Logo
Regional

81 funcionários municipais e de clubes desportivos garantem utilização das DAE’s instaladas em Viana

4 Janeiro, 2024 | 16:42
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Mais de meia centena de funcionários municipais e de clubes desportivos do concelho vianense concluíram a formação para a utilização dos dez desfibrilhadores automáticos externos (DAE) instalados em Viana do Castelo.

No âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2023, a Câmara Municipal de Viana do Castelo iniciou o processo de implementação do projeto “+ Vida – Rede Municipal de Desfibrilhação Automática Externa”, que, numa fase inicial, pretendeu instalar equipamentos de DAE em infraestruturas desportivas do concelho. “Neste momento, são já 81 os funcionários municipais e de clubes desportivos que concluíram a formação para utilização dos 10 DAE’s instalados no concelho vianense”, realçou a autarquia numa nota.

Viana do Castelo conta com “Desfibrilhação Automática Externa” no Centro Cultural de Viana do Castelo, no Estádio Municipal Manuela Machado, no Pavilhão Municipal Nicolau Veríssimo, no Pavilhão Municipal do Atlântico, no Pavilhão Municipal José Natário e Mestre Luís Braga, no Pavilhão Municipal de Monte da Ola, no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, na Piscina Municipal de Barroselas, na Piscina Municipal do Atlântico e na Piscina Municipal Frederico Pinheiro.

“A instalação dos restantes equipamentos e formação de operadores de DAE estará concluída no final do primeiro trimestre de 2024”, assegurou o Município de Viana.

O projeto “+ Vida – Rede Municipal de Desfibrilhação Automática Externa” tem como principal objetivo aumentar a cadeia de sobrevivência, proporcionando à população meios que promovam a desfibrilhação em tempo útil, através da instalação de 22 DAE’s e da formação de operadores de DAE.

Os dez DAE’s disponíveis nos espaços municipais estão licenciados pelo INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica e integram o Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa. Em situações de paragem cardiorrespiratória, estes equipamentos serão utilizados pelos operadores de DAE deste programa municipal vianense.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Julho, 2024

Arrancaram hoje as matrículas dos alunos do 10.º e 12.º anos

As matrículas dos alunos que no próximo ano letivo vão para o 10.º e 12.º ano arrancam hoje e terminam no final da semana, ficando concluído o processo de inscrições no ensino obrigatório que este ano teve inúmeros problemas.

Desporto 15 Julho, 2024

Espanha é a primeira seleção a chegar ao ‘tetra’

A Espanha tornou-se a primeira seleção a chegar aos quatro títulos de campeã da Europa de futebol, ao bater (2-1) a Inglaterra, que continua em 'branco', na final da 17.ª edição, no Estádio Olímpico de Berlim.

Nacional 15 Julho, 2024

Nove mortos em acidentes nas estradas no fim de semana

Nove pessoas morreram e 14 ficaram feridas com gravidade em acidentes rodoviários no sábado e no domingo, segundo dados provisórios da sinistralidade disponíveis na página da internet da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 15 Julho, 2024

Irmãos Maciel com triplo ouro no Campeonato Nacional de Velocidade

Realizou-se este fim-de-semana, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-O-Velho, o “Campeonato Nacional de Velocidade”, considerada a prova rainha da Canoagem. Sérgio Maciel e Tiago Maciel, do Viana Garças Clube, conquistaram o ouro na distância Olímpica de 1000 m, em C1 Sénior e C1 Júnior respetivamente.

Regional 15 Julho, 2024

“Funkids” proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos

Funkids proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos, entre 1 e 12 de julho. O ATL – Atividades de Tempos Livres de Verão, proporcionou um amplo leque de atividades como idas à praia, atividades desportivas, cinema e muita diversão no Valença Aqua Parque.

Regional 15 Julho, 2024

Valença com programa de apoio à esterilização de Animais de Companhia

A Câmara Municipal de Valença já está a implementar o Programa de Apoio à Esterilização de Animais de Companhia dirigido aos munícipes com maiores dificuldades económicas.

Regional 15 Julho, 2024

Mensagem de D. João Lavrador face ao acidente que provocou a morte trágica a quatro jovens em Melgaço

A Diocese de Viana viveu, nestes últimos dias, o seu primeiro acampamento juvenil Diocesano. Este momento, reflete a importância e o lugar fundamental que os jovens e as suas famílias têm, não só para nós, como para aquilo que acreditamos ser essencial para um mundo renovado e mais evangélico.