Logo
Regional

A Capela das Almas apresenta-se esta Páscoa “de cara lavada” após intervenção de 23 mil euros

6 Abril, 2023 | 13:54
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A Capela das Almas, a primeira Matriz de Viana, apresenta-se esta Páscoa “de cara lavada” após intervenção da Câmara Municipal de Viana do Castelo, numa empreitada de 23 mil euros, para pintura e arranjos exteriores bem como a pintura interior do corpo central da capela.

A Capela das Almas foi a primeira Matriz de Viana, até à construção da atual Sé Catedral dentro do perímetro muralhado em meados do século XV. Conhecida tradicionalmente por Matriz Velha, passou a chamar-se Capela das Almas pelo facto de o seu adro ter sido local de enterramento desde o tempo de D. Afonso III até finais do século XIX.

Da estrutura primitiva do século XIII, reedificada e acrescentada em 1719, por ação do cónego Domingos de Campos Soares, restam um arco-sólio na parede sul do templo e a cruz de cabeceira, sendo no restante um edifício típico dos pequenos templos do barroco setecentista.

Situada no centro histórico da cidade, corresponde a uma construção de arquitetura religiosa, românica e barroca. Igreja barroca de planta longitudinal e uma nave, com vestígios da primitiva igreja românica. No interior, retábulo neobarroco, púlpito, talha do arco triunfal e altares colaterais de estilo neoclássico; retábulo-mor rocaille. O edifício adossado prolonga a leitura da fachada principal da igreja com a sineira e um nicho. Salienta-se o facto de se tratar dos restos da primitiva Matriz medieval; a frontaria barroca e a talha rocaille e neoclássica de carácter popular.

A Capela das Almas integra o roteiro religioso que, nesta Quinta-feira Santa, abre as portas aos fiéis entre as 20h00 e as 24h00.

Hoje à noite, a cidade promove a já tradicional Visita às Capelas, num roteiro religioso por 24 capelas e igrejas de Viana do Castelo.

Estão ainda disponíveis para visita a capela do navio-museu Gil Eannes e a capela do Museu de Artes Decorativas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 1 Fevereiro, 2026

AFVC: Castelense ganha em Paredes de Coura e reforça liderança da 1ª divisão distrital

Disputou-se este domingo a 19ª jornada da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para a consolidação da liderança do Castelense.

Desporto 1 Fevereiro, 2026

AFVC: Raianos e Távora seguem lado a lado na frente da 2ª divisão distrital

A 20ª jornada da 2ª Divisão da AF Viana do Castelo ficou marcada por resultados expressivos e pela manutenção da igualdade pontual no topo da classificação.

Desporto 1 Fevereiro, 2026

Juventude Viana goleia Académica de Coimbra e reforça liderança na 2.ª Divisão

A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.

Regional 1 Fevereiro, 2026

Valença leva o Museu às Escolas para despertar orgulho local

O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Ryanair confirma saída dos Açores a partir de 29 de março

A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Mau tempo mantém distritos do Norte sob avisos meteorológicos este domingo

Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Votação antecipada da segunda volta das presidenciais começa hoje

Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.