É já este sábado, 25 de novembro, que acontece a sétima edição do Urban Trail Night Eurocidade, promovida pelos Municípios de Valença e Tui. As inscrições encerram esta quarta-feira.
A prova, com saída de Valença, do Centro Coordenador de Transportes, pelas 18h30, vai contar com duas distâncias, de oito e 16 quilómetros, aptas a todo o tipo de atletas. “A organização acredita que esta edição ainda pode chegar aos 600 participantes”, revelou o Município de Valença, numa nota, salientando que os 400 participantes da última edição serão superados.
A prova vai-se desenvolver desde o Centro Coordenador de Transportes de Valença, seguindo a Avenida Miguel Dantas, Rotunda da Trapicheira, Avenida dos Combatentes, até à Fonte de Cristelo onde começa a aventura pela parte exterior e interior da Fortaleza de Valença.
A prova sai do centro histórico de Valença pelo norte do Revelim da Gaviarra em direção ao antigo Cais, Ecovia das Veigas do Rio Minho, antiga Alfândega e entra em Tui pela ponte centenária.
Na antiga Aduana de Tui o percurso desenvolve-se junto ao rio Minho, até ao Parque do Penedo onde a prova se encaminha para o centro histórico de Tui, onde terminará no Paseo da Corredoira.
Durante a apresentação pública da prova, Arlindo Sousa, vereador do Desporto de Valença garantiu que esta “é uma das provas rainhas do calendário desportivo da Eurocidade que ano após ano tem crescido em número de atletas e projeção”. Já o alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro, destacou que “esta prova tem características únicas e coloca em valor a riqueza patrimonial e natural”.
As inscrições encerram hoje e estão disponíveis aqui: os atletas portugueses devem inscrever-se aqui e os atletas espanhóis aqui. É ainda possível realizar a inscrição presencial na Piscina Municipal de Valença ou na Sra. Emilia Agencia de Comunicación em Tui.
Nesta quarta-feira, 18 de setembro, assinalam-se cinco anos desde o falecimento de D. Anacleto Oliveira, que serviu como 4.º Bispo da Diocese de Viana do Castelo entre 2010 e 2020. Para marcar esta data, será celebrada uma Missa de sufrágio pelas 18:00 horas, na Sé Catedral de Viana do Castelo.
Viana do Castelo vai contar, a partir da próxima terça-feira, 23 de setembro, com um novo sistema de transportes urbanos. Designado TuViana, o serviço representa uma reestruturação profunda da mobilidade no concelho, com o alargamento da rede, introdução de novas linhas e reforço da cobertura em áreas urbanas e escolares.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a levar a cabo, até 22 de setembro, uma operação nacional de fiscalização e sensibilização rodoviária direcionada para os comportamentos de risco associados à condução agressiva, com especial enfoque nos utilizadores de veículos de duas rodas a motor, como motociclos e ciclomotores.
O Núcleo de Estudos de Hospitalização Domiciliária da SPMI promove, nos dias 19 e 20 de setembro a 5.ª edição do Congresso Nacional de Hospitalização Domiciliária. Para além do congresso em si, este ano de 2025 fica ainda marcado pelos dez anos desde a admissão do primeiro doente em regime de Hospitalização Domiciliária em Portugal.
O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.
Valença passou a contar, desde sábado, com um novo espaço dedicado aos desportos urbanos. O novo Skatepark e Pumptrack, localizado na Cidade Nova, junto ao Centro Coordenador de Transportes, foi oficialmente inaugurado e recebeu, logo no primeiro fim de semana, centenas de praticantes de skate, BMX, patins e trotinetes, vindos de vários pontos de Portugal e da Galiza.