Entre os dias 29 de agosto a 3 de setembro, Viana do Castelo será palco do Maresia, o 1º Festival de cerveja e marisco que pretende revelar a personalidade marinheira da cidade.
Cais do Sodré Funk Connection, Fogo Fogo, Orquestra Bamba Social e Omiri são alguns dos artistas que vão passar pelo palco situado junto ao Centro Cultural, mesmo em frente ao Navio Gil Eanes.
Nesta primeira edição do festival promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela OG&Associados existirão 32 pontos de cerveja e marisco, bem como bolas de berlim para adoçar o evento.
Num recinto preparado para este festival, onde se esperam cerca de 30.000 visitantes para um épico final do mês de agosto. Cozinha de fogo ao vivo, com receitas e sugestões harmonizando marisco e cerveja, são algumas das propostas.
Cais do Sodré Funk Connection, Fogo Fogo, Orquestra Bamba Social, Omiri não podiam estar melhor acompanhados, ao lado do rufar dos Be-Dom, a que se junta a curadoria de 13 DJ’s que.
A entrada para o festival custa 5,00€ e o visitante terá como oferta uma caneca oficial do Maresia. Com a aquisição da entrada, o visitante poderá regressar a cada um dos 6 dias do festival, sendo apenas solicitado que traga a sua própria caneca oficial de cada vez que entrar no recinto (cada refill de cerveja, artesanal ou industrial, terá o custo de 4,00€).
Os pagamentos serão feitos através de MB Way ou através de fichas pré-compradas na receção. Já a alimentação é paga em dinheiro nos pontos de restauração.
Já no recinto, 32 pontos cervejeiros e de restauração vocacionada para o Marisco pela mão do Grupo Magma, as bolas famosas do Natário, e um preguinho aconchegante aguardam os visitantes.

Sendo este ano Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto, o evento vai também contar com uma vertente desportiva, em coordenação com a Associação Cervejeiros de Portugal, o Município organiza a 2ª edição da famosa corrida e caminhada Beer Runners, a mais simpática e “hidratada” corrida do país, com o intuito de fomentar bons hábitos de saúde e promover a atividade física, socializando e brindando com uma cerveja no final e apelando ao consumo responsável da bebida.
Esta é uma prova com marca registada, que tem edições por todo o mundo e que o Maresia traz a Viana do Castelo.
De terça-feira a sexta-feira, o horário será das 16h00 à 00h00 e, no sábado e no domingo, o Maresia alarga-se ao período das 12h00 à 00h00.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.