A área do baldio de Riba de Âncora, no concelho de Caminha, recebeu, no passado sábado, mais uma ação de plantação de carvalhos. Com a participação de 38 voluntários foram plantados cerca de sete centenas de carvalhos.
A área em questão foi preparada pelas equipas de Sapadores Florestais do Baldio de Riba de Âncora e da Câmara Municipal de Caminha.
De acordo com o Município de Caminha, esta plantação vai substituir uma área totalmente invadida pela austrália longifólia e vai permitir potenciar a rede primária de defesa da Floresta contra Incêndios e aumentar significativamente uma área de folhosas numa área onde os fogos florestais, como o de 2016, se desenvolvem na direção de zonas florestais com grande interesse económico e de zonas habitacionais.
A organização desta ação foi do Rotary Club de Caminha, dos órgãos diretivos do Baldio de Riba de Âncora, da Junta de Freguesia de Riba de Âncora e da Câmara Municipal de Caminha.
O projeto “Florestar, Criar Esperança”, desenvolvido pelas entidades referidas tem o apoio da Fundação Rotária Portuguesa, de várias empresas e de dezenas de outros mecenas que ajudaram o Rotary Club a comprar as 1650 árvores já plantadas nesta parcela junto aos Sete Caminhos.


Viana do Castelo vai receber, no próximo 19 de fevereiro, uma sessão do ciclo nacional “Tratar o Cancro por Tu”, iniciativa do IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto que pretende aproximar cientistas e cidadãos e esclarecer mitos sobre o cancro, uma doença que hoje é cada vez mais controlável. Segundo o investigador Manuel Sobrinho Simões, dois terços das pessoas diagnosticadas com cancro já não morrem da doença.
Está patente ao público, na Sala Dr. Francisco Sampaio (Piso 0) do Museu do Traje, a emblemática pintura “Tipo Minhoto – Les Yeux Rieurs”, de Henrique Medina, uma obra a óleo sobre tela datada de 1959.
Vila Verde volta a ser palco da grande festa do desporto minhoto. A 28.ª edição da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se no dia 26 de janeiro, às 21 horas, na Adega Cultural, e vai reunir cerca de 500 convidados.
O Município de Ponte de Lima está a implementar a operação “Projetos Inovadores para a Inclusão Ativa – Ponte de Lima 2030”, no âmbito do Aviso NORTE2030-2024-6 (código de operação n.º NORTE2030-FSE+-02925100), com o objetivo de promover a inclusão social dos grupos mais vulneráveis do concelho.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular apresentou, em Viana do Castelo, o seu Relatório Socioeconómico Anual de 2024, um documento que coloca os municípios no centro do desenvolvimento económico e da segurança alimentar da eurorregião Norte de Portugal–Galiza.
Monção volta a afirmar-se como destino gastronómico de referência com a realização da 4.ª edição do “Bacalhau à Monção”, nos dias 24 e 25 de janeiro, iniciativa que conta com a participação de 15 restaurantes do concelho.
Depois de garantir o apuramento para os oitavos de final da Taça de Portugal ao vencer o SC Tomar por 6-3, a Juventude Viana regressa este sábado ao Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins.