Depois da atribuição do selo prata em 2022, que certificou Melgaço como destino turístico sustentável, o município está agora empenhado no processo de renovação desta certificação internacional a atribuir pela EarthCheck, entidade certificadora.
“O município está a trabalhar, afincadamente, para que em breve possa ser renovada esta certificação de Melgaço como destino turístico sustentável. A certificação não é uma meta, mas um caminho, uma jornada contínua, rumo a um Melgaço cada vez mais sustentável”, afirmou o autarca de Melgaço, Manoel Batista, durante a sessão de encerramento dos trabalhos da auditoria realizada sobre o trabalho desenvolvido pelo destino.
Na semana passada, os auditores independentes da entidade certificadora EarthCheck avaliaram as várias infraestruturas e os atrativos turísticos de Melgaço para a aferição do alinhamento do destino com as 12 áreas chave de atuação do padrão normativo no domínio da sustentabilidade, “reconhecendo o elevado grau de compromisso do concelho na preservação do seu património cultural e natural, bem como na valorização equilibrada das suas dimensões ambientais, sociais, culturais e económicas”. Este foi o último passo antes da atribuição da renovação da certificação, estando agora Melgaço a aguardar a emissão do relatório da auditoria e do respetivo certificado.
Melgaço, que é, até ao momento, o único município situado no Parque Nacional Peneda Gerês com a distinção de destino turístico sustentável, pretende, “no prazo de três anos, atingir o nível de certificação ouro, cumprindo com os requisitos do normativo e assegurando a responsabilidade com este processo de melhoria contínua”, desejou a autarquia.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.