Entre os dias 8 e 17 de novembro, Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe o 8º Festival de Teatro de Viana do Castelo, organização conjunta do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana e da Câmara Municipal de Viana do Castelo que tem como foco a acessibilidade dos públicos.
O Diretor do Festival de Teatro, Ricardo Simões, garantiu que “uma das marcas que nos distingue é a acessibilidade, já que este é único festival de teatro do país em que todos os espetáculos contam com recursos de acessibilidade”, sejam conversas pós-espetáculo, tradução simultânea em língua gestual portuguesa, reconhecimento de palco, audiodescrição ou legendagem.
A programação desta que já é a oitava edição do Festival de Viana foi feita a pensar na diversidade de públicos e artistas, assim como na qualidade das propostas, contando com 12 espetáculos e duas exposições, que devem chegar a cerca de 2.000 espetadores, números habituais neste evento cultural. O Festival de Teatro deste ano conta com espetáculos provenientes de Braga, Porto, Vila Real e Vigo, além de várias criações de artistas do território vianense.
O Vice-presidente e Vereador da Cultural da autarquia, Manuel Vitorino, considerou que este festival é “uma atividade importantíssima para o panorama cultural da cidade, já enraizado na nossa programação anual” que procura afirmar valores, nomes, atores, atrizes e criadores de Viana do Castelo, focando-se igualmente na relação com a vizinha Galiza, que será reforçada considerando que Viana do Castelo será Capital da Cultura do Eixo Atlântico em 2025.
Manuel Vitorino frisou as acessibilidades das diferentes propostas do evento que considerou serem “aspetos importantes e que fazem deste um festival inclusivo”, particularmente relevante no ano em que Viana do Castelo foi eleita como a 3ª Cidade Mais Acolhedora do Mundo.
O Festival de Teatro abre com a próxima criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, “Rottweiler VS Chihuahua”, às 21h00 de 8 de novembro. A programação inclui três espetáculos para as famílias. Encerra a 17 de novembro, às 21h00, com “As que limpan”, da companhia A Panadaría, de Vigo.
A bilheteira do Festival de Teatro conta com bilhetes avulto, normal (10 euros), grupo (5 euros, mais de seis pessoas), teatral (4 euros) e passe (3 euros). O passe do festival tem um custo de 10 euros, que permite reduzir o preçário de cada espetáculo para 3 euros. Já para quem pertence ao CLAN – Clube de Amigos do Noroeste, o passe tem um custo de 8 euros. A bilheteira tem ainda redução de preços para profissionais, idosos e reformados.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.