Surgiu em 2011 no âmbito de Viana do Castelo – Capital da Cultura do Eixo Atlântico, o Encontro de Teatro Popular do Noroeste Peninsular tendo tido vários formatos e dimensões. O "Eixpressões" assinala este ano a sua 10ª edição.
No dia 8 de julho, o teatro popular volta ao Largo das Neves com o projeto cultural da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do Núcleo Promotor do Auto da Floripes que tem o propósito de valorizar, preservar e promover o teatro popular procurando, de igual forma, reforçar o intercâmbio cultural no noroeste peninsular e afirmar Viana do Castelo e o Auto da Floripes como dinamizadores do teatro popular ibérico.
Nesta edição, o cartaz destaca o Auto da Floripes, uma vez que este se afirma como palco e motor do “Eixpressões”, e apresenta um programa que privilegia manifestações locais, como é o caso do Auto de S. António (Portela Susã, Viana do Castelo), Marchas Populares de S. João (Subportela, Viana do Castelo) e Arautos de S. João (Tregosa, Barcelos).
O programa é diversificado e conjuga a cultura com a animação e diversão.
De destacar a participação do Cante Alentejano – Património Imaterial da Humanidade.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.
O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.