Com uma distância total de 1.030 quilómetros, quatro atletas vianenses, da equipa de ciclismo da Lacoviana arrancaram de bicicleta, esta segunda-feira, do Santuário de Lourdes, França, rumo ao Santuário de Santa Luzia em Viana do Castelo. O objetivo é percorrer esta distância em seis dias.
Numa nota de imprensa enviada à Viana TV, onde este grupo de amigos se apresenta como “ciclistas aventureiros”, os membros da Equipa Lacoviana, afirmam que esta experiência tem como objetivo “incentivar e inspirar outros ciclistas e entusiastas do desporto a desafiarem-se e a explorar as maravilhas da bicicleta como meio de transporte saudável e sustentável”.
Cada um dos atletas passou por treinos rigorosos e específicos para enfrentar este desafio de longa distância. Durante a viagem, vão confrontar-se com “diversos terrenos íngremes e planícies expansivas”, onde terão que superar obstáculos naturais bem como desafios climáticos ao longo do caminho.
Para garantirem a chegada a Viana do Castelo este sábado dia, 10 de junho, os ciclistas terão que percorrer uma média de aproximadamente 170 quilómetros por dia.

A chegada ao Santuário de Santa Luzia será um momento de celebração para a equipa, recebidos por amigos e familiares que certamente irão aplaudir de forma calorosa e orgulhosa os atletas.
Os entusiastas ciclistas, Delfim Miranda, Luís Cambão, Nuno Neves e Miguel Freitas vão compartilhar informação atualizada e fotografias através das suas redes sociais.
Etapas:
1ª etapa (Segunda, 05 Junho) – Lourdes a San Sebástian, 200km
2ª etapa (Terça, 06 Junho) – San Sebástiana a Vitoria, 125km
3ª etapa (Quarta, 07 Junho) – Vitoria a Palencia, 215km
4ª etapa (Quinta, 08 Junho) – Palencia a Puebla de Sanabria, 190km
5ª etapa ( Sexta, 09 Junho) – Puebla de Sanabria a Chaves, 120km
6ª etapa (Sábado, 10 Junho) – Chaves a Viana do Castelo(Santuario de Santa Luzia), 180km
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.