Logo
Regional

Viana Garças Clube quer continuar a “povoar” o rio Lima e levar mais longe Viana do Castelo

2 Fevereiro, 2023 | 8:48
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Com pouco mais de 5 anos, celebrados no dia 28 de Dezembro, o Viana Garças Clube, com o sonho de poder contribuir para a expansão desportiva e "povoar" o rio Lima com as canoas e caiaques, está optimista em enfrentar o futuro e levar mais longe o nome de Viana do Castelo.

Para o Clube, “o ano de 2022, foi o primeiro com um funcionamento que podemos chamar de normal, após os dois anos críticos do Covid-19 de 2020 e 2021”.

Atualmente com quatro novos corpos sociais presidida pelo Sérgio Maciel, a aposta passa na formação dos treinadores Rodolfo Coelho e o José Alberto Araújo, que frequentaram em 2022 o primeiro curso de treinadores de Grau 3 em Águas Lisas, grau máximo da canoagem em Portugal, passando a ser os dois únicos treinadores de Viana do Castelo com esta graduação.

Desportivamente Sérgio Maciel, continua o seu percurso de atleta de alta competição, com quatro internacionalizações em 2022, onde se estreou como Sénior e arrecadou três pódios. A nível nacional e na sua especialidade de maratona, venceu tudo, afirmando-se como possível promessa deste tipo de prova.

No Campeonato Nacional de Fundo em 5000 m, onde o atleta Fernando Pimenta, já arrecadou vários títulos e medalhas em Campeonatos do Mundo, o Sérgio Maciel conseguiu a medalha de prata.

O clube credita que “num futuro próximo a Federação Portuguesa de Canoagem o possa vir a convocar”.

O clube relembra que representaram Viana do Castelo, levando três atletas no Campeonato do Mundo de Maratonas que se realizou em Ponte de Lima.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 8 Novembro, 2025

Governo reforça investimento no desporto em 2026 com aumento de 8,1 milhões de euros

O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.

Regional 8 Novembro, 2025

Viana do Castelo: Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026 já disponível

Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.

Regional 8 Novembro, 2025

Bênção do Caloiro em Viana do Castelo destaca união e espírito comunitário

Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

Cultura 8 Novembro, 2025

“Vira do Minho” conquista dois prémios no Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival 2025

O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.

Música 8 Novembro, 2025

Monção recebe espetáculo inédito de música pimba reinterpretada

O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.

Regional 8 Novembro, 2025

Paredes de Coura recebe Feira de Troca de Sementes para promover biodiversidade

Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.

Regional 8 Novembro, 2025

Luzes de Natal voltam a iluminar Viana do Castelo

Viana do Castelo dá hoje início oficial à época natalícia com a inauguração da iluminação de Natal, marcada para as 18h00 deste sábado, no centro histórico. O momento simbólico assinala o arranque de uma programação que se prolongará até 12 de janeiro de 2026, com dezenas de iniciativas destinadas a animar a cidade e a atrair visitantes de toda a região.