Já foi publicado em Diário da República, a abertura do concurso público para a construção de estacionamento a norte do santuário, orçado em 5,2 milhões de euros.
Elaborado pela Câmara e pela Confraria de Nossa Senhora da Peneda, o plano visa a valorização daquele património.
“Esta é a primeira obra de valorização de um dos símbolos máximos do turismo religioso em Portugal, nomeadamente dos monumentos marianos”, referiu João Manuel Esteves, presidente da Câmara de Arcos de Valdevez.
O autarca reforçou que este trabalho em conjunto, do município e da Confraria de Nossa Senhora da Peneda, pretende encontrar junto dos ministérios da Cultura e da Coesão Territorial, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e de outros organismos do Estado “uma calendarização do financiamento para procedermos à execução das obras”.
O plano de valorização do monumento prevê ainda arranjos exteriores, intervenções no santuário e nas capelas, tendo sido lançado agora a concurso público o estacionamento pelo preço base de 321 mil euros, com prazo de execução de 240 dias.
Recorde-se que o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, integrado na área do Parque Nacional de Peneda-Gerês, foi elevado a Santuário em abril 2020, por decreto do então bispo da Diocese de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira, e classificado como monumento nacional em outubro de 2023.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.