Logo
Cultura

120 anos do nascimento de Pedro Homem de Mello celebrados no Mosteiro de São João de Cabanas

9 Setembro, 2024 | 11:04
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Realizou-se no Mosteiro de São João de Cabanas, em Afife, a cerimónia comemorativa dos 120 anos do nascimento de Pedro Homem de Mello.

A sessão decorreu no interior da Igreja do Mosteiro de São João de Cabanas, cuja reabilitação a Câmara Municipal de Viana do Castelo apoiou no âmbito do programa Valorizar o Património – 3ª fase em 35 mil euros. A cerimónia foi apresentada pela neta do poeta, Rita Homem de Melo, que considerou que unir “fado, folclore e poesia” seria “a melhor forma de homenagear Pedro Homem de Mello”.

Durante a cerimónia, o autarca vianense, Luís Nobre, considerou que Pedro Homem de Mello “teve uma grande responsabilidade no facto de Viana do Castelo ser hoje o berço da enorme riqueza cultural, etnográfica e patrimonial do Minho”. 

Luís Nobre referiu que o poeta foi “um visionário” que deixou um legado de “poemas intemporais, intergeracionais, mobilizadores, que perduram no tempo”, já que o mesmo era alguém que teve a “capacidade de envolver, motivar e incentivar a preservar a nossa cultura”.

Durante a cerimónia, foi apresentada publicamente a obra completa de Pedro Homem de Mello, Poemas, 1934-1961, Vol.1, numa comemoração que integrou palestra, poesia e folclore.

Pedro Homem de Mello, poeta e folclorista, nasceu há 120 anos. Formou-se em Direito, advogou, foi magistrado e professor liceal. Foi também autor premiado, vindo a tornar-se especialista do cantar popular, com reconhecimento enquanto dedicado folclorista.  

Entre 1934 e 1983, publicou 29 livros de poesia (incluindo duas antologias) e três obras sobre danças e cantares populares (principalmente do Noroeste de Portugal). Alguns dos seus poemas foram adaptados para fados cantados por Amália Rodrigues. Foi um apaixonado por Viana do Castelo e eternizou “Havemos de ir a Viana” e “A Minha Terra é Viana”, entre muito mais. 

Recorde-se que, recentemente, o projeto de reabilitação do Mosteiro de São João de Cabanas, que pertenceu à família de Pedro Homem de Mello, recebeu uma Menção Honrosa no European Architecture Prize Philippe Rotthier 2024.

O projeto estará patente numa exposição em Bruxelas (26 de outubro a 10 de novembro) e Bruges (7 de setembro a 4 de novembro), numa mostra que integrará a publicação com todos os trabalhos premiados e nomeados para o prémio. Entre os cerca de 200 projetos candidatos, o projeto de reabilitação do Mosteiro de Cabanas foi o único português entre os laureados. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Luís Nobre: “Faremos tudo para que o cinema continue a existir em Viana do Castelo”

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.

Cultura 3 Fevereiro, 2026

Tui e Valença celebram 14 anos de Eurocidade com concerto gratuito

O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança passe único de 20 euros e amplia rede de transportes urbanos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana do Castelo aprova tolerâncias de ponto para 2026

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Monção coloca em consulta pública regulamento de apoio aos bombeiros voluntários no pagamento do IMI

O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Executivo de Viana do Castelo aprova parecer favorável à elevação de Vila de Punhe a vila

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Concurso “Coca de Edição” desafia criatividade em torno do mítico dragão de Monção

Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.