Depois da atribuição do selo prata em 2022, que certificou Melgaço como destino turístico sustentável, o município está agora empenhado no processo de renovação desta certificação internacional a atribuir pela EarthCheck, entidade certificadora.
“O município está a trabalhar, afincadamente, para que em breve possa ser renovada esta certificação de Melgaço como destino turístico sustentável. A certificação não é uma meta, mas um caminho, uma jornada contínua, rumo a um Melgaço cada vez mais sustentável”, afirmou o autarca de Melgaço, Manoel Batista, durante a sessão de encerramento dos trabalhos da auditoria realizada sobre o trabalho desenvolvido pelo destino.
Na semana passada, os auditores independentes da entidade certificadora EarthCheck avaliaram as várias infraestruturas e os atrativos turísticos de Melgaço para a aferição do alinhamento do destino com as 12 áreas chave de atuação do padrão normativo no domínio da sustentabilidade, “reconhecendo o elevado grau de compromisso do concelho na preservação do seu património cultural e natural, bem como na valorização equilibrada das suas dimensões ambientais, sociais, culturais e económicas”. Este foi o último passo antes da atribuição da renovação da certificação, estando agora Melgaço a aguardar a emissão do relatório da auditoria e do respetivo certificado.
Melgaço, que é, até ao momento, o único município situado no Parque Nacional Peneda Gerês com a distinção de destino turístico sustentável, pretende, “no prazo de três anos, atingir o nível de certificação ouro, cumprindo com os requisitos do normativo e assegurando a responsabilidade com este processo de melhoria contínua”, desejou a autarquia.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.
O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.
O VMC – Viana Motor Clube, reconhecido na região pelos seus eventos ligados ao desporto motorizado e aos automóveis clássicos, reactivou recentemente a sua pista de Slot Cars, abrindo-a ao público até final do mês de fevereiro.
A 16.ª jornada da Liga Feminina Placard traz um confronto entre Novasemente e Santa Luzia FC, este sábado, 14 de fevereiro, às 18h00, no Pavilhão Municipal Napoleão Guerra em Espinho. O jogo assume particular relevância numa fase em que a luta pelos lugares de acesso ao Play-Off começa a ganhar definição.
A cidade de Viana do Castelo destaca‑se hoje nas celebrações do Dia dos Namorados, com um programa cultural e turístico que estende as festividades de 13 a 17 de fevereiro sob o mote “Viana Amor & Folia”. A iniciativa da Câmara Municipal alia o romantismo da data ao espírito festivo do Carnaval, transformando o centro histórico num palco de atividades para todas as idades.