Após três anos, o centro histórico de Caminha volta a ser o palco de eleição do grande desfile de carnaval noturno "A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha". O evento está marcado para esta noite, por volta das 21h30 e são esperados mais de um milhar de participantes, galegos e portugueses.
Ao longo do desfile, haverá três categorias a concurso e prémios para os melhores. Neste caso, as categorias admitidas a concurso serão a individual, um único indivíduo disfarçado ou até um máximo de três indivíduos disfarçados; a de grupo, composto por um mínimo de quatro indivíduos até 30, inclusive e ainda a de comparsa, composto por mais de 30 indivíduos.

As inscrições e normas de Participação estão disponíveis no portal Web do Município, na receção da Câmara Municipal de Caminha e nos Postos de Turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora, ou no dia do desfile na Praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha, até às 21h00.
A ordem de saída do desfile será pela cadência numérica de inscrição. Neste caso, primeiro os participantes na categoria individual, seguido dos participantes na categoria de grupos e por fim as comparsas.

De acordo com as normas, a avaliação será realizada durante o desfile, constando de uma passagem em frente ao júri, que se encontra junto ao edifício dos Bombeiros Voluntários de Caminha, junto ao Edifício dos Paços do Concelho/Torre do Relógio e na Rua de S. João. Os concorrentes terão que mostrar de forma visível a identificação atribuída. A coreografia/representação que cada participante queira apresentar, deverá ser feita na passagem em frente aos três pontos onde se encontra o júri.
Serão atribuídos prémios pelo Município de Caminha, nas categorias de comparsas e grupos. E, serão atribuídos prémios pela União de Freguesias de Caminha (Matriz) e Vilarelho, na categoria de individuais.

O início do desfile ocorrerá na Rua Visconde Sousa Rego, passando pela Praça Conselheiro Silva Torres e terminará no final da Rua de São João. Depois de várias horas de desfile, a animação continua nos “afamados” bares da Rua Direita, para onde se transferem os mascarados e os foliões em geral.
Em 2020, o carnaval de Caminha, com o seu “grandioso” desfile, juntou um milhar e meio de participantes e comparsas com centenas de foliões e dezenas de carros alegóricos.
Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.