Segundo o estudo Observador Cetelem Natal 2022, 7 em cada 10 portugueses têm intenção de aproveitar os saldos, mais do dobro face ao ano passado (33%). Dos 69% que vão aproveitar estas promoções, 44% vão aproveitar para fazer compras para si ou para outros, não estando relacionadas com o Natal.
Por outro lado, 25% afirmam que vão aproveitar esta ocasião para fazer algumas compras de Natal tardias, principalmente, os inquiridos mais jovens, dos 18 aos 24 anos (35%). Já 36% dos entrevistados com mais de 55 anos, não tencionam usufruir dos saldos de janeiro.
No topo da lista de compras nos saldos está o vestuário e acessórios de moda (75%), sendo uma prioridade para mais inquiridas (81% versus 69% entre os do género masculino) e para os inquiridos das faixas etárias a partir dos 45 anos (82,5%, em média). Seguem-se os perfumes e maquilhagem (30%) e os produtos para a casa (30%).
Os residentes na Área Metropolitana do Porto são os que mais tencionam aproveitar estes saldos para fazer compras para si ou para outros (54%), enquanto mais lisboetas aproveitam para comprar presentes de Natal tardios (30%).
Comparando as regiões do país, observa-se que os residentes a Norte do país são os que mais tencionam fazer compras para si ou para outros (44%), os da região Sul são os que mais adiram a compra de presentes para esta altura (32%) e na região Centro é onde mais inquiridos dizem que não têm intenção de usufruir dos saldos de início do ano (37%).
O inquérito quantitativo Observador Cetelem Natal 2022 foi realizado pela empresa de estudos de mercado NielsenIQ. Este teve como target indivíduos de ambos os géneros, de idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos, residentes em Portugal Continental. O estudo foi conduzido através de entrevistas de autopreenchimento online. No total foram feitas 1000 entrevistas representativas da população – amostra estratificada por Distrito/Região; Género e Idade, para assegurar a representatividade da população portuguesa. O erro máximo associado é de +/- 3.1 p.p. para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram conduzidas por uma equipa de entrevistadores da NielsenIQ, que receberam treino específico para o presente estudo, por intermédio de questionário estruturado de perguntas fechadas. O trabalho de campo decorreu entre 09 a 15 de novembro de 2022.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.