Entre os dias 8 e 17 de novembro, Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe o 8º Festival de Teatro de Viana do Castelo, organização conjunta do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana e da Câmara Municipal de Viana do Castelo que tem como foco a acessibilidade dos públicos.
O Diretor do Festival de Teatro, Ricardo Simões, garantiu que “uma das marcas que nos distingue é a acessibilidade, já que este é único festival de teatro do país em que todos os espetáculos contam com recursos de acessibilidade”, sejam conversas pós-espetáculo, tradução simultânea em língua gestual portuguesa, reconhecimento de palco, audiodescrição ou legendagem.
A programação desta que já é a oitava edição do Festival de Viana foi feita a pensar na diversidade de públicos e artistas, assim como na qualidade das propostas, contando com 12 espetáculos e duas exposições, que devem chegar a cerca de 2.000 espetadores, números habituais neste evento cultural. O Festival de Teatro deste ano conta com espetáculos provenientes de Braga, Porto, Vila Real e Vigo, além de várias criações de artistas do território vianense.
O Vice-presidente e Vereador da Cultural da autarquia, Manuel Vitorino, considerou que este festival é “uma atividade importantíssima para o panorama cultural da cidade, já enraizado na nossa programação anual” que procura afirmar valores, nomes, atores, atrizes e criadores de Viana do Castelo, focando-se igualmente na relação com a vizinha Galiza, que será reforçada considerando que Viana do Castelo será Capital da Cultura do Eixo Atlântico em 2025.
Manuel Vitorino frisou as acessibilidades das diferentes propostas do evento que considerou serem “aspetos importantes e que fazem deste um festival inclusivo”, particularmente relevante no ano em que Viana do Castelo foi eleita como a 3ª Cidade Mais Acolhedora do Mundo.
O Festival de Teatro abre com a próxima criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, “Rottweiler VS Chihuahua”, às 21h00 de 8 de novembro. A programação inclui três espetáculos para as famílias. Encerra a 17 de novembro, às 21h00, com “As que limpan”, da companhia A Panadaría, de Vigo.
A bilheteira do Festival de Teatro conta com bilhetes avulto, normal (10 euros), grupo (5 euros, mais de seis pessoas), teatral (4 euros) e passe (3 euros). O passe do festival tem um custo de 10 euros, que permite reduzir o preçário de cada espetáculo para 3 euros. Já para quem pertence ao CLAN – Clube de Amigos do Noroeste, o passe tem um custo de 8 euros. A bilheteira tem ainda redução de preços para profissionais, idosos e reformados.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.