Logo
Regional

27ª edição da Arte na Leira abre “Porta da Humildade”

21 Julho, 2025 | 1:17
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A 27ª edição da Arte na Leira já abriu portas. A "receber-nos", logo à entrada, um trabalho imponente, e não é só por ser de grandes dimensões: Trata-se de uma intervenção artística do pintor Mário Rocha, numa "tela" muito especial, uma velha porta da estação de caminho de ferro.

Título: “Porta da Humildade”. Depois entramos e a Arte na Leira é toda uma grande galeria para descobrir. A partir de agora pode visitar a exposição – está aberta todos os dias, até 17 de agosto. É no local de sempre, a Casa do Marco, em Arga de Baixo, Caminha. 

Só Mário Rocha saberá a razão porque batizou a velha porta como “Porta da Humildade”, mas cada visitante poderá certamente ensaiar uma interpretação, porque a arte é isso mesmo, é todo um mundo de liberdade, aberto ao pensamento e à imaginação. Nela, nas partes envidraçadas, sobressaem retratos de pessoas idosas, mas não são pessoas quaisquer, reconhecemos os rostos da Serra d’Arga. É mais uma homenagem do artista Mário Rocha às gentes da serra que escolheu para residir (agora a tempo inteiro) e onde instalou o seu ateliê.  São rostos das gentes que o acolheram desde a primeira hora, já lá vão muitos anos. 

Mas, se encontramos logo ao transpor o portão da Casa do Marco, rostos de pessoas idosas, os mais novos também têm um espaço de destaque nesta edição. Como já tínhamos revelado, a imagem da edição 2025, que deu origem ao cartaz e ao catálogo, é da autoria de uma criança: Maria Inês Rocha (8 anos), neta do Mário Rocha, que vem demonstrando interesse e predisposição pelas artes. Nesta edição, o avô tornou-a protagonista. Mas há mesmo uma parte da Arte da Leira dedicado apenas a trabalhos de crianças, além da Maria Inês, participam a Ana Marta (11 anos), Catarina Tomaz (9 anos), Sebastião Rocha (3 anos) e Violeta Mouteira (3 anos), para além de estar patente um projeto – escultura: “A Arte dos Cabeçudos” – dos alunos da EB1/JI de Carvoeiro – Agrupamento de Escolas de Barroselas. 

No próprio catálogo da 27ª edição, é citada a propósito das “Crianças na Arte na Leira”, Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, por ocasião da Semana Internacional da Educação Artístic: “A criatividade cria a resiliência de que precisamos em tempos de crise. Ela deve ser alimentada desde a mais tenra idade para liberar a imaginação, despertar a curiosidade e desenvolver o apreço pela riqueza do talento e da diversidade humana. A educação é onde isso começa”.

Na 27ª edição da Arte na Leira encontramos muitos outros trabalhos, de outros convidados, os  artistas mais “velhos”, maioritariamente na área da pintura, mas também escultura, desenho, fotografia, joalharia, etc. 

A Arte na Leira é sempre uma agradável surpresa, uma galaria encantadora onde a arte convive com a ruralidade, aqui e ali muito tosca mesmo, como as pedras que servem de mesas, com cadeiras onde nos podemos sentar a admirar as obras ou apenas a conversar, ali, no meio da serra, entre a natureza verde e a rudeza das pedras.    

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 6 Setembro, 2025

Portugal renasce no Europeu de hóquei em patins e vai disputar final contra a França

Depois de um início difícil, com três derrotas na fase de grupos, a seleção portuguesa de hóquei em patins mostrou uma recuperação impressionante e garantiu a presença na final do Campeonato Europeu. Numa partida eletrizante disputada no pavilhão de Lordelo, Portugal venceu a Espanha nas grandes penalidades, após um empate a dois golos no tempo regulamentar.

Desporto 5 Setembro, 2025

Juventude Viana vence OC Barcelos e conquista XIV Taça Crédito Agrícola do Noroeste

O Pavilhão José Natário foi esta sexta-feira palco de mais um emocionante capítulo do clássico minhoto entre Juventude Viana e Óquei Clube de Barcelos. Na XIV edição da Taça Crédito Agrícola do Noroeste, os vianenses venceram por 2-1, com um golo decisivo nos derradeiros 30 segundos da partida.

Música 5 Setembro, 2025

Fillas de Cassandra animam Palco da Liberdade no Festival Viana Bate Forte

A aguardada atuação das Fillas de Cassandra promete ser um dos grandes momentos da edição deste ano do Festival Viana Bate Forte. No sábado, dia 13, às 00h30, o duo sobe ao Palco da Liberdade, localizado na Praça da Liberdade, para um concerto que já está a gerar grande expectativa entre os amantes da música na região.

Regional 5 Setembro, 2025

“Rua a Brincar” enche o centro histórico de Viana do Castelo de alegria aos sábados

Todos os sábados de setembro, o centro histórico de Viana do Castelo transforma-se num espaço vibrante de alegria, convívio e criatividade com o regresso do projeto Rua a Brincar.

Desporto 5 Setembro, 2025

Santa Luzia FC estreia-se frente ao campeão nacional na jornada inaugural da Liga Feminina Placard

A edição 2025/2026 da Liga Feminina Placard arranca este sábado, 6 de setembro, e a primeira jornada reserva desde logo um dos duelos mais aguardados da época: o Santa Luzia FC, vice-campeão nacional, desloca-se ao terreno do GCR Nun’Álvares, atual detentor do título, num jogo marcado para as 19h30, em Fafe. A partida terá transmissão em direto no Canal 11.

Regional 5 Setembro, 2025

IPVC disponibiliza bolsas e apoios para estudantes em várias áreas de necessidade

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tem disponíveis várias bolsas e apoios destinados a estudantes do ensino superior, com o objetivo de garantir condições de equidade no acesso e permanência no ensino superior. Os apoios abrangem áreas como alimentação, alojamento, material de estudo, estágios e integração de estudantes internacionais.

Regional 5 Setembro, 2025

Incêndios: Município de Ponte da Barca entrega alimento para abelhas a apicultores afetados

A Câmara Municipal de Ponte da Barca distribuiu cerca de 1800 quilos de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias mais afetadas pelos incêndios que devastaram o concelho em julho.