Logo
Regional

81 funcionários municipais e de clubes desportivos garantem utilização das DAE’s instaladas em Viana

4 Janeiro, 2024 | 16:42
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Mais de meia centena de funcionários municipais e de clubes desportivos do concelho vianense concluíram a formação para a utilização dos dez desfibrilhadores automáticos externos (DAE) instalados em Viana do Castelo.

No âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2023, a Câmara Municipal de Viana do Castelo iniciou o processo de implementação do projeto “+ Vida – Rede Municipal de Desfibrilhação Automática Externa”, que, numa fase inicial, pretendeu instalar equipamentos de DAE em infraestruturas desportivas do concelho. “Neste momento, são já 81 os funcionários municipais e de clubes desportivos que concluíram a formação para utilização dos 10 DAE’s instalados no concelho vianense”, realçou a autarquia numa nota.

Viana do Castelo conta com “Desfibrilhação Automática Externa” no Centro Cultural de Viana do Castelo, no Estádio Municipal Manuela Machado, no Pavilhão Municipal Nicolau Veríssimo, no Pavilhão Municipal do Atlântico, no Pavilhão Municipal José Natário e Mestre Luís Braga, no Pavilhão Municipal de Monte da Ola, no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, na Piscina Municipal de Barroselas, na Piscina Municipal do Atlântico e na Piscina Municipal Frederico Pinheiro.

“A instalação dos restantes equipamentos e formação de operadores de DAE estará concluída no final do primeiro trimestre de 2024”, assegurou o Município de Viana.

O projeto “+ Vida – Rede Municipal de Desfibrilhação Automática Externa” tem como principal objetivo aumentar a cadeia de sobrevivência, proporcionando à população meios que promovam a desfibrilhação em tempo útil, através da instalação de 22 DAE’s e da formação de operadores de DAE.

Os dez DAE’s disponíveis nos espaços municipais estão licenciados pelo INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica e integram o Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa. Em situações de paragem cardiorrespiratória, estes equipamentos serão utilizados pelos operadores de DAE deste programa municipal vianense.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Março, 2024

Eleições: Viana TV transmite último debate com candidatos pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo

Os cabeça de lista dos partidos com representação parlamentar, candidatos às Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março, pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo, fazem esta segunda-feira um último debate.

Desporto 3 Março, 2024

Santa Luzia perde na casa do Nun`Alvares na Liga Feminina de Futsal

Foi um sábado cheio de futsal feminino, que terminou com um jogo eletrizante entre o Nun'Álvares e o Santa Luzia, no qual a formação de Fafe venceu por 4-1.

Nacional 3 Março, 2024

Proteção Civil registou, este sábado, 183 ocorrências devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabilizou, este sábado, 183 ocorrências, sobretudo quedas de árvores e de estruturas, sem registo de feridos, por causa do mau tempo no país, disse à Lusa fonte da ANEPC.

Desporto 3 Março, 2024

Juventude Viana derrotou Académica de Espinho e segura segundo lugar do campeonato

A Juventude Viana recebeu, este sábado, no Pavilhão José Natário, a Associação Académica de Espinho, em jogo referente à 17ª jornada do campeonato nacional de 2ª divisão de hóquei em patins. A equipa minhota venceu a partida por números esclarecedores (4-0). .

Desporto 2 Março, 2024

Voleibol Clube de Viana perdeu em casa com o Vitória SC

Em jogo da 11ª jornada da fase final do campeonato nacional da 1ª divisão de Voleibol, realizado, este sábado à tarde, a equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana perdeu (2-3) no Pavilhão de Santa Maria Maior com o Vitória SC, com parciais de 25-22, 25-18, 17-25, 22-25 e 13-15.

Regional 2 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima

Sete distritos do continente, incluindo Viana do Castelo, vão estar este sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, segundo o IPMA.

Regional 2 Março, 2024

“Concertos nas Freguesias” voltam à Igreja de Santa Maria da Silva Valença

O ciclo 'Concertos nas Freguesias' regressa a Valença, este sábado, 2 de março, mais precisamente à Igreja Paroquial de Santa Maria da Silva, às 21h30, com um espetáculo de Manuel Araújo ao piano, acompanhado, como sempre, pelo Maestro Victorino d'Almeida e Miguel Leite.