A rotunda da Trapicheira, em Valença, foi invadida por presépio de troncos, com 5 toneladas, voltando a ser um dos grandes ícones de Valença este Natal. O presépio, com uma altura média de 2,5 metros, e oito peças, é um dos grandes atrativos da exposição coletiva de presépios “Valença é Natal 2023”.
As oito figuras representam o menino Jesus, Nossa Senhora, São José, os Reis Magos, o burro e a vaca, no Largo da Trapicheira, em plena área central da cidade.
As peças estão esculpidas em madeira de plátano, a moto-serra, pela mão do artista plástico António Nunes.
Mesmo ao lado, a maior estrela-guia de Portugal, uma imponente estrutura metálica, com 12 metros de diâmetro, toda iluminada, serve de pano de fundo ao presépio.
Até 7 de janeiro, a mostra coletiva de presépios, que reproduz a cena do nascimento de Jesus, completa-se com mais 20 instalações artísticas, na avenida dos Combatentes, criadas pelos movimentos associativos valencianos.
Esta exposição insere-se na programação natalícia proporcionada por Valença até ao próximo dia 7 de janeiro e de que se destacam ainda, a passagem de ano, a cavalgata internacional de reis e a iluminação artística.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.