Durante o mês de janeiro, 21 grupos do concelho vão “Cantar as Janeiras” no centro histórico vianense, dinamizando a cidade e o comércio tradicional no primeiro mês de 2024. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e decorre entre os dias 6 e 28 de janeiro.
Como já é habitual e com o objetivo de promover a atividade cultural de grande tradição, o Município de Viana do Castelo volta a promover o “Cantar as Janeiras”.
No primeiro fim-de-semana, vai atuar o Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo, dia 6 janeiro durante a manhã bem como Grupo Folclórico das Bordadeiras da Casa do Povo de Cardielos.
O dia 7 de janeiro, da parte da manhã, fica a cargo do Rancho Folclórico das Terras de Geraz.
As Cantadeiras do Vale do Neiva participam no dia 13 janeiro de manhã, o Grupo Etnográfico de Areosa no dia 13 janeiro à tarde, assim como o Sport União Cardielense e o Grupo Danças e Cantares da Casa do Povo de Vila Nova de Anha.
No fim-de-semana seguinte, dia 20 de janeiro, a Ronda Típica de Carreço vai “Cantar as Janeiras” de manhã, ficando a tarde para a Methamorphys – Casulo Abrigo, Janeiras da Associação de Moradores da Abelheira e a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo,
No domingo dia 21 de janeiro de manhã é o Grupo de Danças e Cantares de Perre e o grupo Cantabunito e Modilhas do Neiva – Associação A Mó da parte da tarde.
O programa encerra no último fim de semana do mês, com o Grupo de Danças e Cantares de Serreleis no dia 27 janeiro, durante a manhã, assim como o grupo das Cantigas da Rapaziada – Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, a Escola de Folclore de Santa Marta de Portuzelo, e ZEPAM – Zé Pedro Associação Musical e o Grupo Etnofolclórico Renascer de Areosa durante a tarde.
No dia 28 de janeiro o Grupo de Janeiras do Sport Clube Vianense atuam durante a manhã e o Grupo de Janeiras da Associação Desportiva e Cultural de Anha da parte da tarde.

Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.