O Anadia venceu (0-1) no Estádio Dr. José de Matos o Vianense, com um golo solitário de Breno Teixeira. Com este triunfo em Viana do Castelo o Anadia garantiu a manutenção na Liga 3, já o Sport Clube Vianense foi relegado para o Campeonato de Portugal.
SC Vianense e Anadia FC entraram em campo com a convicção de garantirem a vitória, pois só esse resultado lhes permitiria assegurar um lugar na Liga 3 da próxima época. Desde o seu início, as duas equipas jogaram para a vitória, o que contribuiu para um espectáculo aberto.
Essa situação foi, no entanto, bastante breve, pois, ainda numa fase madrugadora, tanto uma como outra equipa decidiram baixar o ritmo, com muito jogo no meio campo, com o recurso a muitas faltas, e sem qualquer oportunidade de golo, apesar de o Anadia se ter empenhado mais para desfazer o empate. Eurico Lima e Alvarinho foram os intérpretes de dois bons lances na primeira parte, mas qualquer um deles não teve qualquer resultado prático. O jogo foi, pois, desinteressante nesta última meia hora da primeira parte, apesar de muito ter prometido no primeiro quarto de hora.
No segundo tempo, tudo foi bastante diferente, e para muito melhor, pois as duas equipas empenharam-se a fundo para desfazer o empate. O Vianense teve uma grande oportunidade para desfazer o nulo, mas Jordão isolado na cara do guarda redes contrario, não conseguiu fazer o golo para os locais.
A equipa do Anadia acabou por ser beneficiada nesta última metade do jogo, pois tirou o melhor partido da expulsão de Leandro Vilas Boas (55’), e depois de uma entrada dura, mas despropositada, sobre Breno Teixeira, considerado o homem do jogo.
Apenas seis minutos depois da expulsão, os visitantes chegaram ao golo, numa jogada de insistência de Breno Teixeira. O guarda-redes Guilherme Cioletti defendeu por duas vezes para a frente, e, à terceira, o lateral esquerdo fez o golo que garantiu não só a vitória como a presença do Anadia na próxima edição da Liga 3.
Na situação de desvantagem, e com a descida praticamente confirmada, o Vianense tudo fez para a evitar, é um facto, lançou-se ao ataque, mas o único lance perigoso surgiu já na fase de compensação (90+3’), quando o guarda-redes Cioletti, numa subida à área contrária, num pontapé de canto, rematou de cabeça ao poste. Na resposta, André Leal perdeu a ocasião de fazer o 0-2.
O Vianense perdeu assim uma boa oportunidade de conseguir corrigir os erros cometidos ao longo de toda a época, dentro e fora do campo.
Recorde-se que a equipa de Viana do Castelo, depois de ter terminado a época anterior na final do Campeonato de Portugal no Estádio do Jamor, arrancou para a presente temporada com uma autentica revolução no plantel. Os novos jogadores nunca se conseguiram impor no campeonato, nem mesmo com a alteração de três treinadores; António Oliveira, Ricardo Duarte e Rogério Brito.
A indefinição do local onde jogar, Estádio Municipal Manuela Machado ou Dr. José de Matos, foi também um problema grave para a turma vianense. Esse braço de ferro entre investidor e presidente da SAD, levou à rutura da estrutura. O investidor, Gary Raulino, decidiu despedir o presidente da SAD, Nuno Azevedo e Cardoso, e a partir desse momento foi o descalabro total no emblema de Viana do Castelo.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, vai apresentar 50 diferentes propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, em 2025, incluindo oito novas criações do Teatro do Noroeste, segundo a programação divulgada.
A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) volta a consciencializar para a doença hepática alcoólica, uma consequência que advém do elevado consumo de álcool.
Em jogo da 13.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado, este sábado, o Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0) na casa do Castêlo da Maia, com parciais de 25-20, 25-19 e 25-20.
O ministro da Agricultura e Pescas disse ter a indicação de que “os interesses de Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora estão acautelados” no âmbito do plano do governo para as eólicas ‘offshore’.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o vereador com o Pelouro da Saúde, Ricardo Rego, estiveram nas comemorações dos 20 anos de elevação a vida e 500 anos de freguesia de Alvarães.
Um presente muito pedido na época de Natal são os videojogos, uma fonte de divertimento a que metade dos europeus recorre. Para ajudar pais e encarregados de educação a escolher ou validar a melhor opção para os seus filhos, a Video Games Europe, associação europeia de videojogos, acaba de lançar a sua campanha "Seize the Controls" 2024.
Armando Teixeira, atleta de trail running especialista em provas de montanha de longa distância, ex-aluno da Pós-Graduação em Avaliação, Planeamento e Performance em Trail Running e, atualmente, a frequentar o Mestrado em Treino Desportivo também na Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, assumiu, recentemente, o lugar de Selecionador Nacional de Trail Running.