Logo
Regional

“A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha” espera mais de um milhar de participantes

20 Fevereiro, 2023 | 10:47
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Após três anos, o centro histórico de Caminha volta a ser o palco de eleição do grande desfile de carnaval noturno "A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha". O evento está marcado para esta noite, por volta das 21h30 e são esperados mais de um milhar de participantes, galegos e portugueses.

Ao longo do desfile, haverá três categorias a concurso e prémios para os melhores. Neste caso, as categorias admitidas a concurso serão a individual, um único indivíduo disfarçado ou até um máximo de três indivíduos disfarçados; a de grupo, composto por um mínimo de quatro indivíduos até 30, inclusive e ainda a de comparsa, composto por mais de 30 indivíduos.

As inscrições e normas de Participação estão disponíveis no portal Web do Município, na receção da Câmara Municipal de Caminha e nos Postos de Turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora, ou no dia do desfile na Praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha, até às 21h00.

A ordem de saída do desfile será pela cadência numérica de inscrição. Neste caso,  primeiro os participantes na categoria individual, seguido dos participantes na categoria de grupos e por fim as comparsas.

De acordo com as normas, a avaliação será realizada durante o desfile, constando de uma passagem em frente ao júri, que se encontra junto ao edifício dos Bombeiros Voluntários de Caminha, junto ao Edifício dos Paços do Concelho/Torre do Relógio e na Rua de S. João. Os concorrentes terão que mostrar de forma visível a identificação atribuída. A coreografia/representação que cada participante queira apresentar, deverá ser feita na passagem em frente aos três pontos onde se encontra o júri.

Serão atribuídos prémios pelo Município de Caminha, nas categorias de comparsas e grupos. E, serão atribuídos prémios pela União de Freguesias de Caminha (Matriz) e Vilarelho, na categoria de individuais.

O início do desfile ocorrerá na Rua Visconde Sousa Rego, passando pela Praça Conselheiro Silva Torres e terminará no final da Rua de São João. Depois de várias horas de desfile, a animação continua nos “afamados” bares da Rua Direita, para onde se transferem os mascarados e os foliões em geral.

Em 2020, o carnaval de Caminha, com o seu “grandioso” desfile, juntou um milhar e meio de participantes e comparsas com centenas de foliões e dezenas de carros alegóricos.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 15 Abril, 2024

Venda de livros cresceu de janeiro a março com preços a subir face a mesmo período de 2023

Perto de três milhões de livros foram vendidos em Portugal nos primeiros três meses deste ano, o que traduz um aumento de 5,8% face ao mesmo período de 2023, apesar do aumento médio de preços de 1,8%.

Regional 15 Abril, 2024

Ponte da Barca: Maior Bolo de Mel de Portugal atingiu um novo recorde

O Maior Bolo de Mel de Portugal regressou, este domingo, a Ponte da Barca com 216 metros, tendo alcançado um novo recorde. 

Desporto 15 Abril, 2024

Francisco Campos vence Clássica de Viana e Fábio Costa a Taça de Portugal

O português Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) venceu, este domingo, ao sprint a Clássica de Viana em bicicleta, que coroou o compatriota Fábio Costa (ABTF-Feirense) como vencedor da Taça de Portugal.

Regional 15 Abril, 2024

Município de Valença promove ação de fogo controlado em Cerdal

A Câmara Municipal de Valença promoveu uma ação de fogo controlado, nos terrenos baldios de Gondim, em Cerdal, na passada quinta-feira, 11 de abril.

Desporto 14 Abril, 2024

Atlético dos Arcos é o novo Campeão da Associação de Futebol de Viana do Castelo

O Atlético dos Arcos sagrou-se, este domingo, campeão distrital da 1 Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. A equipa orientada por Fernando Rego derrotou (3-1) a AD Ponte da Barca e garantiu também o regresso ao Campeonato de Portugal, a duas jornadas do final da prova.

Desporto 14 Abril, 2024

Vianense perde em casa com o Fafe mas continua vivo na Liga 3

A AD Fafe venceu (0-2), no estádio Dr. José de Matos, o SC Vianense, numa das partidas da jornada 8 da fase manutenção da Liga 3, com dois golos de Ivo Braz ainda na primeira parte.

Regional 14 Abril, 2024

Município de Vila Nova de Cerveira aprova apoio de 274 mil euros a associações

A Câmara de Vila Nova de Cerveira aprovou por unanimidade apoios financeiros a 44 associações e coletividades, num investimento a rondar os 274 mil euros, correspondendo a um aumento de 2% face a 2023, revelou, esta sexta-feira, a autarquia.