O Município de Valença realiza esta quinta-feira, dia 25 de abril, uma sessão solene de comemoração dos 50 anos do 25 de abril, a partir das 9h30, nos Paços do Concelho. Nesta sessão serão homenageados os 12 presidentes eleitos da Assembleia Municipal, da história democrática do concelho.
De acordo com a autarquia, o gesto simbólico pretende “reconhecer, na pessoa dos presidentes das Assembleias, todos os cidadãos valencianos que ao longo destes 50 anos deram corpo e voz às instituições democráticas do concelho, em especial a Assembleia Municipal”.
No ato serão homenageados: Henrique José Esteves Guimil; Manuel Romano Lobato; Abílio Vieira de Sousa; Mário José das Dores Lourenço Gomes; Serafim Correia de Sousa; Manuel da Cunha Rodrigues; Júlio Manuel Alvares Pestana; António Jorge Gonçalves e Gama de Oliveira; José António Lopes Nogueira; Manuel Álvaro Guimarães Gomes e Alberto Luís de Oliveira Vilas.
Antecede a sessão solene o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, ao som do Hino de Portugal e da Grândola Vila Morena a cargo da Associação Musical de São Pedro da Torre.
Na Praça da República estará patente ao público a exposição “O Cravo que Resiste”, uma mostra de cartazes comemorativos da Revolução dos Cravos, da Associação 25 da Associação 25 de Abril.
Na praça será inaugurada, também, a escultura “O Cravo que Resiste” , uma escultura metálica do artista António Nunes.
A Largada de Pombos da Liberdade decorrerá na Praça da República a cargo da União Columbófila Valenciana.
Os atos comemorativos oficiais encerrarão com a atuação da Associação Musical de São Pedro da Torre, na Praça da República que interpretará músicas alusivas de época.
Para além desta programação os atos comemorativos dos “50 Anos da Revolução dos Cravos” em Valença contam com uma ampla programação que se prolonga até ao fim do mês.

A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.