O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na sessão solene do 35.º Aniversário da Elevação de Barroselas a Vila, que aconteceu na sede da Junta de Freguesia e que incluiu homenagens a cidadãos e a empresas locais.
Na cerimónia foi distinguido o arquiteto Luís Coutinho Ramos, a título póstumo, Óscar Costa, há mais de 50 anos no associativismo, nomeadamente no Escutismo, sendo o atual chefe do Agrupamento CNE de Barroselas, Elisabete Cunha, astrónoma atualmente radicada na Austrália, e ainda Alberto Pimenta, cidadão muito ativo no associativismo há mais de 40 anos.
Foi igualmente prestada homenagem à empresa Boaventura & Boaventura, que foi igualmente distinguida pelo Município em janeiro enquanto Instituição de Mérito, no Dia da Cidade, pelos 40 anos de atividade e pelo relevante trabalho na dinamização da economia vianense.
Na cerimónia, o autarca deu os parabéns Barroselas pelos 35 anos de elevação a vila e valorizou o papel das freguesias e o contributo que dão para o desenvolvimento do concelho nas mais diversas áreas.
Recorde-se que o investimento nas freguesias e a coesão territorial têm sido prioridades do executivo municipal. Por isso, a Coesão Territorial / Freguesias conta com um orçamento de 8,1 M€ no Plano de Atividades e Orçamento já aprovado em
reunião ordinária para 2023, representando 12,8% das Grandes Opções do Plano e sendo a terceira rubrica com maior investimento.
De acordo com o documento, “um território cada vez mais coeso só é possível através de um sistema que promova a inclusão social e a equidade através de uma maior igualdade de competências territoriais, pelo que continuaremos a promover uma cada vez melhor articulação com as Uniões e Juntas de Freguesia, porque são os nossos agentes de desenvolvimento integrado e o garante da Coesão Territorial e Social do concelho”. Este esforço financeiro da autarquia vai, assim, ao encontro à política de aproximação, descentralização e coesão territorial promovida pelo Município.



O Governo anunciou hoje que a situação de calamidade em Portugal continental vai ser prolongada por mais sete dias, estendendo-se de domingo até 15 de fevereiro, devido à continuação do mau tempo. A informação foi transmitida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na residência oficial em São Bento, Lisboa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a manutenção de caudais elevados nos rios nos próximos dias, na sequência da precipitação intensa registada recentemente e da previsão de continuação de chuva.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira emitir parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública à Associação Casino Afifense, instituição com mais de 140 anos de história, fundada em 15 de fevereiro de 1885.
O Município de Vila Nova de Cerveira cortou a circulação na Avenida dos Pescadores, entre a entrada da Piscina Municipal e o Cais do Rio Minho, devido ao risco de cheias.
O Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira recebe, no próximo dia 19 de abril, às 15h00, o espetáculo “As Guerreiras do K-POP Em Concerto (Tributo)”, um dos fenómenos musicais e visuais mais populares da atualidade. Os bilhetes já estão à venda em www.bol.pt.
Menos de 24 horas depois de se sagrar campeão europeu de Omnium, o ciclista vianense Iúri Leitão voltou a brilhar nos Campeonatos da Europa de Pista, em Konya, na Turquia.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou esta semana o lançamento de um concurso público para a requalificação da escola EB1/JI de Caminha, num investimento superior a um milhão de euros.