O Município de Valença realiza esta quinta-feira, dia 25 de abril, uma sessão solene de comemoração dos 50 anos do 25 de abril, a partir das 9h30, nos Paços do Concelho. Nesta sessão serão homenageados os 12 presidentes eleitos da Assembleia Municipal, da história democrática do concelho.
De acordo com a autarquia, o gesto simbólico pretende “reconhecer, na pessoa dos presidentes das Assembleias, todos os cidadãos valencianos que ao longo destes 50 anos deram corpo e voz às instituições democráticas do concelho, em especial a Assembleia Municipal”.
No ato serão homenageados: Henrique José Esteves Guimil; Manuel Romano Lobato; Abílio Vieira de Sousa; Mário José das Dores Lourenço Gomes; Serafim Correia de Sousa; Manuel da Cunha Rodrigues; Júlio Manuel Alvares Pestana; António Jorge Gonçalves e Gama de Oliveira; José António Lopes Nogueira; Manuel Álvaro Guimarães Gomes e Alberto Luís de Oliveira Vilas.
Antecede a sessão solene o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, ao som do Hino de Portugal e da Grândola Vila Morena a cargo da Associação Musical de São Pedro da Torre.
Na Praça da República estará patente ao público a exposição “O Cravo que Resiste”, uma mostra de cartazes comemorativos da Revolução dos Cravos, da Associação 25 da Associação 25 de Abril.
Na praça será inaugurada, também, a escultura “O Cravo que Resiste” , uma escultura metálica do artista António Nunes.
A Largada de Pombos da Liberdade decorrerá na Praça da República a cargo da União Columbófila Valenciana.
Os atos comemorativos oficiais encerrarão com a atuação da Associação Musical de São Pedro da Torre, na Praça da República que interpretará músicas alusivas de época.
Para além desta programação os atos comemorativos dos “50 Anos da Revolução dos Cravos” em Valença contam com uma ampla programação que se prolonga até ao fim do mês.

O domingo começou mais calmo em Portugal, com uma redução do vento após dias de tempestade, mas a chuva continua a marcar presença e deverá intensificar-se ao final do dia, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo dia 25 de fevereiro, mais uma iniciativa dedicada ao espírito do Caminho de Santiago e à partilha de experiências entre peregrinos. O encontro, designado “Chá do Peregrino”, está marcado para as 21h15, na Casa dos Nichos, no centro histórico da cidade.
Vila Nova de Cerveira vai celebrar o Dia dos Namorados com cultura e emoção, através da apresentação do bailado contemporâneo “Romeu & Julieta”, pela Quorum Dance Company. O espetáculo sobe ao palco do Palco das Artes no próximo 14 de fevereiro, às 21h30, com entrada livre, numa iniciativa promovida pelo Município.
A Juventude Viana desloca-se este sábado a Espinho, às 21h30, para enfrentar a Associação Académica de Espinho na 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
O Município de Ponte da Barca está a dar um passo importante na aproximação aos munícipes com a reestruturação e modernização do seu portal institucional. O objetivo é tornar a comunicação mais eficiente e melhorar o acesso aos serviços municipais.
Viana do Castelo vai receber hoje, sábado, um duelo de alto nível do futsal feminino nacional. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore, às 18h00, no Pavilhão José Natário, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.
Rui Felgueiras foi eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, sucedendo no cargo a Licínio Torre, na sequência das eleições internas realizadas esta semana.