A 26ª edição da Arte na Leira abre portas sábado, no final da tarde. A mostra promovida pelo artista Mário Rocha é, a cada ano, uma extraordinária surpresa que se renova, por muitos motivos, mas sobretudo pela singularidade de misturar, numa simbiose perfeita, a arte moderna e a rudeza imponente da Serra d’Arga.
“E, de repente, chegamos à 26ª edição da Arte na Leira. Esta mostra realmente excecional, é um caso de longevidade, é um caso de persistência, é um caso de sucesso, é um caso de valor, de grande valor. Um valor que acrescenta prestígio ao nosso concelho, a todos nós”, sublinha o Presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages.
Sábado, 20 de julho, pelas 18h00, a exposição abre ao público e fica patente, na Casa do Marco, em Arga de Baixo, até 18 de agosto, podendo ser visitada todos os dias entre as 10h00 e as 19h00.
Quem visita a Arte na Leira tem, por norma, oportunidade de conviver com o seu promotor, que está pela casa e pela leira e vai recebendo os visitantes com a franqueza e simpatia que o caraterizam. Aliás, recebe o público naquela que é hoje a sua casa permanente e onde tem o seu atelier, porque o pintor decidiu há alguns anos trocar o bulício da cidade pela quietude da serra e mudou-se por inteiro para a Casa da Leira. Uma mistura de públicos improvável, porque tanto visitam a mostra artistas, gente do Porto, de Lisboa, vindo de propósito para ver os trabalhos, como pessoas que estão por cá de férias ou até os vizinhos, que aprenderam há 26 anos a conviver com a arte moderna, própria de outros ambientes.
A Arte na Leira é provavelmente um fenómeno de caraterísticas únicas que “deram certo”: “o Mário Rocha, talvez com aquela simplicidade de quem sonha e acredita sem reconhecer obstáculos, numa quase ingenuidade que só os artistas e as crianças partilham, há 26 anos, quis fazer o improvável – e fez! Podia ter sido uma aventura inconsequente, podia ter sido um caso isolado em que a serra se transformava em galeria, os montes inóspitos recebiam a visita de quem porventura, vindo de todo o lado, nunca teria tido de outra forma o privilégio de conhecer a nossa Serra d’Arga”, diz Rui Lages.
O Presidente da Câmara ainda acrescenta: “no máximo, podiam ter acontecido edições intermitentes, ano sim, outros uns tantos não, sim de novo. Mas não é nada disso. Nem a pandemia que ‘congelou’ o mundo foi capaz de contaminar a Arte na Leira. É imperturbável e incrivelmente inabalável, tem a robustez das pedras que povoam a serra. Estamos, como sempre, curiosos e ansiosos por conhecer a Arte na Leira 2024”.

A tradição do Carnaval voltou a encher de cor e alegria o concelho, com a participação de cerca de 130 utentes das instituições de solidariedade social (IPSS) locais, que se reuniram esta quarta-feira no Parque de Lazer do Castelinho.
O SC Vianense venceu, na manhã deste domingo, no terreno da Associação Desportiva do Machico, por 2-3, em partida a contar para a 19.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A Juventude de Viana empatou (3-3) com o HA Cambra, este sábado, no Pavilhão José Natário, em jogo da 17.ª jornada do Campeonato Nacional de 2.ª Divisão de hóquei em patins. Foi o primeiro empate da Juventude nesta temporada, que manteve, contudo, a liderança isolada com 46 pontos em 17 jogos (15 vitórias, uma derrota e um empate).
A Secretária de Estado do Ensino Superior, Cláudia Sarrico, deslocou-se esta sexta-feira ao Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) para uma reunião no âmbito do ciclo de auscultações às instituições de ensino superior.
O Santa Luzia FC empatou este sábado a três golos frente ao GD Árvore, em partida referente à 17.ª jornada da Liga Feminina Placard, disputada no Pavilhão Municipal José Natário. A formação vianense recuperou de uma desvantagem de dois golos nos minutos finais, somando um ponto perante o seu público.
O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, visitou vários pontos do distrito de Viana do Castelo para avaliar os estragos provocados pelas recentes tempestades e apelou a todos os partidos e entidades para se envolverem na execução do Plano de Transformação, Recuperação e Resiliência (PTRR).
Viana do Castelo vai ser palco de um espetáculo único de K-Pop no próximo sábado, 11 de abril, no Centro Cultural Viana do Castelo, a partir das 15h00.