Até 15 de abril, o Município de Valença está a acolher a iniciativa "Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência" em 23 restaurantes locais.
A iniciativa da Adriminho, em parceria com o Turismo Porto e Norte, a Câmara Municipal de Valença e a restauração local, pretende ser uma oportunidade para os apreciadores da lampreia saborearem a oferta gastronómica da restauração valenciana.
A ‘Adega do João’, o ‘Solar do Bacalhau’ (encerrado no mês de fevereiro), a ‘Coroa Verde’, o ‘Baluarte’, o ‘Bom Jesus’, o ‘Limoeiro’, o ‘Fonte D’Ouro’, o ‘Merendola’, o ‘Muralha’, ‘O Campónio’, ‘O Faz Figuras’, ‘O Escondido’, ‘O Neves’, o ‘Cristina’, a ‘Senhora da Cabeça’, a ‘Pousada de S. Teotónio’, o ‘Stop’, o ‘Mané’, o ‘Fronteira – Gastrobar’, o ‘N9ve Letras’, a ‘Estação da Torre’ e ‘O Recanto’ são os restaurantes aderentes.
A época da lampreia na restauração valenciana prolonga-se até finais de abril e tem o seu ponto alto no Festival Gastronómico dos Sabores da Lampreia, no fim de semana de 15 a 17 de março, em São Pedro da Torre.
A tradição apresenta a lampreia, em Valença, à bordalesa, em arroz de lampreia, recheada, assada no forno ou na brasa.
As lampreias são pescadas, sobretudo, nas redadas dos pescadores das comunidades de São Pedro da Torre e Cristelo Côvo que exercem a sua atividade no curso internacional do rio Minho desde o sul das ilhas de Verdoejo.
A contagem decrescente já começou para mais um dos momentos altos do Festival Viana Bate Forte, que promete encher a cidade de música, energia e emoção. No próximo sábado, dia 13 de setembro, às 23h00, a banda Todagente sobe ao Palco da Erva (Praça da Erva) para um concerto com entrada totalmente livre.
A tauromaquia volta a marcar presença nas Feiras Novas de Ponte de Lima, com uma corrida de touros agendada para domingo, 14 de setembro, às 18h00, no Picadeiro Grande da Expolima. O espetáculo integra o programa oficial das Feiras Novas que acontecem este ano entre 10 e 15 de setembro.
O Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo realizou, na primeira semana de setembro, várias operações direcionadas para o combate à criminalidade, fiscalização rodoviária, proteção ambiental e ações de proximidade junto da população.
Está patente no Museu Municipal de Caminha, até 24 de outubro, a exposição “Caminha Vista pelos Estrangeiros – Livros de propaganda de viagem publicados no estrangeiro entre 1820-1974”. A mostra reúne mais de dois mil livros e documentos que retratam a imagem do concelho aos olhos de viajantes estrangeiros ao longo de mais de 150 anos.
A Praça da República foi palco, no sábado passado, de um Encontro de Bandas de Gaitas que juntou grupos tradicionais de Portugal e Espanha, numa iniciativa que promoveu a cultura celta e os laços transfronteiriços.
A Academia de Futsal do Santa Luzia Futebol Clube realizou, nos dias 7 e 8 de setembro, o seu estágio de pré-época no Complexo Desportivo de Melgaço. A iniciativa marcou o arranque oficial da temporada 2025/2026 para os escalões de formação do clube.
Entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, a PSP de Viana do Castelo realizou três detenções no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, com vista à manutenção da ordem e segurança públicas na sua área de jurisdição.