É já este sábado, 25 de novembro, que acontece a sétima edição do Urban Trail Night Eurocidade, promovida pelos Municípios de Valença e Tui. As inscrições encerram esta quarta-feira.
A prova, com saída de Valença, do Centro Coordenador de Transportes, pelas 18h30, vai contar com duas distâncias, de oito e 16 quilómetros, aptas a todo o tipo de atletas. “A organização acredita que esta edição ainda pode chegar aos 600 participantes”, revelou o Município de Valença, numa nota, salientando que os 400 participantes da última edição serão superados.
A prova vai-se desenvolver desde o Centro Coordenador de Transportes de Valença, seguindo a Avenida Miguel Dantas, Rotunda da Trapicheira, Avenida dos Combatentes, até à Fonte de Cristelo onde começa a aventura pela parte exterior e interior da Fortaleza de Valença.
A prova sai do centro histórico de Valença pelo norte do Revelim da Gaviarra em direção ao antigo Cais, Ecovia das Veigas do Rio Minho, antiga Alfândega e entra em Tui pela ponte centenária.
Na antiga Aduana de Tui o percurso desenvolve-se junto ao rio Minho, até ao Parque do Penedo onde a prova se encaminha para o centro histórico de Tui, onde terminará no Paseo da Corredoira.
Durante a apresentação pública da prova, Arlindo Sousa, vereador do Desporto de Valença garantiu que esta “é uma das provas rainhas do calendário desportivo da Eurocidade que ano após ano tem crescido em número de atletas e projeção”. Já o alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro, destacou que “esta prova tem características únicas e coloca em valor a riqueza patrimonial e natural”.
As inscrições encerram hoje e estão disponíveis aqui: os atletas portugueses devem inscrever-se aqui e os atletas espanhóis aqui. É ainda possível realizar a inscrição presencial na Piscina Municipal de Valença ou na Sra. Emilia Agencia de Comunicación em Tui.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.