Após três anos, o centro histórico de Caminha volta a ser o palco de eleição do grande desfile de carnaval noturno "A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha". O evento está marcado para esta noite, por volta das 21h30 e são esperados mais de um milhar de participantes, galegos e portugueses.
Ao longo do desfile, haverá três categorias a concurso e prémios para os melhores. Neste caso, as categorias admitidas a concurso serão a individual, um único indivíduo disfarçado ou até um máximo de três indivíduos disfarçados; a de grupo, composto por um mínimo de quatro indivíduos até 30, inclusive e ainda a de comparsa, composto por mais de 30 indivíduos.

As inscrições e normas de Participação estão disponíveis no portal Web do Município, na receção da Câmara Municipal de Caminha e nos Postos de Turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora, ou no dia do desfile na Praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha, até às 21h00.
A ordem de saída do desfile será pela cadência numérica de inscrição. Neste caso, primeiro os participantes na categoria individual, seguido dos participantes na categoria de grupos e por fim as comparsas.

De acordo com as normas, a avaliação será realizada durante o desfile, constando de uma passagem em frente ao júri, que se encontra junto ao edifício dos Bombeiros Voluntários de Caminha, junto ao Edifício dos Paços do Concelho/Torre do Relógio e na Rua de S. João. Os concorrentes terão que mostrar de forma visível a identificação atribuída. A coreografia/representação que cada participante queira apresentar, deverá ser feita na passagem em frente aos três pontos onde se encontra o júri.
Serão atribuídos prémios pelo Município de Caminha, nas categorias de comparsas e grupos. E, serão atribuídos prémios pela União de Freguesias de Caminha (Matriz) e Vilarelho, na categoria de individuais.

O início do desfile ocorrerá na Rua Visconde Sousa Rego, passando pela Praça Conselheiro Silva Torres e terminará no final da Rua de São João. Depois de várias horas de desfile, a animação continua nos “afamados” bares da Rua Direita, para onde se transferem os mascarados e os foliões em geral.
Em 2020, o carnaval de Caminha, com o seu “grandioso” desfile, juntou um milhar e meio de participantes e comparsas com centenas de foliões e dezenas de carros alegóricos.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.