Logo
Regional

700 mil lâmpadas a brilhar na Romaria d`Agonia

9 Agosto, 2024 | 13:42
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Quase 10 quilómetros de ruas e avenidas da cidade de Viana do Castelo iluminaram-se esta  sexta-feira, com o brilho de 700 mil lâmpadas e decorações alusivas às tradições do concelho  que marcam a Romaria d’Agonia. 

“A iluminação da Romaria d’Agonia pelas principais ruas e avenidas de Viana do Castelo já se  tornou também numa atração das nossas festas. Anualmente tentamos trazer novidades, mas  há cada vez mais uma preocupação com a sustentabilidade energética, mantendo o impacto  visual”, explica o presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino.  

Para a iluminação da edição de 2024 da Romaria foi contratada a empresa Teixeira Couto, de  Paredes, que além dos motivos de decoração instalou cerca de 700 mil pontos de luz de baixo  consumo ao longo de 9.500 metros de via pública. 

Um dos destaques da iluminação ligada oficialmente às 21:30 desta sexta-feira continua a ser a  Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, em que foram incluídas “arcadas de luz que  invocam as tradições da cidade”, envolvendo a principal artéria da cidade num “ambiente  tradicional e acolhedor”. 

“Assim como na Praça da República, onde é possível encontrar um chapitô imersivo que chama  a si a população e promove o convívio e partilha de emoções”, explica a empresa responsável  pela iluminação da cidade. 

O processo de iluminação recorre essencialmente a lâmpadas de baixo consumo, bem como  uma solução RGB para a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e Praça da República,  “criando um ambiente colorido e dinâmico”.  

“Damos prioridade ao uso de material reciclado, nomeadamente na utilização do alumínio, ao  material 100% reutilizável, à iluminação do tipo LED de baixo consumo e comandada por sistema  horário de controlo, para gestão dos períodos de funcionamento e otimização energética”,  acrescenta a empresa. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo oferece cabazes de Natal a estudantes internacionais

Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.