Até 15 de abril, o Município de Valença está a acolher a iniciativa "Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência" em 23 restaurantes locais.
A iniciativa da Adriminho, em parceria com o Turismo Porto e Norte, a Câmara Municipal de Valença e a restauração local, pretende ser uma oportunidade para os apreciadores da lampreia saborearem a oferta gastronómica da restauração valenciana.
A ‘Adega do João’, o ‘Solar do Bacalhau’ (encerrado no mês de fevereiro), a ‘Coroa Verde’, o ‘Baluarte’, o ‘Bom Jesus’, o ‘Limoeiro’, o ‘Fonte D’Ouro’, o ‘Merendola’, o ‘Muralha’, ‘O Campónio’, ‘O Faz Figuras’, ‘O Escondido’, ‘O Neves’, o ‘Cristina’, a ‘Senhora da Cabeça’, a ‘Pousada de S. Teotónio’, o ‘Stop’, o ‘Mané’, o ‘Fronteira – Gastrobar’, o ‘N9ve Letras’, a ‘Estação da Torre’ e ‘O Recanto’ são os restaurantes aderentes.

A época da lampreia na restauração valenciana prolonga-se até finais de abril e tem o seu ponto alto no Festival Gastronómico dos Sabores da Lampreia, no fim de semana de 15 a 17 de março, em São Pedro da Torre.
A tradição apresenta a lampreia, em Valença, à bordalesa, em arroz de lampreia, recheada, assada no forno ou na brasa.
As lampreias são pescadas, sobretudo, nas redadas dos pescadores das comunidades de São Pedro da Torre e Cristelo Côvo que exercem a sua atividade no curso internacional do rio Minho desde o sul das ilhas de Verdoejo.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.