Vila Nova de Cerveira assinalou, no passado domingo, 1 de outubro, mais um Dia do Município homenageando 42 personalidades e entidades pelo papel preponderante no desenvolvimento e afirmação do concelho nas mais diversas áreas de atuação.
Ex-autarcas, empresários, cidadãos, associações culturais e desportivas, atletas e trabalhadores municipais foram reconhecidos pelo Município na cerimónia de imposição de medalhas de honra, de mérito, serviço público e menções honrosas.
Durante a sessão solene, que decorreu no Cineteatro de Cerveira – Marreca Gonçalves, o presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, afirmou que este é “o dia de todos os cerveirenses e de todos aqueles que amam Vila Nova de Cerveira”, sublinhando que o município tem “de ser grato e honrar personalidades e instituições que, de forma elevada, tanto brio deram, dão e, estamos certos, continuarão a dar à terra”.

Perante uma grande participação de cerveirenses, as comemorações que assinalam a atribuição da Carta do Foral do Rei D. Dinis a Vila Nova de Cerveira, a 1 de outubro de 1321, iniciaram com o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional pelo Coral Polifónico de Vila Nova de Cerveira, com a colaboração da Pauta de Caprichos, perante a guarda de honra dos Bombeiros Voluntários.

De seguida, foi ainda inaugurada uma exposição intitulada “Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira – Uma História de Causas”, patente no Arquivo Municipal, e que relembra datas e momentos históricos, bem como apresenta alguns documentos referentes à atividade da corporação, fotografias, fardamentos, entre outro material.


O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.