Logo
Regional

700 mil lâmpadas a brilhar na Romaria d`Agonia

9 Agosto, 2024 | 13:42
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Quase 10 quilómetros de ruas e avenidas da cidade de Viana do Castelo iluminaram-se esta  sexta-feira, com o brilho de 700 mil lâmpadas e decorações alusivas às tradições do concelho  que marcam a Romaria d’Agonia. 

“A iluminação da Romaria d’Agonia pelas principais ruas e avenidas de Viana do Castelo já se  tornou também numa atração das nossas festas. Anualmente tentamos trazer novidades, mas  há cada vez mais uma preocupação com a sustentabilidade energética, mantendo o impacto  visual”, explica o presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino.  

Para a iluminação da edição de 2024 da Romaria foi contratada a empresa Teixeira Couto, de  Paredes, que além dos motivos de decoração instalou cerca de 700 mil pontos de luz de baixo  consumo ao longo de 9.500 metros de via pública. 

Um dos destaques da iluminação ligada oficialmente às 21:30 desta sexta-feira continua a ser a  Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, em que foram incluídas “arcadas de luz que  invocam as tradições da cidade”, envolvendo a principal artéria da cidade num “ambiente  tradicional e acolhedor”. 

“Assim como na Praça da República, onde é possível encontrar um chapitô imersivo que chama  a si a população e promove o convívio e partilha de emoções”, explica a empresa responsável  pela iluminação da cidade. 

O processo de iluminação recorre essencialmente a lâmpadas de baixo consumo, bem como  uma solução RGB para a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e Praça da República,  “criando um ambiente colorido e dinâmico”.  

“Damos prioridade ao uso de material reciclado, nomeadamente na utilização do alumínio, ao  material 100% reutilizável, à iluminação do tipo LED de baixo consumo e comandada por sistema  horário de controlo, para gestão dos períodos de funcionamento e otimização energética”,  acrescenta a empresa. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 7 Dezembro, 2025

Teresa Guilherme apresenta espetáculo de humor em Viana do Castelo a 31 de janeiro

O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.

Internacional 6 Dezembro, 2025

Vianense Diva Oliveira volta a emocionar Espanha com fado em “La Voz”

A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Portugal defronta o Brasil na final do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal

Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).

Regional 6 Dezembro, 2025

Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos comemoram 25 anos de proteção ambiental

Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.

Regional 6 Dezembro, 2025

Ponte da Barca lança campanha de Natal para incentivar comércio local

Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Juventude Viana recebe Infante de Sagres com objetivo de manter liderança invicta

Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Mundial2026: Portugal com Colômbia, Uzbequistão e o vencedor do play-off intercontinental no Grupo K

Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.