A 10ª edição de "Viana está na moda", da estilista vianense Isabel Lima, vai contar, este ano, com dois momentos, em pleno coração de Viana: um desfile de rua e um desfile de passarela. O evento acontece este sábado, 12 de agosto, pelas 21h30.
Segundo a estilista vianense, o desfile de rua vai contar com cerca de 200 modelos e procurará colocar em destaque as nove edições anteriores do evento. “O desfile terá inicio junto do Largo da Estação Ferroviária, descerá a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, seguindo pela Rua da Picota, em direção à Praça da República, para culminar, junto ao emblemático Museu do Traje e do Ouro, para a realização do desfile de passarela”, explicou, realçando que o desfile integrará ainda elementos femininos “de todas as freguesias”.
No que toca à escolha do Museu do Traje e do Ouro para a realização do desfile de passarela, Isabel Lima disse que o local foi escolhido a pensar no enquadramento e no cenário. “Além de ampliar a compreensão do fazer artístico e cultural, a coleção vai fortalecer o vínculo entre o Museu do Traje e a moda, conduzindo o espetador a uma viagem no tempo, pelos processos criativos, saberes e técnicas artesanais”, confidenciou.
“Pelas portas abertas do Museu do Traje e do Ouro, sairão mais de cinquenta modelos, evidenciando uma ação ligada ao acervo do Museu, que a todos vai surpreender”, completou a estilista.
Isabel Lima reforçou também que a décima edição procurará privilegiar “uma narrativa expressiva, pautada por memórias afetivas sólidas, que ligam tradição e contemporaneidade, numa homenagem às práticas, que marcam a cultura do povo de Viana do Castelo”.
O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Fotos: Sergio Antunes Fotografia
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.
No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.