O Automóvel Club de Portugal (ACP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) apelaram ao bom comportamento dos adeptos ao longo dos quatro dias da 57.ª edição do Rali de Portugal, que vai hoje para a estrada.
A organização desta quinta prova do Campeonato do Mundo (WRC) espera mais de um milhão de pessoas a assistir à passagem dos concorrentes daquela que é a etapa mais concorrida até ao momento.
“O nosso rali é uma referência mundial em termos de segurança e queremos que assim continue. Pedimos aos adeptos que vão estar nos troços que respeitem todas as indicações da GNR e dos comissários da prova, e que assistam ao rali unicamente nas zonas destinadas ao público, que foram pensadas para garantir todas as condições de acessibilidade e segurança. Só assim conseguiremos garantir o normal desenrolar da prova”, apelou Horácio Rodrigues, o diretor do rali.
Também a GNR sublinha a necessidade de o público colaborar com a organização e as autoridades.
“Será um dos pilares fundamentais para o sucesso desta operação. Temos uma operação complexa, que exigiu um grande planeamento da nossa parte, e queremos garantir a segurança de todos os espetadores e intervenientes no evento”, frisou a tenente-coronel Mafalda Almeida.
A mesma responsável da GNR apontou para “condições atmosféricas adversas, com temperaturas elevadas e tempo seco”.
“Como estamos em zonas florestais, reforçamos o apelo à colaboração de todos, também para a prevenção de incêndios”, concluiu.
A prova vai para a estrada na quinta-feira, com a superespecial da Figueira da Foz, primeira das 22 especiais que serão disputadas até domingo.
Entre os favoritos estão o campeão mundial, o finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris), ou Sébastien Ogier (Toyota Yaris), vencedor da prova lusa por cinco vezes.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.
O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.