Acompanhados pelos docentes e auxiliares, cerca de 900 crianças participaram, esta manhã, no desfile de carnaval das escolas, em Monção, abrindo, com animação e criatividade, o programa “Carnaval na Praça 2023”, que se completa no domingo à tarde, com o Baile de Máscaras Júnior, e na segunda-feira à noite, com o Desfile/Concurso de Carnaval.
Cumprindo com a tradição carnavalesca, após dois anos de paragem forçada, as crianças do Agrupamento de Escolas de Monção, do Colégio do Minho e da Santa Casa da Misericórdia de Monção desfilaram, com trajes coloridos e divertidos, alusivos às tradições da terra, entre a Escola José Pinheiro Gonçalves e o Largo do Loreto.

O desfile que ficou marcado pela música, pelo movimento e pela diversão contou ainda com a presença de vários idosos de instituições sociais locais e utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), da delegação de Monção.

António Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Monção, sublinhou que o desfile demonstrou “uma clara manifestação de orgulho pela nossa identidade cultural”.

Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.