O Automóvel Club de Portugal (ACP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) apelaram ao bom comportamento dos adeptos ao longo dos quatro dias da 57.ª edição do Rali de Portugal, que vai hoje para a estrada.
A organização desta quinta prova do Campeonato do Mundo (WRC) espera mais de um milhão de pessoas a assistir à passagem dos concorrentes daquela que é a etapa mais concorrida até ao momento.
“O nosso rali é uma referência mundial em termos de segurança e queremos que assim continue. Pedimos aos adeptos que vão estar nos troços que respeitem todas as indicações da GNR e dos comissários da prova, e que assistam ao rali unicamente nas zonas destinadas ao público, que foram pensadas para garantir todas as condições de acessibilidade e segurança. Só assim conseguiremos garantir o normal desenrolar da prova”, apelou Horácio Rodrigues, o diretor do rali.
Também a GNR sublinha a necessidade de o público colaborar com a organização e as autoridades.
“Será um dos pilares fundamentais para o sucesso desta operação. Temos uma operação complexa, que exigiu um grande planeamento da nossa parte, e queremos garantir a segurança de todos os espetadores e intervenientes no evento”, frisou a tenente-coronel Mafalda Almeida.
A mesma responsável da GNR apontou para “condições atmosféricas adversas, com temperaturas elevadas e tempo seco”.
“Como estamos em zonas florestais, reforçamos o apelo à colaboração de todos, também para a prevenção de incêndios”, concluiu.
A prova vai para a estrada na quinta-feira, com a superespecial da Figueira da Foz, primeira das 22 especiais que serão disputadas até domingo.
Entre os favoritos estão o campeão mundial, o finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris), ou Sébastien Ogier (Toyota Yaris), vencedor da prova lusa por cinco vezes.
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.
A 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realizou-se na noite desta segunda-feira, na Adega Cultural de Vila Verde, reunindo perto de meio milhar de pessoas numa cerimónia que celebrou o mérito e o contributo para o desporto regional.