O Município de Valença realiza esta quinta-feira, dia 25 de abril, uma sessão solene de comemoração dos 50 anos do 25 de abril, a partir das 9h30, nos Paços do Concelho. Nesta sessão serão homenageados os 12 presidentes eleitos da Assembleia Municipal, da história democrática do concelho.
De acordo com a autarquia, o gesto simbólico pretende “reconhecer, na pessoa dos presidentes das Assembleias, todos os cidadãos valencianos que ao longo destes 50 anos deram corpo e voz às instituições democráticas do concelho, em especial a Assembleia Municipal”.
No ato serão homenageados: Henrique José Esteves Guimil; Manuel Romano Lobato; Abílio Vieira de Sousa; Mário José das Dores Lourenço Gomes; Serafim Correia de Sousa; Manuel da Cunha Rodrigues; Júlio Manuel Alvares Pestana; António Jorge Gonçalves e Gama de Oliveira; José António Lopes Nogueira; Manuel Álvaro Guimarães Gomes e Alberto Luís de Oliveira Vilas.
Antecede a sessão solene o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, ao som do Hino de Portugal e da Grândola Vila Morena a cargo da Associação Musical de São Pedro da Torre.
Na Praça da República estará patente ao público a exposição “O Cravo que Resiste”, uma mostra de cartazes comemorativos da Revolução dos Cravos, da Associação 25 da Associação 25 de Abril.
Na praça será inaugurada, também, a escultura “O Cravo que Resiste” , uma escultura metálica do artista António Nunes.
A Largada de Pombos da Liberdade decorrerá na Praça da República a cargo da União Columbófila Valenciana.
Os atos comemorativos oficiais encerrarão com a atuação da Associação Musical de São Pedro da Torre, na Praça da República que interpretará músicas alusivas de época.
Para além desta programação os atos comemorativos dos “50 Anos da Revolução dos Cravos” em Valença contam com uma ampla programação que se prolonga até ao fim do mês.

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.