Logo
Regional

700 mil lâmpadas a brilhar na Romaria d`Agonia

9 Agosto, 2024 | 13:42
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Quase 10 quilómetros de ruas e avenidas da cidade de Viana do Castelo iluminaram-se esta  sexta-feira, com o brilho de 700 mil lâmpadas e decorações alusivas às tradições do concelho  que marcam a Romaria d’Agonia. 

“A iluminação da Romaria d’Agonia pelas principais ruas e avenidas de Viana do Castelo já se  tornou também numa atração das nossas festas. Anualmente tentamos trazer novidades, mas  há cada vez mais uma preocupação com a sustentabilidade energética, mantendo o impacto  visual”, explica o presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino.  

Para a iluminação da edição de 2024 da Romaria foi contratada a empresa Teixeira Couto, de  Paredes, que além dos motivos de decoração instalou cerca de 700 mil pontos de luz de baixo  consumo ao longo de 9.500 metros de via pública. 

Um dos destaques da iluminação ligada oficialmente às 21:30 desta sexta-feira continua a ser a  Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, em que foram incluídas “arcadas de luz que  invocam as tradições da cidade”, envolvendo a principal artéria da cidade num “ambiente  tradicional e acolhedor”. 

“Assim como na Praça da República, onde é possível encontrar um chapitô imersivo que chama  a si a população e promove o convívio e partilha de emoções”, explica a empresa responsável  pela iluminação da cidade. 

O processo de iluminação recorre essencialmente a lâmpadas de baixo consumo, bem como  uma solução RGB para a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e Praça da República,  “criando um ambiente colorido e dinâmico”.  

“Damos prioridade ao uso de material reciclado, nomeadamente na utilização do alumínio, ao  material 100% reutilizável, à iluminação do tipo LED de baixo consumo e comandada por sistema  horário de controlo, para gestão dos períodos de funcionamento e otimização energética”,  acrescenta a empresa. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 28 Dezembro, 2025

Janeiro de 2025 marca acontecimentos históricos no Alto Minho

O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.

Nacional 28 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara a maior passagem de ano do norte de Portugal

O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.

Desporto 28 Dezembro, 2025

Valenciano e Ponte da Barca assumem liderança na Primeira Divisão AF Viana do Castelo

A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.

Desporto 28 Dezembro, 2025

AFVC: Távora fecha 2025 no topo da tabela classificativa da 2ª Divisão Distrital

A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.

Desporto 28 Dezembro, 2025

Mónica Silva faz história com quarto triunfo consecutivo na São Silvestre de Viana do Castelo

A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.

Internacional 28 Dezembro, 2025

Morreu Brigitte Bardot, ícone do cinema francês

A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.

Regional 28 Dezembro, 2025

Lourear a Pevide 2025 reforça Ponte de Lima como referência da enogastronomia regional

A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.