Todos os concelhos do país e 70% das freguesias contavam com estações 5G no final do primeiro trimestre, num total de 9.999, de acordo com dados hoje divulgados pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).
“No final do primeiro trimestre de 2024 existiam em Portugal 9.999 estações de base com tecnologia 5G, mais 12% do que as existentes no final de 2023, segundo informação reportada pelos operadores”, refere a Anacom, em comunicado.
“Todos os concelhos do país contam com estações 5G, bem como 2,176 freguesias (70% das freguesias no país)”, adianta.
A densidade de estações de base 5G em Portugal, no período em análise, “é de uma estação de base por cada 10 quilómetros quadrados”.
Existem, em média, “97 estações de base 5G por 100.000 habitantes”, refere o regulador.
“Estes indicadores comprovam o crescimento das redes 5G em Portugal, mas revelam também que não existe uma distribuição homogénea ao longo do território, verificando-se que é ao longo da faixa litoral ocidental, principalmente entre Viana do Castelo e Setúbal, e da faixa litoral meridional (Algarve), que a concentração do número de estações é maior”, aponta a Anacom.
As zonas do país onde a densidade de estações é superior “correspondem também àquelas onde a densidade populacional é mais elevada ou onde existe uma sazonalidade do número de habitantes”.
“Analisando os dados por operador, a NOS mantém-se como aquele que instalou mais estações de base 5G (4.705), seguida pela Vodafone (3.816) e pela Meo, Altice Portugal (1.478)”, adianta.
No que respeita à variação do número de estações instaladas por operador, “a Vodafone cresceu 18% (+ 583 estações) a NOS 11% (+ 470 estações), e a MEO 1% (+ 19 estações)”.
O número de concelhos em que os três operadores se encontram presentes é muito semelhante, sendo que a NOS é o operador que apresenta estações de base 5G num maior número de concelhos, 308, seguindo-se a Vodafone com presença em 306 concelhos e a Meo em 305 concelhos, de acordo com a Anacom.
“Dos 308 concelhos no país onde existem estações 5G, 303 dispõem de estações de base instaladas por três operadores (Meo, NOS e Vodafone)” e, em relação ao trimestre anterior, “são mais sete concelhos que passam a contar com a presença dos três operadores móveis com rede própria”.
Apenas cinco concelhos dispunham de estações de base instaladas por dois operadores no final de março, já não existindo concelhos onde apenas estivesse um único operador (ou nenhum), adianta.
“Considerando o número total de estações (2G, 3G, 4G e 5G) e contabilizando como estações separadas aquelas que incluem diferentes tecnologias, observa-se que a Vodafone é o operador com maior número de estações, com um total de 19.479 estações (38,3%). A NOS detém um total de 19.474 estações (38,3%), e a Meo detém um total de 11.897 estações instaladas (23,4%)”, conclui.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.