É já este sábado, 25 de novembro, que acontece a sétima edição do Urban Trail Night Eurocidade, promovida pelos Municípios de Valença e Tui. As inscrições encerram esta quarta-feira.
A prova, com saída de Valença, do Centro Coordenador de Transportes, pelas 18h30, vai contar com duas distâncias, de oito e 16 quilómetros, aptas a todo o tipo de atletas. “A organização acredita que esta edição ainda pode chegar aos 600 participantes”, revelou o Município de Valença, numa nota, salientando que os 400 participantes da última edição serão superados.
A prova vai-se desenvolver desde o Centro Coordenador de Transportes de Valença, seguindo a Avenida Miguel Dantas, Rotunda da Trapicheira, Avenida dos Combatentes, até à Fonte de Cristelo onde começa a aventura pela parte exterior e interior da Fortaleza de Valença.
A prova sai do centro histórico de Valença pelo norte do Revelim da Gaviarra em direção ao antigo Cais, Ecovia das Veigas do Rio Minho, antiga Alfândega e entra em Tui pela ponte centenária.
Na antiga Aduana de Tui o percurso desenvolve-se junto ao rio Minho, até ao Parque do Penedo onde a prova se encaminha para o centro histórico de Tui, onde terminará no Paseo da Corredoira.
Durante a apresentação pública da prova, Arlindo Sousa, vereador do Desporto de Valença garantiu que esta “é uma das provas rainhas do calendário desportivo da Eurocidade que ano após ano tem crescido em número de atletas e projeção”. Já o alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro, destacou que “esta prova tem características únicas e coloca em valor a riqueza patrimonial e natural”.
As inscrições encerram hoje e estão disponíveis aqui: os atletas portugueses devem inscrever-se aqui e os atletas espanhóis aqui. É ainda possível realizar a inscrição presencial na Piscina Municipal de Valença ou na Sra. Emilia Agencia de Comunicación em Tui.
Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.