É já este sábado, 25 de novembro, que acontece a sétima edição do Urban Trail Night Eurocidade, promovida pelos Municípios de Valença e Tui. As inscrições encerram esta quarta-feira.
A prova, com saída de Valença, do Centro Coordenador de Transportes, pelas 18h30, vai contar com duas distâncias, de oito e 16 quilómetros, aptas a todo o tipo de atletas. “A organização acredita que esta edição ainda pode chegar aos 600 participantes”, revelou o Município de Valença, numa nota, salientando que os 400 participantes da última edição serão superados.
A prova vai-se desenvolver desde o Centro Coordenador de Transportes de Valença, seguindo a Avenida Miguel Dantas, Rotunda da Trapicheira, Avenida dos Combatentes, até à Fonte de Cristelo onde começa a aventura pela parte exterior e interior da Fortaleza de Valença.
A prova sai do centro histórico de Valença pelo norte do Revelim da Gaviarra em direção ao antigo Cais, Ecovia das Veigas do Rio Minho, antiga Alfândega e entra em Tui pela ponte centenária.
Na antiga Aduana de Tui o percurso desenvolve-se junto ao rio Minho, até ao Parque do Penedo onde a prova se encaminha para o centro histórico de Tui, onde terminará no Paseo da Corredoira.
Durante a apresentação pública da prova, Arlindo Sousa, vereador do Desporto de Valença garantiu que esta “é uma das provas rainhas do calendário desportivo da Eurocidade que ano após ano tem crescido em número de atletas e projeção”. Já o alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro, destacou que “esta prova tem características únicas e coloca em valor a riqueza patrimonial e natural”.
As inscrições encerram hoje e estão disponíveis aqui: os atletas portugueses devem inscrever-se aqui e os atletas espanhóis aqui. É ainda possível realizar a inscrição presencial na Piscina Municipal de Valença ou na Sra. Emilia Agencia de Comunicación em Tui.
Vila Nova de Anha recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Festival de Sopas e Petiscos, um evento que já se afirma como referência gastronómica na freguesia. Organizado pela Junta de Freguesia, o certame reúne várias associações locais em torno dos sabores tradicionais do Minho, num ambiente de convívio, música e tradição.
Viana do Castelo vai ser, no próximo dia 26 de novembro, o palco da conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a partir das 10h30. O evento, de entrada livre, visa reunir protagonistas do setor marítimo e abrir caminho para um futuro mais sustentável e inovador na economia azul.
Tiago Maciel, atleta do Viana Garças Clube, foi convocado para o estágio da Seleção Nacional de Canoagem Sênior, que decorre até 22 de novembro.
O desenvolvimento do turismo fluvial no rio Minho deu um passo decisivo, com a apresentação em A Guarda (Galiza) do Estudo do Potencial Turístico Náutico do Rio Minho. A sessão, realizada na Casa dos Alonso, reuniu autarcas, especialistas, operadores turísticos e entidades das duas margens, no âmbito dos Encontros Transfronteiriços do projeto Red CIFT, promovido pela CIM Alto Minho e pela Agan+.
O Município de Viana do Castelo está a dinamizar, ao longo desta semana, mais uma ronda de ações de formação e prevenção no âmbito do projeto “Vencer a Idade com Saúde”, iniciativa que já envolve 1.500 participantes distribuídos por todas as freguesias do concelho.
Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Viana do Castelo foram palco de uma operação da GNR que resultou na detenção de quatro homens, com idades entre 21 e 54 anos, suspeitos de tráfico de estupefacientes.
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, deteve fora de flagrante, dois indivíduos suspeitos de burla qualificada, relacionada com alegadas práticas de “bruxaria” ou espiritualismo, na região norte do país.