Durante o mês de janeiro, 21 grupos do concelho vão “Cantar as Janeiras” no centro histórico vianense, dinamizando a cidade e o comércio tradicional no primeiro mês de 2024. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e decorre entre os dias 6 e 28 de janeiro.
Como já é habitual e com o objetivo de promover a atividade cultural de grande tradição, o Município de Viana do Castelo volta a promover o “Cantar as Janeiras”.
No primeiro fim-de-semana, vai atuar o Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo, dia 6 janeiro durante a manhã bem como Grupo Folclórico das Bordadeiras da Casa do Povo de Cardielos.
O dia 7 de janeiro, da parte da manhã, fica a cargo do Rancho Folclórico das Terras de Geraz.
As Cantadeiras do Vale do Neiva participam no dia 13 janeiro de manhã, o Grupo Etnográfico de Areosa no dia 13 janeiro à tarde, assim como o Sport União Cardielense e o Grupo Danças e Cantares da Casa do Povo de Vila Nova de Anha.
No fim-de-semana seguinte, dia 20 de janeiro, a Ronda Típica de Carreço vai “Cantar as Janeiras” de manhã, ficando a tarde para a Methamorphys – Casulo Abrigo, Janeiras da Associação de Moradores da Abelheira e a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo,
No domingo dia 21 de janeiro de manhã é o Grupo de Danças e Cantares de Perre e o grupo Cantabunito e Modilhas do Neiva – Associação A Mó da parte da tarde.
O programa encerra no último fim de semana do mês, com o Grupo de Danças e Cantares de Serreleis no dia 27 janeiro, durante a manhã, assim como o grupo das Cantigas da Rapaziada – Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, a Escola de Folclore de Santa Marta de Portuzelo, e ZEPAM – Zé Pedro Associação Musical e o Grupo Etnofolclórico Renascer de Areosa durante a tarde.
No dia 28 de janeiro o Grupo de Janeiras do Sport Clube Vianense atuam durante a manhã e o Grupo de Janeiras da Associação Desportiva e Cultural de Anha da parte da tarde.

O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.