Durante o mês de janeiro, 21 grupos do concelho vão “Cantar as Janeiras” no centro histórico vianense, dinamizando a cidade e o comércio tradicional no primeiro mês de 2024. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e decorre entre os dias 6 e 28 de janeiro.
Como já é habitual e com o objetivo de promover a atividade cultural de grande tradição, o Município de Viana do Castelo volta a promover o “Cantar as Janeiras”.
No primeiro fim-de-semana, vai atuar o Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo, dia 6 janeiro durante a manhã bem como Grupo Folclórico das Bordadeiras da Casa do Povo de Cardielos.
O dia 7 de janeiro, da parte da manhã, fica a cargo do Rancho Folclórico das Terras de Geraz.
As Cantadeiras do Vale do Neiva participam no dia 13 janeiro de manhã, o Grupo Etnográfico de Areosa no dia 13 janeiro à tarde, assim como o Sport União Cardielense e o Grupo Danças e Cantares da Casa do Povo de Vila Nova de Anha.
No fim-de-semana seguinte, dia 20 de janeiro, a Ronda Típica de Carreço vai “Cantar as Janeiras” de manhã, ficando a tarde para a Methamorphys – Casulo Abrigo, Janeiras da Associação de Moradores da Abelheira e a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo,
No domingo dia 21 de janeiro de manhã é o Grupo de Danças e Cantares de Perre e o grupo Cantabunito e Modilhas do Neiva – Associação A Mó da parte da tarde.
O programa encerra no último fim de semana do mês, com o Grupo de Danças e Cantares de Serreleis no dia 27 janeiro, durante a manhã, assim como o grupo das Cantigas da Rapaziada – Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, a Escola de Folclore de Santa Marta de Portuzelo, e ZEPAM – Zé Pedro Associação Musical e o Grupo Etnofolclórico Renascer de Areosa durante a tarde.
No dia 28 de janeiro o Grupo de Janeiras do Sport Clube Vianense atuam durante a manhã e o Grupo de Janeiras da Associação Desportiva e Cultural de Anha da parte da tarde.

O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.