Durante o mês de janeiro, 21 grupos do concelho vão “Cantar as Janeiras” no centro histórico vianense, dinamizando a cidade e o comércio tradicional no primeiro mês de 2024. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e decorre entre os dias 6 e 28 de janeiro.
Como já é habitual e com o objetivo de promover a atividade cultural de grande tradição, o Município de Viana do Castelo volta a promover o “Cantar as Janeiras”.
No primeiro fim-de-semana, vai atuar o Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo, dia 6 janeiro durante a manhã bem como Grupo Folclórico das Bordadeiras da Casa do Povo de Cardielos.
O dia 7 de janeiro, da parte da manhã, fica a cargo do Rancho Folclórico das Terras de Geraz.
As Cantadeiras do Vale do Neiva participam no dia 13 janeiro de manhã, o Grupo Etnográfico de Areosa no dia 13 janeiro à tarde, assim como o Sport União Cardielense e o Grupo Danças e Cantares da Casa do Povo de Vila Nova de Anha.
No fim-de-semana seguinte, dia 20 de janeiro, a Ronda Típica de Carreço vai “Cantar as Janeiras” de manhã, ficando a tarde para a Methamorphys – Casulo Abrigo, Janeiras da Associação de Moradores da Abelheira e a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo,
No domingo dia 21 de janeiro de manhã é o Grupo de Danças e Cantares de Perre e o grupo Cantabunito e Modilhas do Neiva – Associação A Mó da parte da tarde.
O programa encerra no último fim de semana do mês, com o Grupo de Danças e Cantares de Serreleis no dia 27 janeiro, durante a manhã, assim como o grupo das Cantigas da Rapaziada – Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, a Escola de Folclore de Santa Marta de Portuzelo, e ZEPAM – Zé Pedro Associação Musical e o Grupo Etnofolclórico Renascer de Areosa durante a tarde.
No dia 28 de janeiro o Grupo de Janeiras do Sport Clube Vianense atuam durante a manhã e o Grupo de Janeiras da Associação Desportiva e Cultural de Anha da parte da tarde.

O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.
Nos últimos quatro dias, GNR e PSP detiveram uma média diária de 76 condutores por condução sob efeito de álcool, totalizando 304 detenções desde 18 de dezembro — 182 pela GNR e 122 pela PSP.
Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.
Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.