A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) celebra este ano o 10º aniversário da implementação da Telemonitorização na Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC). O projeto, iniciado em 2014 como parte de um Projeto-Piloto promovido pela ACSS, teve como objetivo central a prevenção de episódios de urgência e hospitalizações através da deteção precoce de sintomas de agudização.
Ao longo de uma década, sob a responsabilidade do Dr. Rui Nêveda com a colaboração da equipa de enfermagem da Unidade de Cuidados Intensivos e coordenada pelo Enfermeiro João Silva, o Centro de Telessaúde, tem revelado resultados notáveis a todos os doentes com DPOC.
Graças a todos os profissionais das Unidades de Cuidados de Saúde Primários, entre o dia 1 de outubro de 2014 e 1 de outubro de 2024 foram incluídos 199 doentes, estando atualmente no ativo 105.
A telemonitorização contribuiu para uma redução de 65,3% os episódios de urgência, 66,4% nos internamentos e reduziu ainda 633 dias de internamento. O grau de satisfação dos doentes é de 96%.
Apesar dos resultados positivos, o programa tem potencial para crescer e estima-se que através do “Programa Respirar Bem, Viver Melhor”, cerca de 400 doentes podem vir a beneficiar da telemonitorização de DPOC.


A Amnistia Internacional divulgou um conjunto de alertas sobre graves violações de direitos humanos em diferentes partes do mundo, destacando situações críticas no Sudão, Hong Kong, Faixa de Gaza, Sul da Ásia e Ucrânia.
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.