O Município de Ponte de Lima e o Teatro Diogo Bernardes apresentam, este mês de setembro, uma programação dedicada às comemorações do 128.º aniversário do Teatro Diogo Bernardes, com um conjunto de espetáculos dos mais variados segmentos, desde a música, o teatro, a dança e o cruzamento disciplinar, que reflete a continuação da aposta numa oferta de qualidade, diversificada e contemporânea, representativa das diversas artes de palco.
Destacamos o espetáculo de comemoração do 128.º aniversário do Teatro Diogo Bernardes, com o fadista Ricardo Ribeiro, um dos nomes incontornáveis do Fado contemporâneo, no dia 19 de setembro, quinta-feira, pelas 21h30. O fadista sobe ao palco para mais um concerto único, com “Terra Que Vale o Céu”, sendo acompanhado por José Manuel Neto na guitarra portuguesa, Carlos Manuel Proença na viola de fado e Didi Pinto no baixo.
Na área do Teatro, salientamos o espetáculo “A Grande Fantochada”, no dia 21 de setembro, pelas 21h30. “A Grande Fantochada” é um formato inédito, criado por um dos nossos mais originais humoristas, que recria a História de Portugal (e outras histórias) num espetáculo ao vivo através de marionetas – manipuladas pelo próprio Van der Ding e por Vítor D’Andrade – acompanhados pela pianista Joana Gama.
Finalmente, na programação do mês de setembro salienta-se ainda a coprodução “Maçã D’Adão” de Jonas e coreografia de Jonas & Lander, no dia 27 de setembro, pelas 21h30. Maçã d’Adão é o segundo disco do cantautor Jonas, um projeto único que reconstrói, reinterpreta e projeta dimensões do Fado que se foram perdendo ao longo do tempo. Seguindo-se, no dia 29 de setembro, pelas 16h00, o teatro musical “60 Anos de Carreira, António Sala – O Comunicador”, um espetáculo em que o humor e os afetos andam de mãos dadas e onde se irá reviver os grandes momentos da nossa história, da história da comunicação, da música e televisão com aquele que é reconhecidamente o maior comunicador português.
Todos os bilhetes para os eventos podem ser adquiridos na bilheteira física do Teatro Diogo Bernardes, de segunda a sexta feira no horário normal de funcionamento ou então online, no site da BOL – teatrodiogobernardes.bol.pt
Bilhetes à venda na bilheteira física do Teatro Diogo Bernardes ou na bilheteira eletrónica em: https://teatrodiogobernardes.bol.pt.

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.