Quase 10 quilómetros de ruas e avenidas da cidade de Viana do Castelo iluminaram-se esta sexta-feira, com o brilho de 700 mil lâmpadas e decorações alusivas às tradições do concelho que marcam a Romaria d’Agonia.
“A iluminação da Romaria d’Agonia pelas principais ruas e avenidas de Viana do Castelo já se tornou também numa atração das nossas festas. Anualmente tentamos trazer novidades, mas há cada vez mais uma preocupação com a sustentabilidade energética, mantendo o impacto visual”, explica o presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino.
Para a iluminação da edição de 2024 da Romaria foi contratada a empresa Teixeira Couto, de Paredes, que além dos motivos de decoração instalou cerca de 700 mil pontos de luz de baixo consumo ao longo de 9.500 metros de via pública.
Um dos destaques da iluminação ligada oficialmente às 21:30 desta sexta-feira continua a ser a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, em que foram incluídas “arcadas de luz que invocam as tradições da cidade”, envolvendo a principal artéria da cidade num “ambiente tradicional e acolhedor”.
“Assim como na Praça da República, onde é possível encontrar um chapitô imersivo que chama a si a população e promove o convívio e partilha de emoções”, explica a empresa responsável pela iluminação da cidade.
O processo de iluminação recorre essencialmente a lâmpadas de baixo consumo, bem como uma solução RGB para a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e Praça da República, “criando um ambiente colorido e dinâmico”.
“Damos prioridade ao uso de material reciclado, nomeadamente na utilização do alumínio, ao material 100% reutilizável, à iluminação do tipo LED de baixo consumo e comandada por sistema horário de controlo, para gestão dos períodos de funcionamento e otimização energética”, acrescenta a empresa.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.