O Município de Valença realiza esta quinta-feira, dia 25 de abril, uma sessão solene de comemoração dos 50 anos do 25 de abril, a partir das 9h30, nos Paços do Concelho. Nesta sessão serão homenageados os 12 presidentes eleitos da Assembleia Municipal, da história democrática do concelho.
De acordo com a autarquia, o gesto simbólico pretende “reconhecer, na pessoa dos presidentes das Assembleias, todos os cidadãos valencianos que ao longo destes 50 anos deram corpo e voz às instituições democráticas do concelho, em especial a Assembleia Municipal”.
No ato serão homenageados: Henrique José Esteves Guimil; Manuel Romano Lobato; Abílio Vieira de Sousa; Mário José das Dores Lourenço Gomes; Serafim Correia de Sousa; Manuel da Cunha Rodrigues; Júlio Manuel Alvares Pestana; António Jorge Gonçalves e Gama de Oliveira; José António Lopes Nogueira; Manuel Álvaro Guimarães Gomes e Alberto Luís de Oliveira Vilas.
Antecede a sessão solene o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, ao som do Hino de Portugal e da Grândola Vila Morena a cargo da Associação Musical de São Pedro da Torre.
Na Praça da República estará patente ao público a exposição “O Cravo que Resiste”, uma mostra de cartazes comemorativos da Revolução dos Cravos, da Associação 25 da Associação 25 de Abril.
Na praça será inaugurada, também, a escultura “O Cravo que Resiste” , uma escultura metálica do artista António Nunes.
A Largada de Pombos da Liberdade decorrerá na Praça da República a cargo da União Columbófila Valenciana.
Os atos comemorativos oficiais encerrarão com a atuação da Associação Musical de São Pedro da Torre, na Praça da República que interpretará músicas alusivas de época.
Para além desta programação os atos comemorativos dos “50 Anos da Revolução dos Cravos” em Valença contam com uma ampla programação que se prolonga até ao fim do mês.
O Santa Luzia Futebol Clube entra em campo este domingo, 14 de setembro, às 18h00, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, para disputar o seu primeiro jogo oficial em casa da temporada 2025/2026, frente à equipa do Águias de Santa Marta.
Nem a chuva que se fez sentir no início da noite de sábado conseguiu travar o entusiasmo das centenas de pessoas que voltaram ao centro histórico de Viana do Castelo para o segundo dia do festival “Viana Bate Forte”.
O SC Vianense recebe este domingo, pelas 15h00, o AR São Martinho no Estádio Dr. José de Matos, em jogo da 4.ª jornada do Campeonato de Portugal – Série A, numa partida que opõe duas equipas em busca da primeira vitória na competição.
Já se encontram em Viana do Castelo os dois primeiros autocarros 100% elétricos que vão integrar o novo sistema de transportes urbanos TuViana, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo. Trata-se de dois mini-autocarros que vão operar nos circuitos do centro histórico, periferia da cidade e freguesia de Darque.
A banda portuguesa D.A.M.A acaba de lançar “Rio do Esquecimento”, um tema que cruza o universo pop com as raízes culturais do Minho e presta uma sentida homenagem a Ponte de Lima. Inspirados pela história, pelas festas e pelas gentes da vila mais antiga de Portugal, os músicos mergulham na tradição para criar uma canção que marca o arranque do seu próximo projeto discográfico: Canções Portuguesas Bonitas Vol. II.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será palco de uma noite memorável com o regresso de uma das duplas mais acarinhadas do humor nacional: Quim Roscas & Zeca Estacionâncio. O espetáculo está marcado para sábado, dia 15 de novembro, às 21h30, prometendo muitas gargalhadas e momentos inesquecíveis.
O Cine Teatro João Verde recebe, no próximo dia 24 de outubro, pelas 21h30, mais uma sessão do espetáculo “Conta-me Histórias”, que desta vez terá como convidada especial a reconhecida cantora portuguesa Marisa Liz.