Até 15 de abril, o Município de Valença está a acolher a iniciativa "Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência" em 23 restaurantes locais.
A iniciativa da Adriminho, em parceria com o Turismo Porto e Norte, a Câmara Municipal de Valença e a restauração local, pretende ser uma oportunidade para os apreciadores da lampreia saborearem a oferta gastronómica da restauração valenciana.
A ‘Adega do João’, o ‘Solar do Bacalhau’ (encerrado no mês de fevereiro), a ‘Coroa Verde’, o ‘Baluarte’, o ‘Bom Jesus’, o ‘Limoeiro’, o ‘Fonte D’Ouro’, o ‘Merendola’, o ‘Muralha’, ‘O Campónio’, ‘O Faz Figuras’, ‘O Escondido’, ‘O Neves’, o ‘Cristina’, a ‘Senhora da Cabeça’, a ‘Pousada de S. Teotónio’, o ‘Stop’, o ‘Mané’, o ‘Fronteira – Gastrobar’, o ‘N9ve Letras’, a ‘Estação da Torre’ e ‘O Recanto’ são os restaurantes aderentes.

A época da lampreia na restauração valenciana prolonga-se até finais de abril e tem o seu ponto alto no Festival Gastronómico dos Sabores da Lampreia, no fim de semana de 15 a 17 de março, em São Pedro da Torre.
A tradição apresenta a lampreia, em Valença, à bordalesa, em arroz de lampreia, recheada, assada no forno ou na brasa.
As lampreias são pescadas, sobretudo, nas redadas dos pescadores das comunidades de São Pedro da Torre e Cristelo Côvo que exercem a sua atividade no curso internacional do rio Minho desde o sul das ilhas de Verdoejo.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.