A 10ª edição de "Viana está na moda", da estilista vianense Isabel Lima, vai contar, este ano, com dois momentos, em pleno coração de Viana: um desfile de rua e um desfile de passarela. O evento acontece este sábado, 12 de agosto, pelas 21h30.
Segundo a estilista vianense, o desfile de rua vai contar com cerca de 200 modelos e procurará colocar em destaque as nove edições anteriores do evento. “O desfile terá inicio junto do Largo da Estação Ferroviária, descerá a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, seguindo pela Rua da Picota, em direção à Praça da República, para culminar, junto ao emblemático Museu do Traje e do Ouro, para a realização do desfile de passarela”, explicou, realçando que o desfile integrará ainda elementos femininos “de todas as freguesias”.
No que toca à escolha do Museu do Traje e do Ouro para a realização do desfile de passarela, Isabel Lima disse que o local foi escolhido a pensar no enquadramento e no cenário. “Além de ampliar a compreensão do fazer artístico e cultural, a coleção vai fortalecer o vínculo entre o Museu do Traje e a moda, conduzindo o espetador a uma viagem no tempo, pelos processos criativos, saberes e técnicas artesanais”, confidenciou.
“Pelas portas abertas do Museu do Traje e do Ouro, sairão mais de cinquenta modelos, evidenciando uma ação ligada ao acervo do Museu, que a todos vai surpreender”, completou a estilista.
Isabel Lima reforçou também que a décima edição procurará privilegiar “uma narrativa expressiva, pautada por memórias afetivas sólidas, que ligam tradição e contemporaneidade, numa homenagem às práticas, que marcam a cultura do povo de Viana do Castelo”.
O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Fotos: Sergio Antunes Fotografia
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.