Logo
Cultura

120 anos do nascimento de Pedro Homem de Mello celebrados no Mosteiro de São João de Cabanas

9 Setembro, 2024 | 11:04
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Realizou-se no Mosteiro de São João de Cabanas, em Afife, a cerimónia comemorativa dos 120 anos do nascimento de Pedro Homem de Mello.

A sessão decorreu no interior da Igreja do Mosteiro de São João de Cabanas, cuja reabilitação a Câmara Municipal de Viana do Castelo apoiou no âmbito do programa Valorizar o Património – 3ª fase em 35 mil euros. A cerimónia foi apresentada pela neta do poeta, Rita Homem de Melo, que considerou que unir “fado, folclore e poesia” seria “a melhor forma de homenagear Pedro Homem de Mello”.

Durante a cerimónia, o autarca vianense, Luís Nobre, considerou que Pedro Homem de Mello “teve uma grande responsabilidade no facto de Viana do Castelo ser hoje o berço da enorme riqueza cultural, etnográfica e patrimonial do Minho”. 

Luís Nobre referiu que o poeta foi “um visionário” que deixou um legado de “poemas intemporais, intergeracionais, mobilizadores, que perduram no tempo”, já que o mesmo era alguém que teve a “capacidade de envolver, motivar e incentivar a preservar a nossa cultura”.

Durante a cerimónia, foi apresentada publicamente a obra completa de Pedro Homem de Mello, Poemas, 1934-1961, Vol.1, numa comemoração que integrou palestra, poesia e folclore.

Pedro Homem de Mello, poeta e folclorista, nasceu há 120 anos. Formou-se em Direito, advogou, foi magistrado e professor liceal. Foi também autor premiado, vindo a tornar-se especialista do cantar popular, com reconhecimento enquanto dedicado folclorista.  

Entre 1934 e 1983, publicou 29 livros de poesia (incluindo duas antologias) e três obras sobre danças e cantares populares (principalmente do Noroeste de Portugal). Alguns dos seus poemas foram adaptados para fados cantados por Amália Rodrigues. Foi um apaixonado por Viana do Castelo e eternizou “Havemos de ir a Viana” e “A Minha Terra é Viana”, entre muito mais. 

Recorde-se que, recentemente, o projeto de reabilitação do Mosteiro de São João de Cabanas, que pertenceu à família de Pedro Homem de Mello, recebeu uma Menção Honrosa no European Architecture Prize Philippe Rotthier 2024.

O projeto estará patente numa exposição em Bruxelas (26 de outubro a 10 de novembro) e Bruges (7 de setembro a 4 de novembro), numa mostra que integrará a publicação com todos os trabalhos premiados e nomeados para o prémio. Entre os cerca de 200 projetos candidatos, o projeto de reabilitação do Mosteiro de Cabanas foi o único português entre os laureados. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 20 Dezembro, 2025

Seis homens detidos e colocados em prisão preventiva por furtos em lares e juntas de freguesia

O Tribunal do Porto aplicou prisão preventiva a seis homens suspeitos de envolvimento em dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia nos distritos do Norte e Centro do país, anunciou a GNR.

Regional 19 Dezembro, 2025

Obras na Ponte Eiffel de Viana do Castelo arrancam em janeiro

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.

Regional 19 Dezembro, 2025

Ponte de Lima mantém benefícios fiscais para 2026 e aposta em famílias e empresas

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.

Regional 19 Dezembro, 2025

Viana do Castelo lança 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”

O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.

Internacional 19 Dezembro, 2025

Portugal e Brasil simplificam reconhecimento de cartas de condução

O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.

Nacional 19 Dezembro, 2025

PJ detém três jovens por roubo agravado e sequestro em Viana do Castelo

A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.

Música 19 Dezembro, 2025

Jarojupe atuam hoje em concerto acústico integrado na animação de Natal de Viana do Castelo

A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.