Com uma distância total de 1.030 quilómetros, quatro atletas vianenses, da equipa de ciclismo da Lacoviana arrancaram de bicicleta, esta segunda-feira, do Santuário de Lourdes, França, rumo ao Santuário de Santa Luzia em Viana do Castelo. O objetivo é percorrer esta distância em seis dias.
Numa nota de imprensa enviada à Viana TV, onde este grupo de amigos se apresenta como “ciclistas aventureiros”, os membros da Equipa Lacoviana, afirmam que esta experiência tem como objetivo “incentivar e inspirar outros ciclistas e entusiastas do desporto a desafiarem-se e a explorar as maravilhas da bicicleta como meio de transporte saudável e sustentável”.
Cada um dos atletas passou por treinos rigorosos e específicos para enfrentar este desafio de longa distância. Durante a viagem, vão confrontar-se com “diversos terrenos íngremes e planícies expansivas”, onde terão que superar obstáculos naturais bem como desafios climáticos ao longo do caminho.
Para garantirem a chegada a Viana do Castelo este sábado dia, 10 de junho, os ciclistas terão que percorrer uma média de aproximadamente 170 quilómetros por dia.

A chegada ao Santuário de Santa Luzia será um momento de celebração para a equipa, recebidos por amigos e familiares que certamente irão aplaudir de forma calorosa e orgulhosa os atletas.
Os entusiastas ciclistas, Delfim Miranda, Luís Cambão, Nuno Neves e Miguel Freitas vão compartilhar informação atualizada e fotografias através das suas redes sociais.
Etapas:
1ª etapa (Segunda, 05 Junho) – Lourdes a San Sebástian, 200km
2ª etapa (Terça, 06 Junho) – San Sebástiana a Vitoria, 125km
3ª etapa (Quarta, 07 Junho) – Vitoria a Palencia, 215km
4ª etapa (Quinta, 08 Junho) – Palencia a Puebla de Sanabria, 190km
5ª etapa ( Sexta, 09 Junho) – Puebla de Sanabria a Chaves, 120km
6ª etapa (Sábado, 10 Junho) – Chaves a Viana do Castelo(Santuario de Santa Luzia), 180km
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.