A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) celebra este ano o 10º aniversário da implementação da Telemonitorização na Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC). O projeto, iniciado em 2014 como parte de um Projeto-Piloto promovido pela ACSS, teve como objetivo central a prevenção de episódios de urgência e hospitalizações através da deteção precoce de sintomas de agudização.
Ao longo de uma década, sob a responsabilidade do Dr. Rui Nêveda com a colaboração da equipa de enfermagem da Unidade de Cuidados Intensivos e coordenada pelo Enfermeiro João Silva, o Centro de Telessaúde, tem revelado resultados notáveis a todos os doentes com DPOC.
Graças a todos os profissionais das Unidades de Cuidados de Saúde Primários, entre o dia 1 de outubro de 2014 e 1 de outubro de 2024 foram incluídos 199 doentes, estando atualmente no ativo 105.
A telemonitorização contribuiu para uma redução de 65,3% os episódios de urgência, 66,4% nos internamentos e reduziu ainda 633 dias de internamento. O grau de satisfação dos doentes é de 96%.
Apesar dos resultados positivos, o programa tem potencial para crescer e estima-se que através do “Programa Respirar Bem, Viver Melhor”, cerca de 400 doentes podem vir a beneficiar da telemonitorização de DPOC.


A cidade de Viana do Castelo destaca‑se hoje nas celebrações do Dia dos Namorados, com um programa cultural e turístico que estende as festividades de 13 a 17 de fevereiro sob o mote “Viana Amor & Folia”. A iniciativa da Câmara Municipal alia o romantismo da data ao espírito festivo do Carnaval, transformando o centro histórico num palco de atividades para todas as idades.
Viana do Castelo foi, durante dois dias, palco de encontro entre parceiros internacionais no âmbito do projeto Viana STARTS, iniciativa que visa promover inovação urbana e transferência de boas práticas entre cidades europeias.
O Politécnico de Viana do Castelo assumiu a coordenação de um projeto europeu que vai capacitar jovens indígenas universitários da América Latina em empreendedorismo social, inovação e liderança comunitária.
A Juventude Viana garantiu a passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins ao vencer, esta sexta-feira, 13 de fevereiro, o Candelária por 1-3, após prolongamento, num encontro disputado na Ilha do Pico.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) revelou que, em apenas três dias, foram registados sete assaltos a igrejas e capelas nos concelhos de Viana do Castelo, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Caminha e Vila Nova de Cerveira. Os casos estão a ser investigados pelas autoridades.
O parlamento aprovou na generalidade o projeto de lei apresentado pelo PSD que limita o acesso de menores a redes sociais e plataformas online, com votos favoráveis do PS, PAN e JPP.
A Proteção Civil alertou esta sexta-feira que a recuperação das regiões afetadas pelas cheias será lenta, especialmente em Coimbra e nas áreas ribeirinhas do Rio Tejo e do Rio Mondego, onde os campos agrícolas continuarão inundados nas próximas semanas.