Este domingo, com partida pelas 10h30, junto da Praça Marques Júnior, realizam-se a JSC 25ª Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração e a 23ª Caminhada, eventos de promoção da prática desportiva que vão contar com a participação de cerca de 4.000 atletas que pretendem prestar homenagem à atleta vianense Manuela Machado, campeã mundial da maratona em 1995.
A prova principal percorre uma distância oficial de 21.095 metros, de acordo com as normas da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e conta com 40% de inscritos vindos da vizinha Espanha, reunindo ainda participações de diversos países, com destaque para França e Brasil.
Em simultâneo, realiza-se a 23ª Caminhada Viana Fica no Coração com caráter solidário, já que a totalidade do valor das inscrições (2 euros por pessoa) reverte para a Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo. A caminhada será um percurso de 5 kms, em plano, num convite às famílias e à solidariedade.
Com organização da Cyclones Atlético Clube e apoio da Câmara Municipal Viana do Castelo, as duas provas têm partida da Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo.
A Viana TV vai acompanhar de perto esta prova. Fique atento.

Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.