Depois da atribuição do selo prata em 2022, que certificou Melgaço como destino turístico sustentável, o município está agora empenhado no processo de renovação desta certificação internacional a atribuir pela EarthCheck, entidade certificadora.
“O município está a trabalhar, afincadamente, para que em breve possa ser renovada esta certificação de Melgaço como destino turístico sustentável. A certificação não é uma meta, mas um caminho, uma jornada contínua, rumo a um Melgaço cada vez mais sustentável”, afirmou o autarca de Melgaço, Manoel Batista, durante a sessão de encerramento dos trabalhos da auditoria realizada sobre o trabalho desenvolvido pelo destino.
Na semana passada, os auditores independentes da entidade certificadora EarthCheck avaliaram as várias infraestruturas e os atrativos turísticos de Melgaço para a aferição do alinhamento do destino com as 12 áreas chave de atuação do padrão normativo no domínio da sustentabilidade, “reconhecendo o elevado grau de compromisso do concelho na preservação do seu património cultural e natural, bem como na valorização equilibrada das suas dimensões ambientais, sociais, culturais e económicas”. Este foi o último passo antes da atribuição da renovação da certificação, estando agora Melgaço a aguardar a emissão do relatório da auditoria e do respetivo certificado.
Melgaço, que é, até ao momento, o único município situado no Parque Nacional Peneda Gerês com a distinção de destino turístico sustentável, pretende, “no prazo de três anos, atingir o nível de certificação ouro, cumprindo com os requisitos do normativo e assegurando a responsabilidade com este processo de melhoria contínua”, desejou a autarquia.
Está patente ao público, na Sala Dr. Francisco Sampaio (Piso 0) do Museu do Traje, a emblemática pintura “Tipo Minhoto – Les Yeux Rieurs”, de Henrique Medina, uma obra a óleo sobre tela datada de 1959.
Vila Verde volta a ser palco da grande festa do desporto minhoto. A 28.ª edição da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se no dia 26 de janeiro, às 21 horas, na Adega Cultural, e vai reunir cerca de 500 convidados.
O Município de Ponte de Lima está a implementar a operação “Projetos Inovadores para a Inclusão Ativa – Ponte de Lima 2030”, no âmbito do Aviso NORTE2030-2024-6 (código de operação n.º NORTE2030-FSE+-02925100), com o objetivo de promover a inclusão social dos grupos mais vulneráveis do concelho.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular apresentou, em Viana do Castelo, o seu Relatório Socioeconómico Anual de 2024, um documento que coloca os municípios no centro do desenvolvimento económico e da segurança alimentar da eurorregião Norte de Portugal–Galiza.
Monção volta a afirmar-se como destino gastronómico de referência com a realização da 4.ª edição do “Bacalhau à Monção”, nos dias 24 e 25 de janeiro, iniciativa que conta com a participação de 15 restaurantes do concelho.
Depois de garantir o apuramento para os oitavos de final da Taça de Portugal ao vencer o SC Tomar por 6-3, a Juventude Viana regressa este sábado ao Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins.
A Junta de Freguesia da Vila de Darque, em Viana do Castelo, anunciou que o próximo ato eleitoral na freguesia passará a decorrer na Escola 2, 3 Carteado Mena.