Entre os dias 29 de agosto a 3 de setembro, Viana do Castelo será palco do Maresia, o 1º Festival de cerveja e marisco que pretende revelar a personalidade marinheira da cidade.
Cais do Sodré Funk Connection, Fogo Fogo, Orquestra Bamba Social e Omiri são alguns dos artistas que vão passar pelo palco situado junto ao Centro Cultural, mesmo em frente ao Navio Gil Eanes.
Nesta primeira edição do festival promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela OG&Associados existirão 32 pontos de cerveja e marisco, bem como bolas de berlim para adoçar o evento.
Num recinto preparado para este festival, onde se esperam cerca de 30.000 visitantes para um épico final do mês de agosto. Cozinha de fogo ao vivo, com receitas e sugestões harmonizando marisco e cerveja, são algumas das propostas.
Cais do Sodré Funk Connection, Fogo Fogo, Orquestra Bamba Social, Omiri não podiam estar melhor acompanhados, ao lado do rufar dos Be-Dom, a que se junta a curadoria de 13 DJ’s que.
A entrada para o festival custa 5,00€ e o visitante terá como oferta uma caneca oficial do Maresia. Com a aquisição da entrada, o visitante poderá regressar a cada um dos 6 dias do festival, sendo apenas solicitado que traga a sua própria caneca oficial de cada vez que entrar no recinto (cada refill de cerveja, artesanal ou industrial, terá o custo de 4,00€).
Os pagamentos serão feitos através de MB Way ou através de fichas pré-compradas na receção. Já a alimentação é paga em dinheiro nos pontos de restauração.
Já no recinto, 32 pontos cervejeiros e de restauração vocacionada para o Marisco pela mão do Grupo Magma, as bolas famosas do Natário, e um preguinho aconchegante aguardam os visitantes.

Sendo este ano Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto, o evento vai também contar com uma vertente desportiva, em coordenação com a Associação Cervejeiros de Portugal, o Município organiza a 2ª edição da famosa corrida e caminhada Beer Runners, a mais simpática e “hidratada” corrida do país, com o intuito de fomentar bons hábitos de saúde e promover a atividade física, socializando e brindando com uma cerveja no final e apelando ao consumo responsável da bebida.
Esta é uma prova com marca registada, que tem edições por todo o mundo e que o Maresia traz a Viana do Castelo.
De terça-feira a sexta-feira, o horário será das 16h00 à 00h00 e, no sábado e no domingo, o Maresia alarga-se ao período das 12h00 à 00h00.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.