EntardeCER partilharão os resultados do trabalho em curso, numa amena conversa moderada por José Carlos Loureiro. Será, com certeza, um excelente final de tarde para todos os que partilham o interesse pelo património natural e cultural.
As conversas do projeto EntardeCER são uma iniciativa aberta ao público em geral, sujeita ao limite da lotação da sala.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.