O Anadia venceu (0-1) no Estádio Dr. José de Matos o Vianense, com um golo solitário de Breno Teixeira. Com este triunfo em Viana do Castelo o Anadia garantiu a manutenção na Liga 3, já o Sport Clube Vianense foi relegado para o Campeonato de Portugal.
SC Vianense e Anadia FC entraram em campo com a convicção de garantirem a vitória, pois só esse resultado lhes permitiria assegurar um lugar na Liga 3 da próxima época. Desde o seu início, as duas equipas jogaram para a vitória, o que contribuiu para um espectáculo aberto.
Essa situação foi, no entanto, bastante breve, pois, ainda numa fase madrugadora, tanto uma como outra equipa decidiram baixar o ritmo, com muito jogo no meio campo, com o recurso a muitas faltas, e sem qualquer oportunidade de golo, apesar de o Anadia se ter empenhado mais para desfazer o empate. Eurico Lima e Alvarinho foram os intérpretes de dois bons lances na primeira parte, mas qualquer um deles não teve qualquer resultado prático. O jogo foi, pois, desinteressante nesta última meia hora da primeira parte, apesar de muito ter prometido no primeiro quarto de hora.
No segundo tempo, tudo foi bastante diferente, e para muito melhor, pois as duas equipas empenharam-se a fundo para desfazer o empate. O Vianense teve uma grande oportunidade para desfazer o nulo, mas Jordão isolado na cara do guarda redes contrario, não conseguiu fazer o golo para os locais.
A equipa do Anadia acabou por ser beneficiada nesta última metade do jogo, pois tirou o melhor partido da expulsão de Leandro Vilas Boas (55’), e depois de uma entrada dura, mas despropositada, sobre Breno Teixeira, considerado o homem do jogo.
Apenas seis minutos depois da expulsão, os visitantes chegaram ao golo, numa jogada de insistência de Breno Teixeira. O guarda-redes Guilherme Cioletti defendeu por duas vezes para a frente, e, à terceira, o lateral esquerdo fez o golo que garantiu não só a vitória como a presença do Anadia na próxima edição da Liga 3.
Na situação de desvantagem, e com a descida praticamente confirmada, o Vianense tudo fez para a evitar, é um facto, lançou-se ao ataque, mas o único lance perigoso surgiu já na fase de compensação (90+3’), quando o guarda-redes Cioletti, numa subida à área contrária, num pontapé de canto, rematou de cabeça ao poste. Na resposta, André Leal perdeu a ocasião de fazer o 0-2.
O Vianense perdeu assim uma boa oportunidade de conseguir corrigir os erros cometidos ao longo de toda a época, dentro e fora do campo.
Recorde-se que a equipa de Viana do Castelo, depois de ter terminado a época anterior na final do Campeonato de Portugal no Estádio do Jamor, arrancou para a presente temporada com uma autentica revolução no plantel. Os novos jogadores nunca se conseguiram impor no campeonato, nem mesmo com a alteração de três treinadores; António Oliveira, Ricardo Duarte e Rogério Brito.
A indefinição do local onde jogar, Estádio Municipal Manuela Machado ou Dr. José de Matos, foi também um problema grave para a turma vianense. Esse braço de ferro entre investidor e presidente da SAD, levou à rutura da estrutura. O investidor, Gary Raulino, decidiu despedir o presidente da SAD, Nuno Azevedo e Cardoso, e a partir desse momento foi o descalabro total no emblema de Viana do Castelo.

A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.