Com pouco mais de 5 anos, celebrados no dia 28 de Dezembro, o Viana Garças Clube, com o sonho de poder contribuir para a expansão desportiva e "povoar" o rio Lima com as canoas e caiaques, está optimista em enfrentar o futuro e levar mais longe o nome de Viana do Castelo.
Para o Clube, “o ano de 2022, foi o primeiro com um funcionamento que podemos chamar de normal, após os dois anos críticos do Covid-19 de 2020 e 2021”.
Atualmente com quatro novos corpos sociais presidida pelo Sérgio Maciel, a aposta passa na formação dos treinadores Rodolfo Coelho e o José Alberto Araújo, que frequentaram em 2022 o primeiro curso de treinadores de Grau 3 em Águas Lisas, grau máximo da canoagem em Portugal, passando a ser os dois únicos treinadores de Viana do Castelo com esta graduação.
Desportivamente Sérgio Maciel, continua o seu percurso de atleta de alta competição, com quatro internacionalizações em 2022, onde se estreou como Sénior e arrecadou três pódios. A nível nacional e na sua especialidade de maratona, venceu tudo, afirmando-se como possível promessa deste tipo de prova.
No Campeonato Nacional de Fundo em 5000 m, onde o atleta Fernando Pimenta, já arrecadou vários títulos e medalhas em Campeonatos do Mundo, o Sérgio Maciel conseguiu a medalha de prata.
O clube credita que “num futuro próximo a Federação Portuguesa de Canoagem o possa vir a convocar”.
O clube relembra que representaram Viana do Castelo, levando três atletas no Campeonato do Mundo de Maratonas que se realizou em Ponte de Lima.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.
Viana do Castelo dá hoje início oficial à época natalícia com a inauguração da iluminação de Natal, marcada para as 18h00 deste sábado, no centro histórico. O momento simbólico assinala o arranque de uma programação que se prolongará até 12 de janeiro de 2026, com dezenas de iniciativas destinadas a animar a cidade e a atrair visitantes de toda a região.