Mais de meia centena de desempregados do concelho de Valença receberam, ao longo dos meses de março e abril, formação de capacitação para a procura de emprego, assim como uma ação de literacia financeira.
As sessões de formação em técnicas de procura ativa de emprego decorreram de 14 a 21 de março e foram dinamizadas pelo Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Câmara Municipal de Valença em parceria com os técnicos do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Valença (IEFP).
Na passada quarta-feira, 3 de abril, decorreram as sessões sobre literacia financeira, a cargo dos professores de economia do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, na escola sede do agrupamento.
Segundo o Município de Valença, estas sessões tinham como objetivo “sensibilizar os indivíduos para as técnicas com mais sucesso na procura de emprego e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego. Pretende-se, também, capacitar estes desempregados com melhores conhecimentos de literacia financeira que os preparem para uma melhor gestão das suas economias familiares”, lê-se numa nota.
A Romaria de Santa Marta prepara-se para animar a comunidade com o Baile de Carnaval, um evento que combina música, convívio e tradição. A iniciativa, aberta a todas as idades, promete celebrar a alegria e a união que marcam a identidade da romaria.
O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.