No próximo dia 20 de fevereiro (quinta-feira), tem lugar mais uma conversa do EntardeCER, iniciativa do Centro de Estudos Regionais, que decorre no AP Dona Aninhas, Boutique Hotel (Viana do Castelo), parceiro no projeto, pelas 17.30 horas.
A conversa terá como tema: “A Festa da Mimosa em Viana do Castelo (1968-1989): regresso à “Montanha Dourada” e conta com os convidados Manuel Fernandes, Raul Pereira e Ana Isabel Lopes.
Manuel Fernandes é um engenheiro florestal, mestre em desenvolvimento rural e técnico superior no Parque das Serras do Porto, que se tem dedicado, nos últimos anos, às acácias, plantas que considera “inesgotáveis” e que, do seu ponto de vista, “refletem a sinuosa aventura humana, entre o lugar onde estamos e os antípodas”. A seu lado, junta-se à conversa Raul Pereira, natural de Vila Franca. Tendo estudado Património Cultural e História da Arte Portuguesa na Universidade do Algarve, publicou nas áreas da história da arte portuguesa, da etnografia e do património imaterial. Recentemente, decidiu dedicar-se ao comércio e estudo do livro antigo e raro como leiloeiro, tendo fundado a ANNO, em Guimarães. A terceira convidada é Ana Isabel Lopes. Licenciada em História e mestre em História e Património, com especialização em Estudos Locais e Regionais (FLUP), tem investigado sobre as alterações costeiras no noroeste de Portugal entre os séculos XVI e XIX. Os três convidados têm pesquisado e estudado a “Festa da Mimosa”, que se realizou entre os anos 60 e 80 do séc. XX, e no EntardeCER partilharão os resultados do trabalho em curso, numa amena conversa moderada por José Carlos Loureiro. Será, com certeza, um excelente final de tarde para todos os que partilham o interesse pelo património natural e cultural.
As conversas do projeto EntardeCER são uma iniciativa aberta ao público em geral, sujeita ao limite da lotação da sala.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.