Com uma distância total de 1.030 quilómetros, quatro atletas vianenses, da equipa de ciclismo da Lacoviana arrancaram de bicicleta, esta segunda-feira, do Santuário de Lourdes, França, rumo ao Santuário de Santa Luzia em Viana do Castelo. O objetivo é percorrer esta distância em seis dias.
Numa nota de imprensa enviada à Viana TV, onde este grupo de amigos se apresenta como “ciclistas aventureiros”, os membros da Equipa Lacoviana, afirmam que esta experiência tem como objetivo “incentivar e inspirar outros ciclistas e entusiastas do desporto a desafiarem-se e a explorar as maravilhas da bicicleta como meio de transporte saudável e sustentável”.
Cada um dos atletas passou por treinos rigorosos e específicos para enfrentar este desafio de longa distância. Durante a viagem, vão confrontar-se com “diversos terrenos íngremes e planícies expansivas”, onde terão que superar obstáculos naturais bem como desafios climáticos ao longo do caminho.
Para garantirem a chegada a Viana do Castelo este sábado dia, 10 de junho, os ciclistas terão que percorrer uma média de aproximadamente 170 quilómetros por dia.

A chegada ao Santuário de Santa Luzia será um momento de celebração para a equipa, recebidos por amigos e familiares que certamente irão aplaudir de forma calorosa e orgulhosa os atletas.
Os entusiastas ciclistas, Delfim Miranda, Luís Cambão, Nuno Neves e Miguel Freitas vão compartilhar informação atualizada e fotografias através das suas redes sociais.
Etapas:
1ª etapa (Segunda, 05 Junho) – Lourdes a San Sebástian, 200km
2ª etapa (Terça, 06 Junho) – San Sebástiana a Vitoria, 125km
3ª etapa (Quarta, 07 Junho) – Vitoria a Palencia, 215km
4ª etapa (Quinta, 08 Junho) – Palencia a Puebla de Sanabria, 190km
5ª etapa ( Sexta, 09 Junho) – Puebla de Sanabria a Chaves, 120km
6ª etapa (Sábado, 10 Junho) – Chaves a Viana do Castelo(Santuario de Santa Luzia), 180km
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo (BMVC) vai transformar as manhãs de dezembro num momento especial dedicado à imaginação, com a iniciativa “Advento de Histórias – Uma História por Dia”, dirigida a crianças até aos 12 anos.
O Santa Luzia Futebol Clube, emblema de Viana do Castelo e referência nacional no futsal feminino, vai marcar presença nas comemorações do Centenário do Sport Clube Maria da Fonte, associando-se ao programa oficial através da realização de um encontro de futsal feminino.