O Dia do Trabalhador é comemorado esta quinta-feira, 01 de maio, em todo o país com as centrais sindicais a promoverem manifestações e iniciativas pela valorização dos trabalhadores. Em Viana do Castelo as comemorações, iniciam-se às 09h30 com uma manhã infantil, no Jardim Marginal, com provas de atletismo e atividades lúdicas.
Uma hora depois, (10h30) acontece uma romagem ao cemitério da cidade, seguida de uma sessão solene, promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos.
Às 14h30, com concentração no Largo da Estação, realiza-se um desfile até à Praça da República, onde estão previstas algumas intervenções.
Após o desfile, às 15h30, atuam na Praça da Republica, o Grupo de Danças e Cantares da Casa do Povo de Vila Nova Anha, Grupo Etnográfico de Areosa e Escola de Música da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima – Cavaquinhos.
Para as 18h00, está marcado o concerto dos Xornas no Teatro Municipal Sá de Miranda.
O Dia do Trabalhador é celebrado anualmente a 1º de maio, sendo feriado em Portugal e em vários países da Europa. Não é um feriado mundial, embora seja cumprido em vários países do mundo.
A data remonta ao dia 1º de Maio de 1886, nos EUA, quando mais de 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, numa manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada de trabalho para oito horas.
Em consequência, a polícia tentou dispersar a manifestação, ferindo e matando dezenas de operários.
A 5 de maio de 1886 os operários regressaram às ruas e registaram-se novamente feridos, com manifestantes a serem presos. A opinião pública repudiou a ação da polícia e do Governo, assim como das entidades patronais.
Em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores.
Já em 1890, os trabalhadores americanos viram a jornada de trabalho diária ser reduzida para oito horas. Nos Estados Unidos o Dia do Trabalhador celebra-se na primeira segunda-feira de setembro.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.