Após três anos, o centro histórico de Caminha volta a ser o palco de eleição do grande desfile de carnaval noturno "A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha". O evento está marcado para esta noite, por volta das 21h30 e são esperados mais de um milhar de participantes, galegos e portugueses.
Ao longo do desfile, haverá três categorias a concurso e prémios para os melhores. Neste caso, as categorias admitidas a concurso serão a individual, um único indivíduo disfarçado ou até um máximo de três indivíduos disfarçados; a de grupo, composto por um mínimo de quatro indivíduos até 30, inclusive e ainda a de comparsa, composto por mais de 30 indivíduos.

As inscrições e normas de Participação estão disponíveis no portal Web do Município, na receção da Câmara Municipal de Caminha e nos Postos de Turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora, ou no dia do desfile na Praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha, até às 21h00.
A ordem de saída do desfile será pela cadência numérica de inscrição. Neste caso, primeiro os participantes na categoria individual, seguido dos participantes na categoria de grupos e por fim as comparsas.

De acordo com as normas, a avaliação será realizada durante o desfile, constando de uma passagem em frente ao júri, que se encontra junto ao edifício dos Bombeiros Voluntários de Caminha, junto ao Edifício dos Paços do Concelho/Torre do Relógio e na Rua de S. João. Os concorrentes terão que mostrar de forma visível a identificação atribuída. A coreografia/representação que cada participante queira apresentar, deverá ser feita na passagem em frente aos três pontos onde se encontra o júri.
Serão atribuídos prémios pelo Município de Caminha, nas categorias de comparsas e grupos. E, serão atribuídos prémios pela União de Freguesias de Caminha (Matriz) e Vilarelho, na categoria de individuais.

O início do desfile ocorrerá na Rua Visconde Sousa Rego, passando pela Praça Conselheiro Silva Torres e terminará no final da Rua de São João. Depois de várias horas de desfile, a animação continua nos “afamados” bares da Rua Direita, para onde se transferem os mascarados e os foliões em geral.
Em 2020, o carnaval de Caminha, com o seu “grandioso” desfile, juntou um milhar e meio de participantes e comparsas com centenas de foliões e dezenas de carros alegóricos.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.