O Município de Ponte de Lima acolheu entre os dias 4 e 5 de março o I Congresso Ponte de Lima: do Neolítico à Idade Média que pretendeu assinalar o início das celebrações dos nove séculos da atribuição do foral de D. Teresa, que antes mesmo do despontar da nacionalidade fez Vila o lugar de Ponte, em 4 de março de 1125.
O evento contou com a presença de 25 professores universitários e investigadores das universidades do Porto, Coimbra, Minho e Nova de Lisboa, que presentearam Ponte de Lima e todos os presentes com estudos de elevado valor sobre diversas temáticas da história do concelho, desde o período mais remoto até à Idade Média. A iniciativa teve ainda como objetivo estimular a reflexão e promover o debate em torno da preservação e valorização da memória coletiva e do património material e imaterial.
Seguir-se-á um segundo congresso, agendado para os dias 14, 15 e 16 de novembro, cuja temática incidirá sobre os períodos modernos e contemporâneo da história de Ponte de Lima.
A Juventude Viana desloca-se esta sexta-feira, 13 de fevereiro, à Ilha do Pico, nos Açores, para defrontar o Candelária, em partida referente aos oitavos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O encontro está agendado para as 21h30 locais (22h30 no continente) e será disputado a uma só mão.
Arcos de Valdevez acolheu a Reunião Ordinária do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, realizada nas instalações da Câmara Municipal. O encontro reuniu autarcas e representantes dos municípios da região para debater planeamento e gestão estratégica do desenvolvimento económico, social e ambiental.
Os feirantes da Feira Semanal de Vila Nova de Cerveira vão continuar a pagar menos em 2026. A Câmara Municipal decidiu manter a cobrança correspondente a 48 feiras anuais, em vez das habituais 52, medida que tem vindo a ser aplicada nos últimos anos.
Decorreu esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, a cerimónia de tomada de posse de Ricardo Alberto de Sá Castro Afonso, como diretor do Agrupamento de Escolas de Monserrate.
A freguesia de Santa Marta de Portuzelo, no concelho de Viana do Castelo, mobilizou-se para apoiar as populações afetadas pela depressão Kristin. Um empresário local doou material e garantiu o transporte para as zonas mais atingidas.
A Força Aérea Portuguesa mantém 560 militares no terreno no âmbito da operação de apoio às populações afetadas, com ações coordenadas em várias regiões do país e resposta operacional permanente.
Um aluimento pontual no pavimento junto ao topo norte do paredão da Praia de Moledo, no concelho de Caminha, obrigou à interdição preventiva da área e à realização de uma intervenção urgente de estabilização, informou o Município.