O Grupo Etnofolclórico "RENASCER" de Areosa, cumpre no dia 1 de dezembro de 2022 o seu 10º aniversário. Neste ano especial de retoma da atividade pós-pandemia, este grupo decidiu marcar de uma forma especial o 10º ano a longo prazo. A direção, cumprindo o desiderato estabelecido aquando o 9º aniversário, comemorado em situação condicionada, devido às restrições que ainda se mantinham, apresentou aos componentes e alguns amigos, a programação prevista para o 10º ano de existência, à qual se davam forma as atividades de música, canto, dança, colóquios e exposições.
Em janeiro, cumprindo a tradição de Janeiras, que temos vindo a manter de ano para ano, e não podendo tocar de porta em porta, como habitualmente, fomos de porta em porta deixar na casa das pessoas com um panfleto significativo dos nossos votos de um feliz ano.
No mês de abril, realizou-se um colóquio, com uma abordagem sobre o futuro do folclore, em virtude da situação pandémica vivida, o qual denominamos FOLKLORE 2.0. Este colóquio teve como convidados para o Primeiro Painel – Presente e Futuro dos Festivais Internacionais, representando o CIOFF Portugal, Paulo Marques, também representante do FOLK Cantanhede, para o Segundo Painel – Presente e Futuro dos Grupos Folclóricos em Portugal, representando a Federação do Folclore Português, Dr. Daniel Café e para o Terceiro Painel – Presente e Futuro do Folclore em Viana do Castelo, na representação da Vianafestas, Dr. Paulo Carrança. De forma a familiarizarmos mais ainda o colóquio, concluímos esta tarde informativa com a Mesa Redonda – Dificuldades em Pandemia e Futuro, na qual reunimos amigos de alguns Grupos Folclóricas, nomeadamente o já mencionado Paulo Marques do Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede, do Grupo de Danças e Cantares de Perre – Manuel Arieira, do Grupo Folclórico de Viana – Francisco Vieira, e do Grupo Etnofolclórico “RENASCER” de Areosa – Flávia Cunha, bem como da representante do Festival de Folclore Internacional do Alto Minho – Maria José Xavier.
Em junho, o canto foi a área desenvolvida, ao qual se juntou o Professor Vitor Lima, para fortalecer esta componente artística, realizando uma aula de canto para os componentes e convidados do grupo, a qual foi muito bem recebida por todos, tendo ficado o desejo para outras de continuação no futuro.
No mês de setembro, dedicamo-nos à dança e à música ao longo de um dia inteiro, com a presença de profissionais do vídeo e da fotografia, no qual tocamos, cantamos e dançamos, e do qual resultou o trabalho base da exposição com inauguração marcada para o dia 1 de dezembro, data de comemoração do 10º aniversário.
A exposição “10 anos de Renascer de Areosa”, estará patente no Salão Ernesto Botelho da Sociedade de Instrução e Recreio Social Areosense, entre o dia 1 de Dezembro, com abertura marcada para as 10.00h, e o dia 14 do mesmo mês. Esta exposição, é o resultado do trabalho dos fotógrafos José Maria Barroso e Regina Lamoroux Barroso, e do videógrafo Diogo Vale, que se juntaram ao Renascer de Areosa neste ano especial. Fica um agradecimento enorme, em nome do Grupo Etnofolclórico “RENASCER” de Areosa, aos profissionais da fotografia e vídeo, à SIRSA, no nome do seu Presidente da Direção Ernesto Botelho pela cedência dos espaços de ensaios e para a realização da exposição, e a todos os que partilharam do êxito do 10º ano – componentes, amigos e colaboradores.
Aqui fica o convite a todos para visitar a exposição 10 anos de Renascer de Areosa, no salão Ernesto Botelho da ala sul da SIRSA em Areosa.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.