O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou que vai condecorar, em data a anunciar, os atletas portugueses medalhados nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos deste verão.
“Seguindo uma tradição vinda do passado, o Presidente da República vai condecorar, em data a anunciar, os atletas medalhados nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos deste verão”, lê-se numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet.
Na mesma nota, são nomeados, por ordem alfabética, os atletas medalhados que irão ser condecorados: Carolina Duarte, Cristina Gonçalves, Diogo Cancela, Djibrilo Iafa, Iúri Leitão, Luís Costa, Miguel Monteiro, Patrícia Sampaio, Pedro Pichardo, Rui Oliveira e Sandro Baessa.
Nos Jogos Olímpicos de Paris, Portugal conseguiu quatro medalhas: uma de ouro, de Iúri Leitão e Rui Oliveira, no ciclismo de pista, em madison, com o primeiro a arrebatar também a prata no omnium; outra de prata, de Pedro Pichardo, no triplo salto, e uma de bronze, da judoca Patrícia Sampaio (-78kg).
Nos Jogos Paralímpicos, a missão portuguesa saiu de Paris com sete medalhas: duas de ouro, de Miguel Monteiro, no lançamento do peso F40, e de Cristina Gonçalves, boccia BC2, uma de prata, do atleta Sandro Baessa, nos 1500 metros T20, e quatro de bronze, da atleta Carolina Duarte, nos 400 metros T13, do nadador Diogo Cancela, nos 200 metros estilos SM8, do ciclista Luís Costa, no contrarrelógio H5, e ainda do judoca Djibrilo Iafa (-73kg J1).
O projeto cultural “Contornos da Palavra”, promovido pela Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano na categoria Cultura e Património – Literatura, reconhecendo a sua relevância na promoção da leitura e da expressão literária.
A Serra Amarela começa a renascer das cinzas. Após os incêndios que devastaram vastas áreas do concelho de Ponte da Barca e do Parque Nacional da Peneda-Gerês, decorre uma ação de sementeira de pasto com recurso a drones, uma medida essencial para acelerar a regeneração da vegetação e proteger o solo das zonas ardidas.
O Município de Ponte de Lima e o Teatro Diogo Bernardes apresentam este mês uma programação cultural diversificada, com espetáculos de teatro e música que prometem atrair o público local e visitantes.
O emblemático Café Moderno, situado na Rua de Aveiro, em Viana do Castelo, não voltará a abrir como café. Após vários anos encerrado, o espaço que marcou gerações de vianenses vai dar lugar a uma agência imobiliária da Remax Pro, pondo fim à expectativa de reabertura do antigo estabelecimento.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo será palco, no próximo sábado, 18 de outubro, do Portugal Forensic Meeting 2025, um encontro científico que reúne especialistas de Portugal, Colômbia e Argentina na área da Medicina Dentária Forense.
O Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, esteve terça-feira em Sistelo, no concelho de Arcos de Valdevez, para conhecer o projeto que a autarquia e a Junta de Freguesia pretendem desenvolver com o objetivo de reforçar a atividade agrícola e preservar os emblemáticos socalcos que caracterizam a paisagem local.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) destacou-se na edição 2024/25 dos Prémios Ciências do Desporto COP | Repsol, conquistando o 1.º lugar na categoria de Psicologia e Pedagogia do Desporto.