Logo
Desporto

1.000 inscritos para prova que marca regresso do L’Étape Portugal by Tour de France a Viana do Castelo

29 Setembro, 2023 | 15:24
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

Viana do Castelo é, pela segunda vez, a cidade escolhida para receber o L’Étape Portugal by Tour de France, evento desportivo que conta com um programa recheado de aliciantes para receber os atletas e visitantes que, entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro, queiram viver a atmosfera do maior evento de ciclismo do mundo, este ano com novos percursos e paisagens. Para os três percursos principais,previstos para este domingo, estão inscritos cerca de 1.000 atletas de 27 países, sendo 20% são estrangeiros.

O Vereador do Desporto da Câmara Municipal do Viana do Castelo, Ricardo Rego, assegurou que o L’Étape Portugal é já “uma aposta ganha e uma aposta para o futuro”, considerando que o desporto outdoor é uma prioridade para o Município
vianense e que permite “potenciar Viana do Castelo no estrangeiro”.

Antoine Quiers, representante da A.S.O. – Amaury Sports Organisation, indicou que o objetivo desta prova é “ultrapassar a barreira geográfica e permitir aos ciclistas e aos adeptos dos outros países sentir a Tour de France”. “No L’Étape, os ciclistas participam nas mesmas condições que os atletas profissionais, sendo que esta prova é uma mistura do Tour de France com as condições únicas de cada país”, afirmou, defendendo que Viana do Castelo é o “cenário perfeito” para esta prova de ciclismo.

Já António Queirós, da Podium Events, garantiu que este é um evento internacional “que fará a promoção de Viana do Castelo e do Alto Minho”, explicando que, no ano passado, o L’Étape Portugal reuniu atletas de 12 países e que, este ano, serão 27 países representados no evento, entre Estados Unidos da América, Brasil e Malásia e muitos outros. Miguel Ganchinho, diretor da prova, explicou que, para esta segunda edição, os percursos foram renovados e passam por quatro concelhos, entre Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura, destacando a “vista brutal” da Serra d’Arga.

 

Através de uma parceria entre a Podium Events e a A.S.O. – Amaury Sports Organisation, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o evento de ciclismo para amadores com a chancela oficial do Tour de France realiza-se em Portugal pela segunda vez, após uma muito bem-sucedida estreia o ano passado.

Esta sexta-feira, às 17h00, acontece a abertura da L’Étape Portugal Village, Museu do Tour e France e L’Étape Portugal Expo, no Centro Cultural de Viana do Castelo, que estarão disponíveis até às 20h00. Sábado, 30 de setembro, as exposições
e mostras estão disponíveis das 10h00 às 20h00.

Para as 16h00 de sábado, está agendada a partida para a L’Étape Portugal Family Ride. Este é um evento para as famílias e para os mais novos, de participação gratuita, sendo que a inscrição acontece no secretariado instalado no Centro Cultural.

Domingo, a partida contará com animação variada e os três percursos iniciam pelas 9h00, para distâncias de 147 km, 103 km e 51 km. Antes, a partir das 7h30, haverá animação na zona de partida. Das 10h30 às 15h45 será promovida animação na meta, no topo do monte de Santa Luzia, com a chegada dos participantes a acontecer entre as 10h30 e as 16h15. Já a cerimónia de entrega de prémios acontece pelas 15h00.

O L’Etape Portugal é um desafio desportivo exclusivo que levará os participantes à descoberta das espetaculares estradas e paisagens do Alto Minho, com a cidade de Viana do Castelo como anfitriã deste grande evento. Esta promete ser uma experiência única para qualquer ciclista amador, ao participar numa prova aberta a todos os amantes de ciclismo, enquadrada pela atmosfera mágica do Tour de France.

Desde 1993, o L’Étape du Tour oferece aos ciclistas amadores e entusiastas do ciclismo a oportunidade de vivenciar um evento com toda a atmosfera do Tour de France.  Procurando levar a magia deste evento a todos os ciclistas que em todo o mundo vibram com a lenda do Tour de France, a A.S.O. criou o circuito de provas L’Etape by Tour de France, conciliando este desafio desportivo único com a descoberta de alguns dos mais belos cenários nos cinco continentes. Em Portugal, pelo segundo ano consecutivo, Viana do Castelo é a cidade que acolhe esta prova.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 20 Abril, 2024

Juventude Viana perde na Póvoa de Varzim

A Juventude Viana perdeu (3-2), este sábado na Póvoa de Varzim, em jogo da 22ª jornada do campeonato nacional da 2ª divisão de hóquei em patins. A equipa vianense mantém o 2º lugar da classificação, mas agora com o Clube Desportivo da Póvoa apenas a um ponto.

Desporto 20 Abril, 2024

Rui Pedro Silva recandidata-se à liderança do Sport Clube Vianense

Rui Pedro Silva vai recandidatar-se à liderança do Sport Clube Vianense, nas eleições marcadas para o próximo dia 24 de maio de 2024. O anúncio foi feito na última Assembleia Geral do clube e confirmado à Viana TV,

Regional 20 Abril, 2024

Câmara de Valença com 300 mil euros positivos e execução de 20,5 ME de receita em 2023

A Câmara de Valença terminou 2023 com um resultado líquido positivo próximo dos 300 mil euros e “a maior execução da receita de sempre, no valor de 20,5 milhões de euros”, revelou a autarquia.

Regional 20 Abril, 2024

Viana do Castelo entre os distritos com menor registo de incumprimentos na limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 20 Abril, 2024

Voleibol Clube de Viana eliminado da Taça Federação

O Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0), esta sexta-feira nos Açores frente à Fonte do Bastardo, o segundo jogo das meias finais da Taça Federação. A equipa vianense que já tinha perdido (1-3) o primeiro jogo em Viana do Castelo acabou eliminada da competição.

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.