A 10ª edição de "Viana está na moda", da estilista vianense Isabel Lima, vai contar, este ano, com dois momentos, em pleno coração de Viana: um desfile de rua e um desfile de passarela. O evento acontece este sábado, 12 de agosto, pelas 21h30.
Segundo a estilista vianense, o desfile de rua vai contar com cerca de 200 modelos e procurará colocar em destaque as nove edições anteriores do evento. “O desfile terá inicio junto do Largo da Estação Ferroviária, descerá a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, seguindo pela Rua da Picota, em direção à Praça da República, para culminar, junto ao emblemático Museu do Traje e do Ouro, para a realização do desfile de passarela”, explicou, realçando que o desfile integrará ainda elementos femininos “de todas as freguesias”.
No que toca à escolha do Museu do Traje e do Ouro para a realização do desfile de passarela, Isabel Lima disse que o local foi escolhido a pensar no enquadramento e no cenário. “Além de ampliar a compreensão do fazer artístico e cultural, a coleção vai fortalecer o vínculo entre o Museu do Traje e a moda, conduzindo o espetador a uma viagem no tempo, pelos processos criativos, saberes e técnicas artesanais”, confidenciou.
“Pelas portas abertas do Museu do Traje e do Ouro, sairão mais de cinquenta modelos, evidenciando uma ação ligada ao acervo do Museu, que a todos vai surpreender”, completou a estilista.
Isabel Lima reforçou também que a décima edição procurará privilegiar “uma narrativa expressiva, pautada por memórias afetivas sólidas, que ligam tradição e contemporaneidade, numa homenagem às práticas, que marcam a cultura do povo de Viana do Castelo”.
O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Fotos: Sergio Antunes Fotografia
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.