Segundo o estudo Observador Cetelem Natal 2022, 7 em cada 10 portugueses têm intenção de aproveitar os saldos, mais do dobro face ao ano passado (33%). Dos 69% que vão aproveitar estas promoções, 44% vão aproveitar para fazer compras para si ou para outros, não estando relacionadas com o Natal.
Por outro lado, 25% afirmam que vão aproveitar esta ocasião para fazer algumas compras de Natal tardias, principalmente, os inquiridos mais jovens, dos 18 aos 24 anos (35%). Já 36% dos entrevistados com mais de 55 anos, não tencionam usufruir dos saldos de janeiro.
No topo da lista de compras nos saldos está o vestuário e acessórios de moda (75%), sendo uma prioridade para mais inquiridas (81% versus 69% entre os do género masculino) e para os inquiridos das faixas etárias a partir dos 45 anos (82,5%, em média). Seguem-se os perfumes e maquilhagem (30%) e os produtos para a casa (30%).
Os residentes na Área Metropolitana do Porto são os que mais tencionam aproveitar estes saldos para fazer compras para si ou para outros (54%), enquanto mais lisboetas aproveitam para comprar presentes de Natal tardios (30%).
Comparando as regiões do país, observa-se que os residentes a Norte do país são os que mais tencionam fazer compras para si ou para outros (44%), os da região Sul são os que mais adiram a compra de presentes para esta altura (32%) e na região Centro é onde mais inquiridos dizem que não têm intenção de usufruir dos saldos de início do ano (37%).
O inquérito quantitativo Observador Cetelem Natal 2022 foi realizado pela empresa de estudos de mercado NielsenIQ. Este teve como target indivíduos de ambos os géneros, de idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos, residentes em Portugal Continental. O estudo foi conduzido através de entrevistas de autopreenchimento online. No total foram feitas 1000 entrevistas representativas da população – amostra estratificada por Distrito/Região; Género e Idade, para assegurar a representatividade da população portuguesa. O erro máximo associado é de +/- 3.1 p.p. para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram conduzidas por uma equipa de entrevistadores da NielsenIQ, que receberam treino específico para o presente estudo, por intermédio de questionário estruturado de perguntas fechadas. O trabalho de campo decorreu entre 09 a 15 de novembro de 2022.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.