Viana do Castelo é, pela segunda vez, a cidade escolhida para receber o L’Étape Portugal by Tour de France, evento desportivo que conta com um programa recheado de aliciantes para receber os atletas e visitantes que, entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro, queiram viver a atmosfera do maior evento de ciclismo do mundo, este ano com novos percursos e paisagens. Para os três percursos principais,previstos para este domingo, estão inscritos cerca de 1.000 atletas de 27 países, sendo 20% são estrangeiros.
O Vereador do Desporto da Câmara Municipal do Viana do Castelo, Ricardo Rego, assegurou que o L’Étape Portugal é já “uma aposta ganha e uma aposta para o futuro”, considerando que o desporto outdoor é uma prioridade para o Município
vianense e que permite “potenciar Viana do Castelo no estrangeiro”.
Antoine Quiers, representante da A.S.O. – Amaury Sports Organisation, indicou que o objetivo desta prova é “ultrapassar a barreira geográfica e permitir aos ciclistas e aos adeptos dos outros países sentir a Tour de France”. “No L’Étape, os ciclistas participam nas mesmas condições que os atletas profissionais, sendo que esta prova é uma mistura do Tour de France com as condições únicas de cada país”, afirmou, defendendo que Viana do Castelo é o “cenário perfeito” para esta prova de ciclismo.
Já António Queirós, da Podium Events, garantiu que este é um evento internacional “que fará a promoção de Viana do Castelo e do Alto Minho”, explicando que, no ano passado, o L’Étape Portugal reuniu atletas de 12 países e que, este ano, serão 27 países representados no evento, entre Estados Unidos da América, Brasil e Malásia e muitos outros. Miguel Ganchinho, diretor da prova, explicou que, para esta segunda edição, os percursos foram renovados e passam por quatro concelhos, entre Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura, destacando a “vista brutal” da Serra d’Arga.
Através de uma parceria entre a Podium Events e a A.S.O. – Amaury Sports Organisation, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o evento de ciclismo para amadores com a chancela oficial do Tour de France realiza-se em Portugal pela segunda vez, após uma muito bem-sucedida estreia o ano passado.
Esta sexta-feira, às 17h00, acontece a abertura da L’Étape Portugal Village, Museu do Tour e France e L’Étape Portugal Expo, no Centro Cultural de Viana do Castelo, que estarão disponíveis até às 20h00. Sábado, 30 de setembro, as exposições
e mostras estão disponíveis das 10h00 às 20h00.
Para as 16h00 de sábado, está agendada a partida para a L’Étape Portugal Family Ride. Este é um evento para as famílias e para os mais novos, de participação gratuita, sendo que a inscrição acontece no secretariado instalado no Centro Cultural.
Domingo, a partida contará com animação variada e os três percursos iniciam pelas 9h00, para distâncias de 147 km, 103 km e 51 km. Antes, a partir das 7h30, haverá animação na zona de partida. Das 10h30 às 15h45 será promovida animação na meta, no topo do monte de Santa Luzia, com a chegada dos participantes a acontecer entre as 10h30 e as 16h15. Já a cerimónia de entrega de prémios acontece pelas 15h00.
O L’Etape Portugal é um desafio desportivo exclusivo que levará os participantes à descoberta das espetaculares estradas e paisagens do Alto Minho, com a cidade de Viana do Castelo como anfitriã deste grande evento. Esta promete ser uma experiência única para qualquer ciclista amador, ao participar numa prova aberta a todos os amantes de ciclismo, enquadrada pela atmosfera mágica do Tour de France.
Desde 1993, o L’Étape du Tour oferece aos ciclistas amadores e entusiastas do ciclismo a oportunidade de vivenciar um evento com toda a atmosfera do Tour de France. Procurando levar a magia deste evento a todos os ciclistas que em todo o mundo vibram com a lenda do Tour de France, a A.S.O. criou o circuito de provas L’Etape by Tour de France, conciliando este desafio desportivo único com a descoberta de alguns dos mais belos cenários nos cinco continentes. Em Portugal, pelo segundo ano consecutivo, Viana do Castelo é a cidade que acolhe esta prova.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez avançou com a “Requalificação da Casa do Guarda, anexos e pavilhão multiusos no Monte Nossa Senhora do Castelo”. A assinatura do auto de consignação feita com a empresa Amorim & Coroas, Lda., que irá executar esta obra, pelo valor de 300 mil euros.
A empresa irlandesa Gazelle Wind Power pretende criar, nos próximos anos, cerca de 30 postos de trabalho em Viana do Castelo. A Vereadora do Ambiente, Fabíola Oliveira, marcou esta quarta-feira presença na apresentação dos escritórios da Gazelle Wind Power, no edifício da APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo. A empresa irlandesa está na vanguarda da tecnologia de energia eólica offshore flutuante e está a promover um investimento de 40 milhões de euros, em Portugal.
No âmbito das comemorações do seu 15.º aniversário, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) lança a ação “De Volta à Escola”, que beneficiará cerca de 6 mil alunos da região. Esta ação inovadora consiste na oferta de um lápis infinito aos estudantes do 4.º, 6.º e 9.º anos dos agrupamentos de escolas do Alto Minho, promovendo práticas sustentáveis e uma maior consciência ambiental entre as crianças e jovens.
Já foi publicado e está em vigor o novo ACEP - Acordo Coletivo de Empregador Público, resultante de uma ampla negociação entre o Município de Caminha e quatro estruturas sindicais. Abrange todos os trabalhadores municipais em regime de contrato de trabalho em funções públicas, sejam ou não sindicalizados. Traduz-se em mais e melhores direitos para os trabalhadores, sendo mesmo considerado por alguns sindicatos como um dos melhores do país e um potencial exemplo para outros acordos que venham a ser negociados.
A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) está a promover a campanha de consciencialização intitulada "Há saltos que podem mudar a tua vida!". Esta iniciativa tem como objetivo alertar os portugueses, principalmente os mais jovens, para as consequências de mergulhos mal calculados tanto nas piscinas como nas praias.
Este sábado, dia 14 de setembro, A REFOOD Cerveira promove o primeiro Sunset contra o desperdício alimentar sob o mote “ajuda sobre rodas” que visa angariação de fundos para a aquisição de uma carrinha para recolha de alimentos. Os DJs Markend, Francisco Peixoto, Pedro Pagodes e Diego Morales estão confirmados para animar o final de tarde de sábado.
A um dia do arranque do ano letivo, as escolas ainda procuram professores para mais de dois mil horários que continuam vazios, a maioria anuais, deixando cerca de 117 mil alunos sem aulas a, pelo menos, uma disciplina.