O Grande Prémio do Minho – Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023 vai para a estrada nos dias 21, 22 e 23 de julho. A primeira etapa será a ligação de Azurém (Guimarães), a segunda etapa Oliveira Santa Maria (Vila Nova de Famalicão) e a terceira e etapa rainha, Viana do Castelo.
Ao longo dos três dias de competição os juniores das 27 formações, nacionais e estrangeiras, percorrerão 305 km, seis prémios de montanha e sete metas volantes.
O pelotão, de 162 ciclistas, entre 14 equipas portuguesas, 12 equipas espanholas e uma equipa francesa, conta com atletas de 11 nacionalidades.
Nesta prova marcam presença atletas de Portugal, Espanha, Inglaterra, Brasil, Argentina, Roménia, França, Áustria, Costa Rica, Alemanha e Países Baixos. A vianense Tensai Sambiental Santa Marta fará equipa mista com a A.D.R.A.P. de Penafiel.
Em Viana do Castelo, dia 23 de julho, vão percorrer 90 kms, com partida e chegada no Campo d’Agonia, passando por Darque, Cabedelo, Castelo do Neiva, Barroselas, Vila Verde, Ponte de Lima, Meixedo, Senhora do Minho, Meixedo, Amonde, Orbacém, Outeiro, Santa Marta de Portuzelo, antes de retornar à cidade.
A prova no concelho vianense inicia pelas 12h00 e terminará por volta das 14h15.
Já a primeira etapa vai fazer a ligação de Azurém – Azurém (Guimarães), 106 kms, e a segunda etapa Oliveira Santa Maria – Oliveira Santa Maria (Vila Nova de Famalicão), 108 kms.
Ricardo Rego, Vereador do Desporto do Município de Viana do Castelo, indicou que no âmbito da Cidade Europeia do Desporto, esta é uma relevante prova, já que “queremos reforçar a modalidade e cimentá-la em Viana do Castelo”.
O Presidente da Associação de Ciclismo do Minho, Joaquim Mendes, referiu que o Município vianense, “desde a primeira abordagem” demonstrou “total abertura para ser parceira e acolher esta etapa final, patrocinando a camisola amarela que vai premiar o grande vencedor desta edição”.

O Vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, José Luís Ribeiro, indicou que este Grande Prémio “é um importante património da região minhota, do seu território, marcas e serviços”, valorizando o facto de “reforçar o trabalho junto dos escalões de formação”, considerando que “provas como esta são essenciais à evolução destes jovens atletas”.
O responsável lançou ainda o desafio, à autarquia vianense, para que promova um estudo académico-científico sobre a prática da modalidade de ciclismo no concelho, “que permitirá conhecer melhor o passado, preparar o presente e o futuro”, tendo o mesmo sido prontamente aceite pelo Vereador Ricardo Rego.
O autarca da Junta de Freguesia de Azurém, José Antunes, indicou também a relevância do evento, que considerou ser “uma das mais prestigiadas provas do programa velocipédico nacional”, promovendo o território e a economia local.
O 33º Grande Prémio do Minho, custou ao Município de Viana do Castelo cerca de 25 mil euros e já está garantida nova etapa em 2024.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.