Já foi publicado em Diário da República, a abertura do concurso público para a construção de estacionamento a norte do santuário, orçado em 5,2 milhões de euros.
Elaborado pela Câmara e pela Confraria de Nossa Senhora da Peneda, o plano visa a valorização daquele património.
“Esta é a primeira obra de valorização de um dos símbolos máximos do turismo religioso em Portugal, nomeadamente dos monumentos marianos”, referiu João Manuel Esteves, presidente da Câmara de Arcos de Valdevez.
O autarca reforçou que este trabalho em conjunto, do município e da Confraria de Nossa Senhora da Peneda, pretende encontrar junto dos ministérios da Cultura e da Coesão Territorial, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e de outros organismos do Estado “uma calendarização do financiamento para procedermos à execução das obras”.
O plano de valorização do monumento prevê ainda arranjos exteriores, intervenções no santuário e nas capelas, tendo sido lançado agora a concurso público o estacionamento pelo preço base de 321 mil euros, com prazo de execução de 240 dias.
Recorde-se que o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, integrado na área do Parque Nacional de Peneda-Gerês, foi elevado a Santuário em abril 2020, por decreto do então bispo da Diocese de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira, e classificado como monumento nacional em outubro de 2023.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, reuniu-se com os Presidentes das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesias do concelho, num encontro que teve como objetivo apresentar as respostas sociais existentes e os projetos previstos na área da Coesão Social.
O Governo prepara-se para aprovar hoje, em Conselho de Ministros, o aumento do salário mínimo nacional (SMN) para 920 euros, um acréscimo de 50 euros face aos 870 euros atuais. A medida já foi confirmada pela ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve seis homens e uma mulher suspeitos de integrarem um grupo organizado responsável por várias dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia, com especial incidência em distritos do Norte e Centro do país, incluindo Viana do Castelo.