Depois da atribuição do selo prata em 2022, que certificou Melgaço como destino turístico sustentável, o município está agora empenhado no processo de renovação desta certificação internacional a atribuir pela EarthCheck, entidade certificadora.
“O município está a trabalhar, afincadamente, para que em breve possa ser renovada esta certificação de Melgaço como destino turístico sustentável. A certificação não é uma meta, mas um caminho, uma jornada contínua, rumo a um Melgaço cada vez mais sustentável”, afirmou o autarca de Melgaço, Manoel Batista, durante a sessão de encerramento dos trabalhos da auditoria realizada sobre o trabalho desenvolvido pelo destino.
Na semana passada, os auditores independentes da entidade certificadora EarthCheck avaliaram as várias infraestruturas e os atrativos turísticos de Melgaço para a aferição do alinhamento do destino com as 12 áreas chave de atuação do padrão normativo no domínio da sustentabilidade, “reconhecendo o elevado grau de compromisso do concelho na preservação do seu património cultural e natural, bem como na valorização equilibrada das suas dimensões ambientais, sociais, culturais e económicas”. Este foi o último passo antes da atribuição da renovação da certificação, estando agora Melgaço a aguardar a emissão do relatório da auditoria e do respetivo certificado.
Melgaço, que é, até ao momento, o único município situado no Parque Nacional Peneda Gerês com a distinção de destino turístico sustentável, pretende, “no prazo de três anos, atingir o nível de certificação ouro, cumprindo com os requisitos do normativo e assegurando a responsabilidade com este processo de melhoria contínua”, desejou a autarquia.
O distrito de Viana do Castelo está esta terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), sendo uma das regiões mais afetadas pelo agravamento das condições meteorológicas.
O centro histórico de Viana do Castelo mantém-se animado com a tradicional “Arruada de Janeiras”, iniciativa da Câmara Municipal que decorre até 31 de janeiro. A ação pretende dinamizar o comércio local e promover a cultura popular, contando este ano com 24 grupos, associações e coletividades da região.
O Desfile de Carnaval noturno “A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha” volta às ruas da vila no dia 16 de fevereiro, com o objetivo de revitalizar a tradição da Cegada Carnavalesca e envolver a comunidade local em momentos de diversão e criatividade.
O Darque Kayak Clube (DKC) fechou 2025 com destaque nas competições nacionais, crescimento no número de atletas e forte intervenção social e ambiental.
O Município de Valença aprovou o Regime de Incentivos Municipais para 2026, tornando-se um dos concelhos mais atrativos de Portugal para viver, investir e empreender. O pacote de medidas contempla famílias e empresas, prometendo alívio fiscal e estímulo à economia local.
O número de eleitores recenseados para as eleições presidenciais de 18 de janeiro atingiu 11.039.672, um aumento de 174.662 votantes face às presidenciais de 2021, revelou a atualização final do recenseamento eleitoral divulgada esta semana pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).
Viana do Castelo foi o concelho do Norte que mais cresceu nas exportações no terceiro trimestre de 2025. Em setembro, as vendas ao exterior dispararam 29,2%, o valor mais alto do trimestre, revela o relatório Norte Conjuntura, da CCDR-N.