Vinte e cinco seniores do concelho de Vila Nova de Cerveira estão a participar ativamente na primeira fase de testes do projeto europeu "Prepario". Uma preparação conectada e automatizada de alimentos apoiada por um forno de micro-ondas "revolucionário", que pretende assegurar uma melhor qualidade de vida e de autonomia.
A reação dos utentes a este tipo de solução será partilhada, anonimamente, numa plataforma digital, por forma a contribuir para que o mecanismo seja o mais adequado possível em função das reais necessidades.
Em toda a Europa, apenas o Município de Vila Nova de Cerveira e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa foram aceites neste projeto de testagem do forno de micro-ondas “amigo” dos idosos, com tecnologia das empresas dinamarquesas e austríacas envolvidas. O objetivo “é evitar processos de aquecimento ineficientes, que podem deteriorar a experiência alimentar aos utentes, como também aumentar os riscos de desnutrição quando as refeições são degradadas e/ou não são consumidas”, esclareceu a autarquia.
A fase de testes encontra-se a decorrer até ao final de abril, sendo os usuários desafiados a avaliar, no final, se a interface do forno de micro-ondas é intuitiva, se a temperatura da comida é satisfatória e se a sonda de temperatura sem fio é facilmente manuseável.
Com um investimento superior a um milhão de euros, cofinanciado pela Comissão Europeia e pela Fundação de Ciência e Tecnologia, o projeto europeu “Prepario” (Connected and Automated Food Preparation Platform), enquadrado no Programa AAL (Active Assisted Living Programme), conta com coordenação de Senserna (Dinamarca), e como parceiros Exthex GmbH (Áustria), Joanneum Research (Áustria), Det Danske Madhus A/S (Dinamarca), o Município de Vila Nova de Cerveira e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
A seleção portuguesa feminina de futebol vai defrontar a República Checa no play-off final de apuramento para o Euro2025, ao derrotar o Azerbaijão 4-0, na segunda mão da primeira ronda de qualificação.
Vila Nova de Cerveira e Natal. O local e a quadra festiva completamente ligados por um evento, anualmente, dinamizado pela Câmara Municipal e que já integra o roteiro de visita obrigatória de milhares de pessoas imbuídas pelo espírito natalício.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) participou na sessão de lançamento do projeto Agrosocial, uma iniciativa financiada pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, que visa promover o desenvolvimento rural sustentável através da transformação digital das cooperativas agroalimentares e do incentivo ao empreendedorismo social.
Dezenas de especialistas nacionais e internacionais reuniram-se na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo, no âmbito do SIEFLAS 2024, para refletir sobre os desafios e inovações na Educação Física, Lazer e Saúde. O evento, organizado pela ESE-IPVC, ficou marcado pela partilha de boas práticas e propostas de reformas estruturais.
O festival de teatro de Viana do Castelo, que vai decorrer de 8 a 17 de novembro, vai apresentar 12 espetáculos no teatro Sá de Miranda, um deles pela companhia Chapitô, integrada pela primeira vez na programação do certame.
A "Mamãs Sem Dúvidas" vai promover esta quarta-feira, 30 de outubro, entre as 21h00 e as 22h00, mais uma edição do Curso Flash, em formato online. Com o tema "Alimentação e Nutrição na Gestação", este evento online permitirá esclarecer as futuras mamãs sobre os cuidados que devem ter quanto à sua alimentação.
Os portugueses Da Weasel são a primeira banda confirmada na edição de 2025 do festival de Vilar de Mouros, marcada para os dias 21, 22 e 23 de agosto.