Entre os dias 8 e 17 de novembro, Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe o 8º Festival de Teatro de Viana do Castelo, organização conjunta do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana e da Câmara Municipal de Viana do Castelo que tem como foco a acessibilidade dos públicos.
O Diretor do Festival de Teatro, Ricardo Simões, garantiu que “uma das marcas que nos distingue é a acessibilidade, já que este é único festival de teatro do país em que todos os espetáculos contam com recursos de acessibilidade”, sejam conversas pós-espetáculo, tradução simultânea em língua gestual portuguesa, reconhecimento de palco, audiodescrição ou legendagem.
A programação desta que já é a oitava edição do Festival de Viana foi feita a pensar na diversidade de públicos e artistas, assim como na qualidade das propostas, contando com 12 espetáculos e duas exposições, que devem chegar a cerca de 2.000 espetadores, números habituais neste evento cultural. O Festival de Teatro deste ano conta com espetáculos provenientes de Braga, Porto, Vila Real e Vigo, além de várias criações de artistas do território vianense.
O Vice-presidente e Vereador da Cultural da autarquia, Manuel Vitorino, considerou que este festival é “uma atividade importantíssima para o panorama cultural da cidade, já enraizado na nossa programação anual” que procura afirmar valores, nomes, atores, atrizes e criadores de Viana do Castelo, focando-se igualmente na relação com a vizinha Galiza, que será reforçada considerando que Viana do Castelo será Capital da Cultura do Eixo Atlântico em 2025.
Manuel Vitorino frisou as acessibilidades das diferentes propostas do evento que considerou serem “aspetos importantes e que fazem deste um festival inclusivo”, particularmente relevante no ano em que Viana do Castelo foi eleita como a 3ª Cidade Mais Acolhedora do Mundo.
O Festival de Teatro abre com a próxima criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, “Rottweiler VS Chihuahua”, às 21h00 de 8 de novembro. A programação inclui três espetáculos para as famílias. Encerra a 17 de novembro, às 21h00, com “As que limpan”, da companhia A Panadaría, de Vigo.
A bilheteira do Festival de Teatro conta com bilhetes avulto, normal (10 euros), grupo (5 euros, mais de seis pessoas), teatral (4 euros) e passe (3 euros). O passe do festival tem um custo de 10 euros, que permite reduzir o preçário de cada espetáculo para 3 euros. Já para quem pertence ao CLAN – Clube de Amigos do Noroeste, o passe tem um custo de 8 euros. A bilheteira tem ainda redução de preços para profissionais, idosos e reformados.
O Santa Luzia Futebol Clube, emblema de Viana do Castelo e referência nacional no futsal feminino, vai marcar presença nas comemorações do Centenário do Sport Clube Maria da Fonte, associando-se ao programa oficial através da realização de um encontro de futsal feminino.
A cidade de Viana do Castelo prepara-se para receber, de 5 de dezembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026, a iniciativa “Viana Coração do Natal”, que promete encher o centro histórico de cor, animação e atividades para todas as idades.
A comunicação social de proximidade reúne-se hoje, 29 de novembro, em Pombal, para participar no Encontro Nacional da Comunicação Social Local e Regional, uma iniciativa da Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR) que pretende lançar um olhar crítico e estratégico sobre o futuro do jornalismo local em Portugal.
O Natal em Vila Nova de Cerveira começa oficialmente este sábado, 29 de novembro, com o tradicional Ligar das Luzes, marcado para as 19h00 no centro histórico.
Este sábado, 29 de novembro, às 10h30, a Biblioteca Municipal de Valença convida famílias e crianças a participarem da atividade “Yoga em Ti”, especialmente pensada para crianças dos 3 aos 12 anos.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.