Logo
Desporto

A equipa Cerveira-Tomiño revalida título das Olimpíadas Seniores na Cidade Europeia do Desporto 2023

6 Outubro, 2023 | 16:45
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A equipa transfronteiriça Cerveira-Tomiño conquistou pelo quarto ano consecutivo o trofeu Olympics4All (quinto no total das provas), no âmbito das 7ª Olimpíadas Seniores, que reuniu entre, esta segunda e quarta-feira, cerca de 400 participantes, de 14 equipas, em Viana do Castelo.

De caráter anual e itinerante pelo Alto Minho, as olimpíadas intergeracionais contaram com a participação de seniores residentes
nos 10 concelhos alto-minhotos, da participação especial de utentes da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Viana do Castelo, bem como de seniores do Município de Fornos de Algodres e a presença de elementos de Sanxenxo, Espanha, e do município de Cesena, vindo de Itália, fruto do projeto internacional ‘In Common Sports+’.

Os três dias da iniciativa realizada em Viana do Castelo foram preenchidos por uma competição saudável, consubstanciada nas
modalidades desportivas universais e nos jogos tradicionais, sendo que, no final, a soma da pontuação confirmou a revalidação do título à equipa de Cerveira-Tomiño, constituída por 40 elementos. Pela essência do evento, há ainda a ressalvar o reforço de ‘velhas’ e novas amizades e a partilha de experiências entre todos, além dos inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar, pois o objetivo principal é que os seniores continuem a praticar atividade física no seu dia a dai, e incentivem outras pessoas a aderir, em prol de um envelhecimento ativo.

As VII Olimpíadas Seniores ficaram ainda marcadas por um momento de união entre todas as equipas quando, durante a atuação da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo – Teatro Sá de Miranda, protagonizaram uma sentida e merecida homenagem ao atleta da equipa Cerveira-Tomiño, Manuel Maria Pereira da Costa, que faleceu, em abril, durante a realização dos jogos intercalares desta atividade. Os colegas lembraram o grande espírito altruísta, de boa disposição e companheirismo.

Durante a Gala de Encerramento, que decorreu esta quarta-feira à noite, foi anunciado que Monção será o concelho responsável por receber, em 2024, a VIII edição das Olimpíadas Seniores, projeto idealizado e liderado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira em 2015, e cujo sucesso continua a ser replicado em países europeus como Bulgária, Espanha, Itália, Hungria e, mais recentemente, Eslovénia, com a designação de ‘In Common Sports’+.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Vila Nova de Cerveira: Catarina Furtado apresenta espetáculo triplo no Palco das Artes

Como já tem sido habitual, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira de forma a assinalar o Dia Mundial da Criança (1 de junho), tem vindo a desenvolver atividades lúdicas de vertente pedagógica, culminando num dia de convívio marcado com algumas surpresas.  Este ano, não é exceção, e o município diz ter colocado "a cereja no topo do bolo" com "Doce Gotinha - Uma Grande Viagem" que traz, no dia 28 de maio, a reconhecida apresentadora Catarina Furtado ao Palco das Artes.

Nacional 21 Maio, 2024

Negociações entre o Governo e os professores terminam hoje

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) recebe hoje as organizações sindicais para a última reunião negocial com vista à definição dos termos para a recuperação do tempo de serviço dos professores.

Nacional 21 Maio, 2024

Operação Nacional “Tiro Seguro” apreende mais de 6 mil munições

Decorrente das ações de fiscalização realizadas, foram apreendidas 6182 munições da classe D, por suspeitas de tráfico de munições em campo de tiro, tendo sido constituído arguido o proprietário.

Regional 21 Maio, 2024

Câmara Municipal de Ponte de Lima distinguida pela sua presença na Internet

A Câmara Municipal de Ponte de Lima foi distinguida no âmbito do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC) 2023, cujos resultados foram apresentados numa sessão pública realizada no dia 23 de abril, nas instalações da UNU Egov, em Guimarães. 

Regional 21 Maio, 2024

Monção: Polidesportivo da Escola da Estrada já abriu as portas

Após um processo de requalificação, que englobou colocação de cobertura e um novo gradeamento, o Polidesportivo da Escola da Estrada, em Mazedo, já está ao serviço da comunidade educativa. Hoje, as portas abriram-se, pela primeira vez, e as crianças manifestaram-se, alegres e entusiasmadas com a nova estrutura.

Regional 20 Maio, 2024

“Bendas de Bagageira” está de regresso a Vila Praia de Âncora

A 2ª edição da "Bendas de Bagageira" da Quinta da Quinhas e Hotel Meira, em Vila Praia de Âncora acontece este domingo dia 26 de maio.

Nacional 20 Maio, 2024

Fisco alerta para mensagens falsas sobre pagamento de coimas

Alguns contribuintes estão a receber mensagens escritas (SMS) para pagarem determinada quantia a título de coimas ou contraordenações, o que levou a Autoridade Tributária e lançar um alerta avisando de que estas mensagens são falsas.