Depois da atribuição do selo prata em 2022, que certificou Melgaço como destino turístico sustentável, o município está agora empenhado no processo de renovação desta certificação internacional a atribuir pela EarthCheck, entidade certificadora.
“O município está a trabalhar, afincadamente, para que em breve possa ser renovada esta certificação de Melgaço como destino turístico sustentável. A certificação não é uma meta, mas um caminho, uma jornada contínua, rumo a um Melgaço cada vez mais sustentável”, afirmou o autarca de Melgaço, Manoel Batista, durante a sessão de encerramento dos trabalhos da auditoria realizada sobre o trabalho desenvolvido pelo destino.
Na semana passada, os auditores independentes da entidade certificadora EarthCheck avaliaram as várias infraestruturas e os atrativos turísticos de Melgaço para a aferição do alinhamento do destino com as 12 áreas chave de atuação do padrão normativo no domínio da sustentabilidade, “reconhecendo o elevado grau de compromisso do concelho na preservação do seu património cultural e natural, bem como na valorização equilibrada das suas dimensões ambientais, sociais, culturais e económicas”. Este foi o último passo antes da atribuição da renovação da certificação, estando agora Melgaço a aguardar a emissão do relatório da auditoria e do respetivo certificado.
Melgaço, que é, até ao momento, o único município situado no Parque Nacional Peneda Gerês com a distinção de destino turístico sustentável, pretende, “no prazo de três anos, atingir o nível de certificação ouro, cumprindo com os requisitos do normativo e assegurando a responsabilidade com este processo de melhoria contínua”, desejou a autarquia.
O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).
A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.