Viana do Castelo é, pela segunda vez, a cidade escolhida para receber o L’Étape Portugal by Tour de France, evento desportivo que conta com um programa recheado de aliciantes para receber os atletas e visitantes que, entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro, queiram viver a atmosfera do maior evento de ciclismo do mundo, este ano com novos percursos e paisagens. Para os três percursos principais,previstos para este domingo, estão inscritos cerca de 1.000 atletas de 27 países, sendo 20% são estrangeiros.
O Vereador do Desporto da Câmara Municipal do Viana do Castelo, Ricardo Rego, assegurou que o L’Étape Portugal é já “uma aposta ganha e uma aposta para o futuro”, considerando que o desporto outdoor é uma prioridade para o Município
vianense e que permite “potenciar Viana do Castelo no estrangeiro”.
Antoine Quiers, representante da A.S.O. – Amaury Sports Organisation, indicou que o objetivo desta prova é “ultrapassar a barreira geográfica e permitir aos ciclistas e aos adeptos dos outros países sentir a Tour de France”. “No L’Étape, os ciclistas participam nas mesmas condições que os atletas profissionais, sendo que esta prova é uma mistura do Tour de France com as condições únicas de cada país”, afirmou, defendendo que Viana do Castelo é o “cenário perfeito” para esta prova de ciclismo.
Já António Queirós, da Podium Events, garantiu que este é um evento internacional “que fará a promoção de Viana do Castelo e do Alto Minho”, explicando que, no ano passado, o L’Étape Portugal reuniu atletas de 12 países e que, este ano, serão 27 países representados no evento, entre Estados Unidos da América, Brasil e Malásia e muitos outros. Miguel Ganchinho, diretor da prova, explicou que, para esta segunda edição, os percursos foram renovados e passam por quatro concelhos, entre Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura, destacando a “vista brutal” da Serra d’Arga.
Através de uma parceria entre a Podium Events e a A.S.O. – Amaury Sports Organisation, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o evento de ciclismo para amadores com a chancela oficial do Tour de France realiza-se em Portugal pela segunda vez, após uma muito bem-sucedida estreia o ano passado.
Esta sexta-feira, às 17h00, acontece a abertura da L’Étape Portugal Village, Museu do Tour e France e L’Étape Portugal Expo, no Centro Cultural de Viana do Castelo, que estarão disponíveis até às 20h00. Sábado, 30 de setembro, as exposições
e mostras estão disponíveis das 10h00 às 20h00.
Para as 16h00 de sábado, está agendada a partida para a L’Étape Portugal Family Ride. Este é um evento para as famílias e para os mais novos, de participação gratuita, sendo que a inscrição acontece no secretariado instalado no Centro Cultural.
Domingo, a partida contará com animação variada e os três percursos iniciam pelas 9h00, para distâncias de 147 km, 103 km e 51 km. Antes, a partir das 7h30, haverá animação na zona de partida. Das 10h30 às 15h45 será promovida animação na meta, no topo do monte de Santa Luzia, com a chegada dos participantes a acontecer entre as 10h30 e as 16h15. Já a cerimónia de entrega de prémios acontece pelas 15h00.
O L’Etape Portugal é um desafio desportivo exclusivo que levará os participantes à descoberta das espetaculares estradas e paisagens do Alto Minho, com a cidade de Viana do Castelo como anfitriã deste grande evento. Esta promete ser uma experiência única para qualquer ciclista amador, ao participar numa prova aberta a todos os amantes de ciclismo, enquadrada pela atmosfera mágica do Tour de France.
Desde 1993, o L’Étape du Tour oferece aos ciclistas amadores e entusiastas do ciclismo a oportunidade de vivenciar um evento com toda a atmosfera do Tour de France. Procurando levar a magia deste evento a todos os ciclistas que em todo o mundo vibram com a lenda do Tour de France, a A.S.O. criou o circuito de provas L’Etape by Tour de France, conciliando este desafio desportivo único com a descoberta de alguns dos mais belos cenários nos cinco continentes. Em Portugal, pelo segundo ano consecutivo, Viana do Castelo é a cidade que acolhe esta prova.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo vai transmitir os jogos dos campeonatos distritais da 1.ª e 2.ª divisão em streaming, já a partir da próxima época desportiva. O anuncio foi feito em conferência de imprensa, realizada na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.
O documentário do projeto MUSAE, coordenado por docentes e investigadores do Politécnico de Viana do Castelo, venceu o Prémio do Júri na categoria de Melhor Curta-Metragem Documental no Tokyo Short Fest, um dos mais prestigiados festivais internacionais de cinema independente no Japão.
Os cinco municípios envolvidos no projeto cultural Comédias do Minho assinaram novos contratos-programa para um apoio anual global de 150 mil euros, para enfrentar “a perda do principal mecenas” no fim de 2024.
No âmbito das comemorações do “Mês do Coração”, que se assinala durante o mês de maio, a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) divulga os resultados do estudo “Os portugueses e os fatores de risco”, realizado pela GfK Metris em abril de 2025.
O Auditório Municipal Ramos Pereira, em Vila Praia de Âncora, acolheu a Assembleia Municipal Jovem Caminha, que reuniu jovens do 2º e 3º Ciclos e do Ensino Secundário. Foi uma iniciativa da Assembleia Municipal de Caminha, com o apoio do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha e da ETAP Escola Profissional.
As comunidades intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Alto Tâmega e Barroso, juntamente com a Diputación Provincial de Ourense (Galiza/Espanha), deram em Ourense, mais um passo importante na formalização da criação do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Raia Seca e Gerês-Xurés, através da assinatura do respetivo convénio de cooperação territorial europeia.
Depois do sucesso das duas primeiras edições, que contaram, cada uma, com a participação de mais de 10.000 crianças e jovens, a UNICEF Portugal lança a terceira edição do "Tenho Voto na Matéria".