A rotunda da Trapicheira, em Valença, foi invadida por presépio de troncos, com 5 toneladas, voltando a ser um dos grandes ícones de Valença este Natal. O presépio, com uma altura média de 2,5 metros, e oito peças, é um dos grandes atrativos da exposição coletiva de presépios “Valença é Natal 2023”.
As oito figuras representam o menino Jesus, Nossa Senhora, São José, os Reis Magos, o burro e a vaca, no Largo da Trapicheira, em plena área central da cidade.
As peças estão esculpidas em madeira de plátano, a moto-serra, pela mão do artista plástico António Nunes.
Mesmo ao lado, a maior estrela-guia de Portugal, uma imponente estrutura metálica, com 12 metros de diâmetro, toda iluminada, serve de pano de fundo ao presépio.
Até 7 de janeiro, a mostra coletiva de presépios, que reproduz a cena do nascimento de Jesus, completa-se com mais 20 instalações artísticas, na avenida dos Combatentes, criadas pelos movimentos associativos valencianos.
Esta exposição insere-se na programação natalícia proporcionada por Valença até ao próximo dia 7 de janeiro e de que se destacam ainda, a passagem de ano, a cavalgata internacional de reis e a iluminação artística.
Disputou-se este domingo a 19ª jornada da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para a consolidação da liderança do Castelense.
A 20ª jornada da 2ª Divisão da AF Viana do Castelo ficou marcada por resultados expressivos e pela manutenção da igualdade pontual no topo da classificação.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.